Alunos do Colégio Tiradentes visitam a Câmara Municipal

Cerca de 80 jovens aprofundaram seus conhecimentos sobre o processo legislativo municipal e o papel dos vereadores

A Câmara Municipal de Patos de Minas recebeu, na manhã desta segunda-feira (09), a visita de aproximadamente 80 alunos do Colégio Tiradentes, interessados em conhecer de perto o trabalho do legislativo patense, acompanhados pela Supervisora Pedagógica Celina Maria Barbosa Palhares e pela Professora de Sociologia Maraíse Ferreira Lima. O momento foi proporcionado pela Escola do Legislativo, que, cada vez mais, atua na integração entre poder público e comunidade estudantil, a fim de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para o exercício da cidadania.

O Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo, o servidor Geovane Caixeta, apresentou o organograma e as principais atribuições de cada um dos Setores da Câmara Municipal, mostrando como ela é organizada e gerida internamente. O Procurador e Assessor Jurídico da Câmara, Dr. Alberto de Magalhães Franco Filho, explanou sobre o Poder Legislativo, as suas funções e desafios, as normas de organização fundamentais do Estado Brasileiro e o papel dos vereadores e dos cidadãos como agentes de mudança social, política, econômica e cultural. A Secretária da Escola do Legislativo, a servidora Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes, explicou sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Municipal (SAPL) e sobre a importância do Site da Câmara no que concerne à transparência e à publicidade da atuação do Legislativo de Patos de Minas.

Ao final, os alunos assistiram a um vídeo institucional da Câmara, sanaram as suas dúvidas com relação ao processo legislativo e à política atual e, posteriormente, visitaram as instalações e os departamentos da Sede Administrativa.

A Câmara Municipal de Patos de Minas, por meio da Escola do Legislativo, está de portas abertas para receber a visita de outras escolas, na tentativa de gerar nos jovens um espírito político e aproximá-los dos centros de decisão, incentivando a participação popular e uma atuação mais efetiva na política do Município.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas