A mais alta honraria do Legislativo Municipal foi concedida a pessoas não nascidas em Patos de Minas, que adotaram o Município e nele se destacam, gerando desenvolvimento e mais qualidade de vida à comunidade.
Em comemoração do aniversário de 132 anos de Patos de Minas, celebrado no dia 24 de maio, a Câmara Municipal de Patos de Minas outorgou, durante sessão solene realizada nessa terça-feira (21/5), no Salão do Júri do Unipam, o Título Honorífico de Cidadão Patense a personalidades não nascidas em Patos de Minas, que adotaram o Município, gerando desenvolvimento e mais qualidade de vida à comunidade.
O Título Honorífico de Cidadão Patense constitui a mais alta honraria concedida ao cidadão pela Câmara Municipal, com notório reconhecimento histórico e cultural, motivo pelo qual é celebrado na semana do aniversário de Patos de Minas e da realização da Festa Nacional do Milho - Fenamilho.
Na oportunidade, 16 (dezesseis) personalidades receberam o título honorário, ao passo que 3 (três) agraciados não puderam comparecer e receberão o diploma em outra oportunidade. “É com muito orgulho e alegria que hoje comemoramos a honrosa filiação de personalidades que somam e edificam a nossa querida Patos de Minas”, destacou o vereador-presidente, Gladston Gabriel. O histórico de vida de cada homenageado está disponível no site institucional www.camarapatos.mg.gov.br.
A cerimônia foi dignificada com a presença de familiares e amigos dos homenageados, além de autoridade e a imprensa local. Compondo a Mesa de Honra, estiveram presentes a vice-prefeita de Patos de Minas, Sandra Cristina Gomes da Silva, representando o Executivo Municipal, e a comandante da 10ª Região de Polícia Militar, tenente-coronel Marisa Cunha Nunes Rios.
A sessão solene também foi abrilhantada com a participação da Banda de Música da 10ª Região de Polícia Militar, importante patrimônio cultural de Patos de Minas, que executou um clássico repertório durante o evento, além dos hinos Nacional e a Patos de Minas.
Sob fortes aplausos, Patos de Minas ganhou, oficialmente, filhos e filhas que deram a sua contribuição para que nosso município seja cada vez melhor um lugar de se viver. E os pronunciamentos da noite reforçaram a importância da honraria e dos condecorados.
A vice-prefeita, Sandra Gomes, citou grandes potenciais existentes em Patos de Minas, como cidade polo da região, tais como a pecuária, artesanato, genética suína, café, hotelaria, entre outras, destacando, sobretudo, que “o que Patos de Minas tem de melhor são as pessoas de alma nobre e generosa”.
O agraciado Anderson Afonso discursou como representante dos homenageados, momento em que agradeceu pela honraria e destacou o seu amor e gratidão pelo acolhimento recebido de Patos de Minas. Na ocasião, Anderson contou partes de sua história, proferiu vários agradecimentos e sublinhou a felicidade de todos os agraciados em receberem o título de Cidadão honorário de Patos de Minas.
Encerrando a fase de pronunciamentos, o vereador Nivaldo Tavares dos Santos pronunciou-se como orador oficial da solenidade, em nome do Poder Legislativo de Patos de Minas. Para o parlamentar, a melhor palavra para expressar o agradecimento aos homenageados é a gratidão. “Gratidão por terem escolhido Patos de Minas para morar, trabalhar, construir suas famílias e, com isso, agregando valores a nossa cidade”, destacou. E, ao encerrar o discurso, o vereador citou a passagem bíblica de Provérbios 16:3, qual seja: "Consagre ao Senhor tudo o que você faz e seus planos serão bem sucedidos".
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.