As reivindicações foram muitas, com demandas da cidade e da zona rural, mas Mauro Lima adiantou que a verba da Semop praticamente acabou.
Atendendo à convocação feita por meio do Requerimento nº 003/2019, de autoria do Presidente da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente – CUTTMA, vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior, o Secretário Municipal de Obras Públicas, Mauro Lima, compareceu ao Plenário da Câmara Municipal na tarde dessa terça-feira (26/11). A comissão é composta também pelos vereadores Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, Francisco Carlos Frechiani – Chico Frechiani e pelos suplentes João Batista Gonçalves – Cabo Batista e Nivaldo Tavares dos Santos.
Estavam presentes, na ocasião os vereadores Braz Paulo, Dava Mota, Edimê Erlinda de Lima Avelar, Isaías Martins de Oliveira, João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Lázaro Borges de Oliveira, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savássi, Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL, Nivaldo Tavares dos Santos, Otaviano Marques de Amorim, bem como o Secretário Municipal de Obras Públicas, Mauro de Lima Cunha, os Diretores de Execução de Obras Públicas, Maurídes Paulo Dutra Júnior e Mateus Madureira de Melo e o Diretor de Estradas e Obras de Artes, Kalil Samuel Karim Resende. Alguns bairros e localidades rurais, carentes de melhor atenção da Prefeitura, também se fizerem representar por moradores que puderam se manifestar de viva voz.
Infraestrutura geral do município, recapeamento das ruas da cidade, a situação atual das estradas rurais e orçamento da Secretaria Municipal de Obras Públicas, foram alguns dos temas abordados. Mauro Lima informou que o baixo orçamento, inclusive a retirada este ano de mais de 9 milhões de reais da verba destinada à sua secretaria, o impede de realizar grande parte do serviço programado para este final de ano, sobretudo as demandas de última hora. O titular da Secretaria de Obras Pública lembrou que participação cidadã é importante para ajudar a encaminhar algumas soluções. Sobre as carências da Semop, como o baixo orçamento, por exemplo, o vereador Mauri da JL classificou o caso como vergonhoso.
Na primeira participação, a cidadã Ana Cláudia, que é moradora do bairro Campos Elíseos, reivindicou maior infraestrutura no local, sinalização da entrada do bairro e faixa para pedestres e a instalação de uma linha de ônibus. Frente a esses questionamentos, foi informado pelo Secretário Municipal de Obras Públicas, que pelo fato do bairro ser novo, a implantação de alguns recursos é feita de forma gradativa.
Os vereadores Braz Paulo e Cabo Batista, responderam também, que foram feitas por eles, inúmeros requerimentos a Prefeitura a respeito desses questionamentos, mas, até agora, nada foi feito. Já a segunda manifestação, foi feita pelo cidadão Edson Dias, que representava a comunidade de potreiros.
Em sua participação, foi reivindicado a construção de nova ponte e defeito nas estradas e a solução de problemas em mata burros das comunidades rurais em geral. Frente ao esboço dessa situação, foi respondido pelo Diretor de Estradas e Obras de Artes que em alguns locais as pontes das vias foram restituídas, já em outras áreas, é recomendável que se aguarde a passagem do período chuvoso para a retomada das obras.