O encontro representa um alinhamento entre Legislativo e Executivo Municipais para melhor atendimento à população.
A Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Patos de Minas, presidida pelo vereador João Batista de Oliveira – João Marra, reuniu-se, na tarde dessa segunda-feira (12/7), com a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, e com outros representantes da pasta, para esclarecer questionamentos da população referentes à saúde pública prestada pelo Município.
Além do vereador João Marra, o encontro contou com a participação dos demais integrantes da Comissão de Saúde, vereadores João Batista Gonçalves – Cabo Batista, José Luiz Borges Júnior, Wilian de Campos e Bartolomeu Ribeiro. Também esteve presente o presidente da Câmara Municipal, vereador Ezequiel Macedo, e o vice-presidente da Casa Legislativa, vereador José Eustáquio; bem como os parlamentares Gladston Gabriel, Vicente de Paula, Vitor Porto, Nivaldo Tavares e Professor Delei.
O encontro representa um importante alinhamento de informações entre os poderes Executivo e Legislativo Municipais, a fim de esclarecer dúvidas frequentes da comunidade bem como de elucidar situações específicas vivenciadas durante os atendimentos nas unidades de saúde. “O nosso objetivo é procurar entender melhor o que nós, vereadores, podemos oferecer para a população em questão de orientações. A gente escuta, protocola e busca formas de ajudar”, afirmou o presidente da Comissão de Saúde, vereador João Marra.
Na oportunidade, os vereadores fizeram questionamentos sobre vários assuntos, tais como cirurgias eletivas; rotatividade de profissionais da saúde; convocação de mais agentes de saúde para cobrir todas as áreas do município; transporte fora do Município (TFD); visitas e estudos do Executivo Municipal para implantação do ambulatório de obesidade em Patos de Minas; oncologia, clínica de especialidades (consultórios e médicos especialistas); fluxos de atendimentos; filas de esperas; ortopedia; falta de médicos em alguns postos de saúde; atendimentos na UPA e na Santa Casa.
Além disso, a cardiologia também foi objeto de questionamentos. Segundo a secretária, o serviço de cardiologia não está em Patos desde 2017, pois o Município perdeu a habilitação, mas “é uma das batalhas trazer a cardiologia de volta ano que vem”, destacou Ana Carolina. Várias outras questões e perguntas que chegam no dia-a-dia dos gabinetes parlamentares também foram debatidas.
A gravação completa da reunião está disponível no canal oficial da Câmara no Youtube.