Embaixadores e ministros elogiam a estrutura do Centro Universitário e reconhecem a qualidade do ensino oferecido pela instituição.
O Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e o Instituto Daniel Franco de Uberaba (IDF), realizaram, de 16 a 19 de setembro, no câmpus do Unipam, a Africa Week (Semana da África). O objetivo é estreitar o relacionamento da instituição com representantes de doze países africanos, como parte do processo de internacionalização do Unipam, para que, juntos, possam identificar potencialidades futuras de cooperação, por meio do intercâmbio de estudantes, transferência de conhecimento e oferta de cursos de graduação e pós-graduação.
Conforme informou o presidente do IDF, Daniel Franco, o Unipam foi escolhido entre várias instituições de ensino superior brasileiras, por sua excelência no ensino e por seu compromisso com o desenvolvimento humano, local e regional, que o levaram a se tornar um dos mais importantes centros universitários do Brasil.
A Semana da África foi aberta na segunda-feira, (16/09), às 19 horas, quando o mestre em Direitos Humanos e Democratização, Ricardo Amaro Rodrigues, ministrou uma palestra sobre o tema “Desvelando Fragmentos da África”. Em seguida, houve uma exposição de banners sobre os países africanos, desenvolvida pelos alunos do curso de História.
Na terça-feira (17/09), houve mesa-redonda abordando o tema “África na Literatura”, com participação dos professores Luiz André Nepomuceno, Moacir Manoel Felisbino e Rejane Melo. A mediação do debate ficou por conta da coordenadora do curso de Letras, professora Mônica Sôares de Araújo Guimarães.
Na quarta-feira (18/09), ocorreu outra palestra com o tema “O Papel das Comunicações no Desenvolvimento Socioeconômico da África”, ministrada pelo professor Arthur Willian Soares Alves.
A quinta-feira (19/09) foi um dia intenso. No final da manhã, no Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEAno), houve a recepção às comitivas diplomáticas dos seguintes países:
Angola, Botsuana, Costa do Marfim, Malawi, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, Senegal, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue. Em seguida, também no OCEAno, ocorreu uma apresentação sobre a parceria do Unipam com o IDF. Posteriormente, as comitivas visitaram os Laboratórios de Fisiologia Vegetal, de Sementes, de Solos e de Genética (Controle e Melhoramento de Plantas). Finalizando as visitas técnicas, estiveram também no câmpus Agrícola e no Centro Clínico Veterinário (CCV).
No início da noite, os embaixadores de Botsuana, Costa do Marfim, Malawi, Senegal, Moçambique e Zâmbia, ministraram palestras para os alunos do Unipam.
Finalmente, às 20 horas, os visitantes foram conduzidos ao Centro de Convenções e Eventos (CCE), onde tiveram uma recepção calorosa, com divulgação do nome de cada um, entrada com bandeiras dos doze países, assinatura dos quatro primeiros protocolos entre o Unipam e os embaixadores de Zâmbia, Malawi, Quênia e Tanzânia. Como parte do protocolo oficial, a Câmara Municipal de Patos de Minas, representada pelo vereador David Antônio Sanches – David Balla, homenageou o Doutor Daniel Franco, presidente do Instituto Daniel Franco, com a entrega de uma Moção de Aplausos, em reconhecimento pela parceria com o Unipam e a realização do importante trabalho de pesquisa, que resultou na escolha da instituição patense pelos países africanos.
Em seguida, a Orquestra Filarmônica da USP de Ribeirão Preto apresentou um magnífico concerto, com peças de compositores nacionais e internacionais. Mais de mil pessoas compareceram ao Centro de Convenções e Eventos do Unipam.
Na avaliação, tanto dos diretores da Fepam/Unipam quanto da direção do Instituto Daniel Franco e dos embaixadores dos doze países africanos, o encontro consolidou a parceria. Os demais protocolos serão assinados após algumas formalidades já previstas, e o intercâmbio de estudantes começará a funcionar no início do próximo ano. Para o reitor do Unipam, professor Milton Roberto de Castro Teixeira, “agora podemos afirmar que a nossa instituição está efetivamente internacionalizada, e isso é um ganho enorme para o Unipam e para os nossos alunos”.
O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves também reconhece a relevância desse intercâmbio, quando afirma que “se é importante para o Unipam, é de um significado ímpar para a nossa cidade, que, agora, passa a ser muito mais conhecida e valorizada por esses países e outros continentes”.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.