Vereadores analisam prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde e do enfrentamento da covid-19 referente ao 3º Quadrimestre de 2022

Os vereadores da Câmara Municipal de Patos de Minas estão de olho na Saúde Pública Municipal!

Na última segunda-feira (27/2), durante audiência Pública realizada no plenário da Casa Legislativa, os integrantes da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social, vereadores efetivos Vitor Porto Fonseca Gonçalves (presidente), Bartolomeu Ferreira Ribeiro, José Eustáquio de Faria Junior, suplentes Wilian de Campos e João Batista Gonçalves – Cabo Batista, receberam e analisaram a Prestação de Contas do Fundo Municipal de Saúde e do enfrentamento da covid-19, referente ao 3º Quadrimestre de 2022.

A audiência pública foi coordenada pelo presidente da Comissão de Saúde Pública, vereador Vitor Porto. É obrigação legal do Executivo Municipal prestar contas aos parlamentares, responsáveis pela fiscalização do gasto público.

Também participaram do encontro os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributos, vereadores Ezequiel Macedo Galvão, Mauri Sérgio Rodrigues - Mauri da JL, suplentes José Luiz Borges Júnior e Nivaldo Tavares dos Santos, e os parlamentares Elizabeth Maria Nascimento e Silva - Professora Beth e João Batista de Oliveira - João Marra.

Os dados técnicos foram apresentados pelas servidoras Fabiana Mallunya, gerente do Fundo Municipal de Saúde; Maria da Glória, contadora da Secretaria Municipal de Saúde, e por vários servidores integrantes de áreas específicas da pasta. As informações estão disponíveis, na íntegra, no site www.camarapatos.mg.gov.br, tais como a aplicação de Saúde no período; gastos no combate à covid; números da Diretoria de Vigilância em Saúde; produção Atenção Básica; Auditoria; produção dos CAPs, da Clínica de Especialidades, do Centro de Diagnóstico por Imagem – CDI, do Centro de Especialidades Odontológicas, dentre outras áreas.

Por sua vez, os vereadores questionaram diferentes situações às servidores da pasta, tendo em vista as demandas que chegam diariamente aos gabinetes e/ou são observadas pelos edis no trabalho de fiscalização. “É primordial que façamos um estudo detalhado de tudo o que acontece dentro da secretaria. Estamos representando uma grande parcela da população que nos elegeu, então uma das nossas importantes ações é a fiscalizatória”, destacou o vereador José Eustáquio, membro efetivo da comissão. O parlamentar também afirmou não estar satisfeito com alguns relatórios e problemas apresentados na Saúde municipal, informando que solicitará ao Executivo Municipal informações complementares para subsidiar seus estudos.

Além de sanar dúvidas, os suplentes, vereadores Wilian de Campos e João Batista Gonçalves também reforçaram o respeito e o cuidado que se deve ter com o cidadão que utiliza os serviços públicos de saúde.

Nesse sentido, o presidente da Comissão de Saúde, vereador Vitor Porto, destacou a importância da prestação de contas e solicitou um “carinho especial” para a Atenção Básica, que abrange as mais de 20 unidades Básicas de Saúde, a Saúde Bucal e o Núcleo de Apoio à Saúde da família – NASF. “Se o trabalho for muito bem estruturado na Atenção Básica, a gente consegue mitigar muitos outros problemas. Vamos trabalhar juntos para prestar um serviço de excelência ao cidadão”, destacou Vitor Porto.

A gravação da transmissão ao vivo da Audiência está disponível no Youtube oficial da Câmara.

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa