O encontro virtual teve como foco os cuidados com o psicológico e a conscientização sobre questões e necessidades relacionadas ao emocional das pessoas.
Na tarde de sexta-feira (29/01), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas promoveu o último encontro virtual do ano relacionado à temática do Janeiro Branco. Na oportunidade, o assunto foi tratado por meio de uma conversa sobre o panorama da Saúde mental na pandemia e a influência das tecnologias e políticas públicas, com base em informações da psicóloga Andréa Rodrigues.
A palestra aconteceu de forma on-line, no Instagram da Câmara Municipal de Patos de Minas. Inicialmente, o coordenador da Escola do Legislativo, Guilherme Moura Teixeira, endossou o discurso referente à importância da priorização dos cuidados com a Saúde Mental, principalmente em momentos de crise, como o atual.
Conforme as observações da palestrante, há um erro no senso comum, no que se refere à associação de problemas da Saúde Mental com insanidade ou “loucura”, pois, segundo a psicóloga, todos os seres humanos estão sujeitos a problemas como esse, que devem ser tratados como prioridade. Portanto, de acordo com Andréa, a falta de conhecimento pode ser muito prejudicial à recuperação do paciente, já que impede a busca de soluções adequadas para minimizar os efeitos do problema.
“As pessoas se queixavam muito de falta de tempo para se dedicarem às principais áreas do convívio humano: família e amigos, e hoje, questionam sobre o excesso de tempo em casa, devido ao período pandêmico, o qual gerou um choque de realidade nas pessoas, e consequentemente, um abalo nas questões mentais, pela falta do ponto de equilíbrio”, afirma Andréa Rodrigues.
A palestrante reforçou que os cuidados adequados com a área mental garantem o bom andamento de todas as áreas da vida humana e salientou que é preciso compreender que as disfunções orgânicas podem acontecer por diversos motivos e, por isso, as desordens mentais e físicas podem surgir. Logo, os problemas mentais como o transtorno bipolar, tendências depressivas e picos de ansiedade se expressam como um reflexo de fatores internos e externos, explicou a psicóloga. A gravação da live está disponível no Instagram oficial da Câmara Municipal para visualização de todos.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas