Câmara Municipal de Patos de Minas reinicia, de forma oficial e permanente, a tradução em Libras das sessões plenárias

A Casa Legislativa possibilitará mais transparência, inclusão, acesso à democracia e informação de interesse coletivo.

A Câmara Municipal de Patos de Minas reiniciou, de forma oficial e permanente, na reunião ordinária dessa quinta-feira (11/5), a tradução das sessões plenárias da Casa Legislativa na Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Realizada pela servidora da Câmara Municipal, Tamara Menezes, a tradução/interpretação em Libras faz parte de um trabalho que começou em 2022, por meio da realização, de forma empírica, da tradução/interpretação das reuniões ordinárias e extraordinárias. “Houve uma aceitação da comunidade surda e da população em geral, comprovada pelo aumento significativo do número de visualizações das referidas reuniões transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Câmara no Youtube”, destacou o vereador-presidente Gladston Gabriel.

Ao promover o acesso à informação para a pessoa surda que se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais, a Câmara Municipal de Patos de Minas dá cumprimento à Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, bem como ao decreto n.º 5296/04, que dispõe sobre a inclusão dos sistemas e meios de comunicação e informação que precisam promover a acessibilidade.

“A Casa Legislativa garantirá mais transparência e inclusão a toda população, agregando mais valor à instituição, como exemplo de inclusão e de órgão que possibilita, de forma ampla e irrestrita, o acesso à democracia e à informação de interesse coletivo”, reforça o vereador/presidente Gladston Gabriel.

fundo tamara
fundo tamara fundo tamara