Nova reunião discute a construção do Ecoponto de Patos de Minas
Como ficou acertado no dia 17 de setembro passado, foi realizada a segunda reunião, no último dia 3 de outubro, às 9 horas, para discutir a instalação de um novo local para funcionamento do Ecoponto de Patos de Minas, destinado ao descarte de pneus inservíveis.
A Câmara Municipal cedeu o Plenário para o encontro liderado pelo Ministério Público Estadual, através do Promotor de Justiça e Curador de Defesa do Meio
Ambiente, Dr. Paulo Henrique Delicole.
A reunião contou ainda com a participação de representantes da Prefeitura Municipal e do segmento comercial que trabalha com pneus na cidade, que conta atualmente 125 empresas. Infelizmente, apenas 10% delas estiveram representadas.
A Prefeitura de Minas destinou uma área de aproximadamente 2.000 m², próxima ao antigo Ecoponto, no Bairro Planalto, onde será implantada a estrutura necessária ao funcionamento do depósito. Para que a iniciativa se concretize, foi proposta uma parceria entre a Prefeitura e os empresários. Além de instalações para abrigar os servidores municipais que ali vão trabalhar, o local precisa contar com rede de água e energia elétrica, ser cercado com alambrado e dispor de espaços adequados para a colocação dos pneus. De início, não haverá cobertura. Entretanto, a diretoria de Vigilância em Saúde se comprometeu em tomar todos os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue no local. Os gastos com material serão divididos entre os empresários que utilizarão o Ecoponto.
Toda a discussão se baseia na Resolução nº 416, de 30 de setembro de 2009, que “Dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada”.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas