Em comemoração do Dia Internacional da Mulher, o Legislativo Patense outorga a Medalha “Coracy Affonso de Castro Alves” a diferentes mulheres pelas importantes conquistas em nosso Município e região.
A Câmara Municipal de Patos de Minas celebrou o Dia Internacional da Mulher com a outorga da Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves”, durante sessão especial realizada na noite dessa terça-feira (5/3), no plenário da Casa Legislativa.
Quatorze mulheres foram agraciadas com a honraria, que reconhece e enaltece as conquistas políticas, sociais, culturais, econômicas e familiares das mulheres de nossa Patos de Minas e região. Durante a cerimônia, foi lido um breve histórico de vida de cada homenageada, seguido de fortes aplausos do público presente.
Na ocasião, discursaram a diretora de Relações Institucionais da Prefeitura, Alana Oliveira, representando o Executivo Municipal; a homenageada Jorgeni Dias Cardoso, em nome das demais agraciadas da noite; e o vereador Ivanir Rosa de Oliveira - Ivan Rosa, como orador oficial em nome da Câmara Municipal. Os discursos proferidos enalteceram a importância e a participação das mulheres para o desenvolvimento da humanidade, em diferentes papéis e setores da sociedade; e conclamaram a todos para o combate à violência contra a mulher.
Em ritmo de reverência às mulheres, o vereador Ivan Rosa abrilhantou o evento com a apresentação musical, em voz e violão, da canção “Mulher (Sexo Frágil)”, de Erasmo Carlos. “Dizem que a mulher é o sexo frágil. Mas que mentira absurda! Eu que faço parte da rotina de uma delas. Sei que a força está com elas. (...) Na escola em que você foi ensinada, Jamais tirei um dez, Sou forte mas não chego aos seus pés; Mulher, mulher
Mulher, mulher”...
Confira o resumo dos históricos de vida das homenageadas em www.camarapatos.mg.gov.br.
Pronunciamentos
A diretora de Relações Institucionais, Alana Oliveira, representante do Executivo na ocasião, manifestou a honra em conhecer “as histórias incríveis de todas homenageadas” e parabenizou “a cada uma das agraciadas e a todas as mulheres presentes”, enfatizando a relevância das mulheres em vários papéis e em diversos setores da cidade. A diretora também convidou para a inauguração da Casa da Mulher, no dia 8 de março, sexta-feira, às 9 horas, na Rua Cinco de Maio, n.º 129.
Por sua vez, representando as homenageadas, a senhora Jorgeni Dias Cardoso manifestou o significado da honraria representa para as mulheres. “Hoje estamos aqui representando todas as mulheres que trabalham e lutam incansável e diariamente para levar tranquilidade e harmonia a seus lares. Mulheres fortes que mesmo com o dito de sexo frágil, são verdadeiras guerreiras, em todas as profissões. Muitas vezes, elas saem de casa doentes, cansadas, tristes, mas sempre dispostas a enfrentar qualquer tipo de adversidade, para ajudar, ou até mesmo, assumir o sustento da família. Estamos aqui para representar aquelas mulheres que lutam todos os dias por melhores condições de vida, pela dignidade, pela redução da desigualdade social e pelo reconhecimento do seu valor na sociedade”, destacou Jorgeni. A homenageada também lamentou a situação de muitas mulheres sofrerem violência “pelo fato de serem mulheres” e encorajou a todas para continuarem firmes na jornada diária.
Concluindo a fase de pronunciamentos, o vereador Ivanir Rosa de Oliveira - Ivan Rosa, como orador oficial em nome da Câmara Municipal, proferiu o seu discurso refletindo a composição musical de Milton Nascimento e Fernando Brant, ‘Maria, Maria’. “Uma memorável canção que canta Maria mulher que vivia à beira dos trilhos do trem, que cuidava dos filhos sozinha e que sobrevivia em meio às dificuldades. Uma Maria forte, que nunca desiste da luta e que semeia amor a todas as pessoas. Uma Maria mulher que enxerga e faz futuro, que partilha conhecimentos e que contribui para um mundo melhor”, destacou.
O parlamentar também abordou a importância da mulher para uma “sociedade mais justa e humana”, em diferentes aspectos, reforçando, ainda, “a maestria e competência das mulheres ao ocuparem as profissões que escolheram e que exercem com tamanha responsabilidade”.
O vereador Ivan Rosa ainda realçou as palavras da escritora Clarice Lispector, ao escrever “Sou um coração batendo no mundo”, enaltecendo as mulheres como “corações que fazem o mundo bater, evoluir, ressignificar, existir. Vocês geram vida nas nossas vidas”, primou Ivan. E, encerrando o evento, o vereador Ivan Rosa fez a apresentação musical, em voz e violão, da canção “Mulher (Sexo Frágil)”, de Erasmo Carlos, como forma de homenagear a eminente figura feminina presente e atuante em nosso Município.
Saiba mais sobre a Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves”.
A título de informação, a honraria da Medalha de Mérito do Dia Internacional da Mulher visa dar cumprimento ao disposto nos Decretos Legislativos nº. 042, de 1997, e nº 559, de 2012. O primeiro, de autoria dos então vereadores Edimê Erlinda de Lima Avelar, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi - Béia Savassi, Pedro Lucas Rodrigues e João Ricardo de Oliveira, cria a homenagem em comemoração do Dia Internacional da Mulher. O segundo, de autoria da então vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, denomina a referida honraria de “Coracy Affonso de Castro Alves”.
Coracy Affonso de Castro Alves nasceu na cidade de Patos de Minas, no dia 18 de maio de 1924. É filha de Abner Affonso de Castro e Iracema Maciel de Castro. Casou-se, aos 20 anos de idade, com Sebastião Alves do Nascimento, Binga, com quem teve 6 filhos: Elmiro Nascimento, Maria Beatriz - Béia Savassi, Maria Tereza, Maria Lúcia, Maria Regina e Maria de Fátima. Sempre solícita, Dona Coracy dedicou sua vida às causas sociais, sendo idealizadora e membro integrante da comissão organizadora da 1ª Festa Nacional do Milho em Patos de Minas. Ela faleceu em Patos de Minas, no dia 24 de maio de 2007.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.