Ferramentas de acessibilidade

Câmara Municipal outorga a Medalha de Mérito da Consciência Negra “Antônio Basílio Leal – Tonho do Prego”

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, o Legislativo patense condecorou 16 pessoas da etnia negra que se destacam, no município de Patos de Minas, em atividades socioeconômicas e/ou no envolvimento em atividades educacionais, culturais, esportivas, sociais e políticas.

 

A Câmara Municipal de Patos de Minas celebrou o Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, 20 de novembro, com a entrega da Medalha de Mérito da Consciência Negra “Antônio Basílio Leal – Tonho do Prego” a 16 pessoas da etnia negra que se destacam em atividades socioeconômicas e/ou no envolvimento em atividades educacionais, culturais, esportivas, sociais e políticas.

A entrega da medalha foi realizada na noite de terça-feira, dia 19 de novembro, durante sessão especial no Legislativo patense, ocasião em que o plenário foi pequeno para tantos agraciados, familiares, amigos, autoridades e imprensa que prestigiaram o evento. Este ano de 2019 é o primeiro de entrega dessa homenagem, outorgada no terceiro ano da legislatura e prevista na Resolução n.º 292, de 4 de agosto de 2017, originada de projeto de resolução de autoria do vereador Walter Geraldo de Araújo – Waltinho da Polícia Civil.

Na ocasião, também foi entregue a Medalha de Mérito de Destaque Rural “Dr. Moacir Viana de Novaes” ao senhor Antônio Borges de Arvelos - pelo destaque na área de produção ou de liderança comunitária – uma vez que o agraciado não pôde comparecer no dia da respectiva honraria.

De acordo com o autor da homenagem da Consciência Negra, a denominação da medalha de Antônio Basílio Leal – Tonho do Prego se justifica considerando que “a população de Patos de Minas deve muito a esse saudoso cidadão, vereador e presidente da Câmara Municipal em 1980/1981, líder estudantil, além de músico excepcional, que tanto contribuiu para a cultura, a política e a formação de muitos jovens de nossa cidade”.

O presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, vereador Vicente de Paula Sousa, além de ressaltar a importância dos condecorados, reforçou o significado do Dia da Consciência Negra: “momento de reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil e no mundo, seja por meio da música, da política, da religião, da gastronomia, entre várias outras áreas que foram profundamente influenciadas pela população negra”.

A homenageada Eliane Alves Silva falou em nome dos demais agraciados e arrancou fortes aplausos da plateia. Em seu discurso, Eliane valorizou a contribuição histórica do negro no Brasil e no mundo, reverenciou os ancestrais, refletiu sobre a posição dos negros na sociedade e conclamou a todos a continuarem lutando contra o racismo. Como professora de educação infantil e anos iniciais, Eliane também contou sobre o projeto que desenvolve com crianças na luta contra o preconceito: “Eu quero ensinar aos meus alunos perceberem as pessoas negras do seu convívio como belas, inteligentes, sensíveis e altamente capazes de realizar o bem comum. E, sobretudo, que nós, somos ricos na diversidade!”.

A homenageada Eliane Alves Silva também saudou os demais agraciados e reforçou que, apesar de não os conhecerem, acredita que todos pertencem a um “quilombo” que os une, e que todos nutrem um objetivo em comum: “desconstruir a imagem negativa que se construiu da pessoa negra ao longo da história”. Ao final, Eliane assegurou: “O quilombo está montado, nós não vamos retroceder, enquanto houver racismo haverá resistência!”

Como representante do Legislativo Municipal, discursou o Vereador Waltinho da Polícia Civil. Criador da honraria, o parlamentar valorizou tanto os agraciados quanto o patrono da homenagem, Tonho do Prego, pela relevante contribuição para a sociedade patense. O vereador também abordou as conquistas históricas do negro e o Dia da Consciência Negra: “ocasião perfeita para nos dedicarmos à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade Brasileira”.

O vereador Waltinho reforçou, ainda, a necessidade da inserção de políticas públicas voltadas para a área e de mais engajamento do poder público, privado e sociedade civil em projetos que possam fortalecer e ampliar a defesa dos direitos da população negra. Para finalizar, o vereador Waltinho manifestou: Que possamos todos, nesta noite, ao ouvir todas as histórias e depoimentos, repensar a nossa postura de cidadão e no que temos colaborado para que todos possam ter realmente liberdade, dignidade e cidadania”.

O nome completo e o respectivo histórico de cada homenageado encontra-se anexo para conhecimento de todos.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto 1
foto 1 foto 1
foto 2
foto 2 foto 2
foto 3
foto 3 foto 3
foto 4
foto 4 foto 4
foto 5
foto 5 foto 5
foto 6
foto 6 foto 6
foto 7
foto 7 foto 7
foto 8
foto 8 foto 8
foto 9
foto 9 foto 9
foto 10
foto 10 foto 10
foto 11
foto 11 foto 11
foto 12
foto 12 foto 12
foto 13
foto 13 foto 13
foto 14
foto 14 foto 14
foto 15
foto 15 foto 15
foto 16
foto 16 foto 16
foto 17
foto 17 foto 17
foto 18
foto 18 foto 18
foto 19
foto 19 foto 19
foto 20
foto 20 foto 20
foto 21
foto 21 foto 21
foto 22
foto 22 foto 22
foto 23
foto 23 foto 23
foto 24
foto 24 foto 24
foto 25
foto 25 foto 25
foto 26
foto 26 foto 26
foto 27
foto 27 foto 27

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa