Escola do Legislativo promove palestra sobre “Ética, Política e Cidadania”

A atividade marcou o encerramento das atividades da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas no ano de 2012

Ética, Política e Cidadania foram os temas da Palestra promovida pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas na tarde desta segunda-feira (17), no Plenário. O Professor Ludovikus Moreira, formado em Filosofia pela UFMG, com especialização em Ética, e funcionário da Assembleia Legislativa há mais de 30 anos, fomentou uma reflexão sobre a importância da política, da democracia, da moral e da ética na vida de cada cidadão. Segundo ele, são princípios fundamentais que norteiam toda a vida em sociedade.

O Professor Ludovikus reforçou a ideia de que “a legitimidade da representação deve estar em sintonia com o desejo dos cidadãos expressos em forma de organização da sociedade civil”, por isso a importância da participação popular na gestão da coisa pública. Além disso, o palestrante ressaltou que, para o efetivo exercício da democracia, cinco virtudes da Política Grega devem ser colocadas em prática: a liberdade, a igualdade, a justiça, a coragem e a generosidade, as quais, com a Revolução Francesa, foram resumidas nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade.

O momento também foi de troca de ideias e conhecimentos entre servidores, assessores, vereadores, inclusive os eleitos, cidadãos, estudantes e imprensa, que aproveitaram a oportunidade para debaterem sobre o papel do vereador e do cidadão para o crescimento e para a melhoria do Município.

Após uma ampla discussão sobre os valores, as leis e os fundamentos que resultam no bem-estar da humanidade, o Professor Ludovikus finalizou a sua palestra com a seguinte frase do Médico e Escritor Guimarães Rosa:  “A gente quase somente faz o que a bobagem do mundo quer”.

Escola do Legislativo

A Diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, Adenísia de Leles Sousa, afirmou que o objetivo do encontro foi “encerrar o ano com uma reflexão a cerca da política atual do nosso país, especificamente do nosso município, a fim de despertar nas pessoas a vontade e o interesse em participar de assuntos de interesse público”.

A Escola do Legislativo, como importante ferramenta de formação de agentes públicos e políticos, informa a todos que a primeira atividade de 2013 a ser realizada pela Escola será a capacitação de Vereadores e Assessores, por meio de programas de preparação com foco no papel do vereador, na estrutura da Câmara, no Processo Legislativo e no funcionamento dos gabinetes.

AUTOR: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas