Ferramentas de acessibilidade

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara ocupa a tribuna para esclarecer falsas notícias divulgadas contra Patos de Minas

Isaías Martins relatou toda a sua insatisfação com os atos de pessoas que, segundo ele, não conhecem nada sobre Executivo e Legislativo e só querem atacar com mentiras os homens públicos investidos no cargo pelo voto legítimo do povo.

 

Iniciando seu pronunciamento como orador na reunião ordinária do dia 2 de julho, o vereador Isaías Martins de Oliveira citou a Comissão de Saúde Pública e Bem-estar Social (CSPBES), composta por ele, como presidente, as vereadoras Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, e os suplentes Braz Paulo de Oliveira Júnior e João Batista Gonçalves – Cabo Batista, para dizer que essa comissão tem trabalhado “infinitamente muito antes da pandemia da Covid-19”, mas que agora, “com a doença, todos apertaram o passo para atender a população do município, no sentido de conseguir atendimento de qualidade”. Entretanto, declarou que “sem a ajuda da comunidade, não vamos vencer essa Covid”.

Isaías falou das diversas reuniões realizadas com o deputado estadual Doutor Hely Tarquínio, para saber o que ele estava fazendo para ajudar o Município no caso da pandemia, e das conversas com a deputada estadual Greice Elias, pelo fato de que ela já vinha trabalhando para conseguir respiradores para Patos de Minas.

O vereador informou que, no dia passado, foram surpreendidos por um vídeo que circulou nas redes sociais, aparentemente gravado na porta da Cidade Administrativa de Belo Horizonte, na avaliação dele “maldoso, absurdo, uma fake new, mentira deslavada, descarada, de um pessoal que se intitula “nas ruas”, que, na verdade, deveria voltar para a escola: primeiro, para aprender o que é respeito, depois o que é Legislativo, Executivo e conhecer as atribuições de cada um dos poderes”. Isaías relatou que o vídeo trazia a fala de uma pessoa da cidade e de um deputado estadual, no qual acusavam as autoridades locais de não terem estruturado uma unidade hospitalar para receber 10 leitos de UTI ofertados pelo Estado, perdendo-os para a cidade de São Gotardo.

Para o vereador Isaías, “são pessoas caluniosas, muito mais interessadas em uma cadeira no Legislativo, mas sem dignidade, que querem ganhar espaço atacando a moral dos outros. Isso não é gente do bem, só que as pessoas de bem sabem disso, não se deixam enganar mais por esse tipo de atitude. Por que não fazem como eu, que sempre mantive a ética e a dignidade, pois, se para sentar numa cadeira aqui na Câmara, eu tiver que perder a dignidade, eu não quero mais ser vereador”.

Mais à frente, o vereador Isaías Martins se referiu às inúmeras reuniões que a Câmara de Patos de Minas já realizou sobre a atual crise na saúde. Fez menção aos primeiros leitos de UTI habilitados para o Hospital Regional Antônio Dias - HRDA, 10 ao todo, e lembrou que o hospital atende a 33 municípios. “Para colocar mais 10 leitos de UTI no Regional, seria necessário interromper o atendimento de ortopedia ou de obstetrícia (maternidade), especialidades que contam com enorme demanda, o que, portanto, não seria possível, conforme ofícios enviados no dia 26 de junho pela direção do HRDA à Prefeitura Municipal, Superintendência Regional de Saúde e ao promotor da área da saúde na comarca, Rodrigo Domingos Taufick.

O vereador explicou que havia a opção de utilizar o Hospital São Lucas - HSL, com leitos prontos, faltando apenas os respiradores. Mas a pretensão esbarrou na documentação incompleta, pois aquela unidade de saúde estava em fase de mudança de CGC pela desvinculação da Funan, fundação à qual esteve ligada durante um bom tempo.

“O poder público não pode contratar nenhuma empresa que não esteja juridicamente resolvida. A Prefeitura não pode e a Câmara não assina embaixo, não autoriza nenhum tipo de irregularidade. Não podemos ser irresponsáveis no trato da coisa pública, é recurso público envolvido e nós somos fiscais do povo”, completou Isaías Martins.

