Câmara Municipal de Patos de Minas condecora produtores rurais do Município e região com Medalha de Mérito

A Medalha de Mérito “Dr. Moacir Viana de Novaes” foi outorgada a homens e mulheres do campo que elevam a região e promovem prosperidade a todo o Estado e País.

A Câmara Municipal de Patos de Minas condecorou, durante sessão especial realizada nessa terça-feira(4/7), produtores e produtoras rurais do Município e região, com a Medalha de Mérito de Destaque Rural “Dr. Moacir Viana de Novaes”.

A honraria representa o reconhecimento do Poder Legislativo Municipal aos homens e mulheres do campo que se destacam na área de produção ou liderança na área rural, fazendo alusão, ainda, ao Dia do Produtor Rural Mineiro, comemorado em 7 de julho, bem como ao Dia do Produtor Rural, celebrado em 28 de julho.

Durante a cerimônia, as histórias de vida de cada agraciado foram lidas e, sob fortes aplausos, o(a) produtor(a) rural recebeu a Medalha de Mérito de Destaque Rural pelo vereador autor da homenagem. E as homenagens não pararam por aí. Todos os oradores da solenidade enalteceram o esforço do produtor rural e sua elevada contribuição para o fortalecimento da agropecuária de toda a região.

Pronunciamentos

O prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira destacou a relevância da homenagem: “É merecida e pertinente a medalha, já que a história de Patos de Minas se confunde com o agro e foi construída por muitos homenageados de hoje e seus antepassados”. O prefeito também afirmou que o “agro é a locomotiva que puxa a economia de Patos de Minas”, citando vários números e fatos que elevam o Município.

Patos de Minas é a cidade que mais produz leite em Minas Gerais, e é a segunda do Brasil. Se considerar a nossa região, nossa cidade é a maior produtora de leite do Brasil. Também temos queijos e doces premiadíssimos, sem falar no destaque do café do cerrado. Além disso, somos polo de genética suína e temos uma cachaça, que é a mais exportada para os Estados Unidos, ou seja, são inúmeros os fatores que vêm a coroar a homenagem de hoje”, ressaltou Falcão.

A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Jane Campos, parabenizou cada produtor rural, afirmando o mérito de cada agraciado. Já a homenageada Cynthia Rabelo de Morais, representante dos condecorados da tarde, destacou a importância da honraria, do agro regional e do trabalho exercido junto à irmã Michelle. “O trabalho dos agentes de hoje alimentam o Brasil e o mundo. A honraria nos motiva ainda mais a seguir em frente, trabalhando na terra e contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio”, enalteceu.

Em nome da Câmara Municipal, discursou o vereador/presidente, Gladston Gabriel da Silva, que prestou um reconhecimento da Casa Legislativa “a homens e mulheres que movem a nossa região, o Brasil e alimentam o mundo, sendo os verdadeiros pilares do desenvolvimento rural”, frisou.

Gladston Gabriel também destacou que a Medalha de Destaque Rural 2023 “representa a mais alta honraria que podemos oferecer, e que ela seja um símbolo do nosso profundo respeito e gratidão a cada um dos agraciados”. Por fim, o presidente do Legislativo conduziu uma reflexão poética sobre a vida no campo, valorizando o trabalho, as raízes e a rotina da lida rural.

Ao final, os agraciados foram brindados com uma apresentação musical da dupla sertaneja Eric e Deilon, como forma de reconhecimento e valorização a todos os profissionais do campo pela geração de renda, emprego, desenvolvimento e prosperidade para todo o nosso município, estado, país e mundo afora.

foto01 foto01
foto02 foto02