Na sequência, Isaías fez referência à reunião convocada pela Comissão de Saúde no dia 26 de junho, na Câmara, quando se reuniram os representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência Regional de Saúde (representando o Estado),  Conselho Municipal de Saúde, Procuradoria-Geral do Município,  Hospital São Lucas, Presidência do Legislativo Municipal e outros vereadores. Alí, ficou decidido que a direção do HLS finalizaria toda a documentação na mesma semana da reunião e a levaria à Prefeitura e à Câmara Municipal.

Isaías Martins mencionou o plano de contingência do Estado de Minas Gerais, abrangendo microrregiões, no sentido de desafogar o atendimento aos pacientes de Covid na macrorregião, da qual Patos de Minas é polo, destinando, para isso, 10 leitos de UTI para Unaí, Paracatu, João Pinheiro e São Gotardo. Assim, apresentou aos presentes um vídeo gravado durante sua conversa com a secretária municipal de Saúde de São Gotardo, Leandra de Fátima Silva Costa, na manhã de quinta-feira (02/07), sobre os tais leitos de UTI, que, segundo ele, não são leitos e sim 10 respiradores. São 7 invasivos (ligados ao pulmão) e 3 ligados através da narina.

Ao ser perguntada sobre o que São Gotardo recebeu do Governo do Estado, a secretária respondeu o seguinte: “Nós recebemos do Estado de Minas 10 aparelhos ventiladores mecânicos – 7 não invasivos, 3 invasivos – e dois acessórios para compor os 10 leitos de UTI. Esses são os equipamentos que recebemos”, disse. Isaías, completa a pergunta: “Então não foram 10 leitos de UTI completos?”, Leandra assim afirmou: “Para compor um leito de UTI, são necessários diversos equipamentos. O Município já vinha adquirindo alguns deles, mas faltavam os ventiladores mecânicos, e, como já temos a equipe formada, vamos começar a funcionar na próxima semana, como cidade integrante da macrorregião Noroeste”, finalizou. O vereador Isaías agradeceu e disse que a intenção da visita era desmentir o falso vídeo que acusava Patos de Minas de ter perdido os ventiladores para São Gotardo, por falta de estrutura e incompetência administrativa.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Patos de Minas, Isaías Martins, deixou um recado aos que ele chama de “desinformados e maldosos, que se escondem atrás de um computador para atacar a integridade das pessoas idôneas, éticas, coerentes, eleitas pelo povo sem artimanhas, sem pisar em ninguém”, e acrescentou: “Venham aqui e conversem conosco, com as comissões, se é que vocês têm planos. Eu não me escondo. Sou o que sou, sem me esconder atrás de nada ou ninguém. Não sou como esses que usam pseudômino para encobrir as suas atitudes condenáveis. Quem me conhece, sabe do meu caráter e do respeito que eu tenho pelos outros que me respeitam”, disse em tom firme e decidido.

No momento do pronunciamento, Isaías confirmou que a relação de documentos do Hospital São Lucas, exigida pela Prefeitura Municipal, já havia sido protocolada para ser examinada pela Secretaria Municipal de Saúde. Fez questão de agradecer ao presidente Vicente de Paula Sousa e aos demais vereadores, “pois foi uma união de esforços e a Câmara são 17 vereadores, que trabalham unidos por toda a população do município, por isso estamos juntos desde o início dessa pandemia, trabalhando pelo encaminhamento das reivindicações e na fiscalização de todas as ações desenvolvidas pelos setores competentes”, frisou.

Quase todos os vereadores se manifestaram durante a tribuna, cumprimentando o colega e sua comissão, a presidência do Legislativo, ocasião em que demonstraram a satisfação pelo trabalho conjunto, mas também o repúdio às notícias falsas e ataques que os parlamentares sofrem no dia-a-dia, oriundos de pessoas que não têm consciência do trabalho coletivo e só sabem criticar pejorativamente.

Finalmente, Isaías Martins deixou uma mensagem sobre os cuidados com a Covid-19. “Quando sou entrevistado, sempre manifesto pela abertura do comércio, pois entendo que os comerciantes tomam os cuidados necessários – máscara, álcool gel e distanciamento –, evitam aglomerações em apenas um período, e suavizam um pouco as dificuldades financeiras. “Pra mim, o vírus está nas festas, nos luaus, nas filas das lotéricas, dos bancos, nas aglomerações. Mesmo assim, não podemos esquecer da responsabilidade de cada um de nós. O vírus não é meu, não é seu, não é de ninguém. E então, vamos fazer cada um a sua parte para evitar essa maldita doença”, concluiu.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa