Ferramentas de acessibilidade

Expansão urbana e construção de pontes são temas de reunião na Câmara Municipal

A Comissão de Política Rural e Administração dos Distritos (CPRAD) promoveu o encontro, diante de diversas demandas recebidas nos gabinetes parlamentares.

A Câmara Municipal de Patos de Minas, por meio da Comissão de Política Rural e Administração dos Distritos (CPRAD), com o apoio da Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor (CAICADC), realizou, na tarde da última terça-feira (11/3), uma reunião para discutir questões relacionadas ao zoneamento urbano e à construção de pontes no município.

O encontro foi presidido pelo vereador Mauri da JL, presidente da Comissão, e contou com a presença dos demais integrantes: vereadores Júlio César, Ezequiel Macedo, Itamar André e Gladston Gabriel, além do presidente da Casa, vereador Cabo Batista, e dos vereadores Brenda Évellyn, Otaviano Marques e Sargento Leomar.

Do Executivo Municipal, participaram os secretários municipais de Governo, Emerson Rocha de Azevedo, e de Planejamento, Hamilton Francisco da Silva, além de diversos empresários e cidadãos ligados ao planejamento urbano e rural.

Debates sobre infraestrutura e zoneamento

Na ocasião, o vereador Mauri da JL destacou a urgente necessidade de revitalização das pontes do município, com ênfase na ponte do Rio Paranaíba, que, segundo ele, "está condenada e perigosa, podendo causar acidentes a qualquer momento".

O parlamentar também defendeu a necessidade de alteração do zoneamento do perímetro urbano para além da ponte do Rio Paranaíba, ressaltando que a região já possui áreas habitadas que precisam ser regulamentadas com urgência. "A população pede providências, e Patos de Minas precisa seguir rumo ao progresso. Infelizmente, muitos empresários estão investindo fora da cidade, devido à falta de regulamentação da região, que está abandonada e povoada ilegalmente", afirmou Mauri.

Os demais vereadores também enfatizaram a importância de tratar o zoneamento e a construção de pontes como prioridade, uma vez que essas questões impactam diretamente a economia do Município e a qualidade de vida da população.

Por sua vez, o secretário de Governo, Emerson Azevedo, afirmou que a Prefeitura já está trabalhando na revisão do zoneamento e na construção de pontes. Em relação à ponte do Rio Paranaíba, ele explicou que a obra é prioridade, mas que o envio do projeto de lei à Câmara ficou impossibilitado, no ano passado, devido às restrições do período eleitoral.

O secretário de Planejamento, Hamilton Silva, esclareceu que o perímetro urbano já se estende para além da ponte. "Temos o distrito industrial e alguns empreendimentos em análise na Secretaria de Planejamento", informou.

Ele também destacou que a Administração Municipal já definiu as diretrizes para a construção de três novas pontes, conforme previsto no Plano Diretor aprovado em 2021/2022. São elas: “uma ponte próxima ao Copacabana; outra ao lado da ponte do Rio Paranaíba; uma terceira, na região da antiga Cica, para interligar a área ao outro lado da cidade”, citou Hamilton.

No entanto, Hamilton alertou que, antes da construção das pontes e de modificações no perímetro urbano, é necessário atualizar a legislação correlata. "Já estamos finalizando o Código de Meio Ambiente para envio à Câmara Municipal. Precisamos modernizar a legislação sobre parcelamento, uso e ocupação do solo antes de ampliar o perímetro urbano. Essa expansão deve ser feita com planejamento, considerando o macrossistema, a educação, a saúde, o transporte e todas as demais diretrizes necessárias", ressaltou.

O secretário também informou que a Prefeitura já trabalha na expansão do perímetro urbano na região do Cidade Nova, correspondendo a 20% a 30% da área já ampliada na região oeste.

Participação popular

O encontro contou ainda com a participação de diversos cidadãos, que reforçaram a importância de tratar a pauta com seriedade e compromisso.

O representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), Paulo Duarte, destacou a necessidade de construir pontes duráveis e resistentes, preferencialmente de concreto, para evitar prejuízos com enchentes.

Já Beatriz Rodrigues, militante da área e participante do Plano Diretor, enfatizou que o crescimento da região oeste é inquestionável e que a regulamentação do zoneamento não pode mais ser adiada. Segundo ela, "o que não pode mais ocorrer é a prorrogação do tempo, enquanto há um crescimento desordenado. A falta de regularização fundiária dos loteamentos e chacreamentos clandestinos é enorme, e não há um processo eficiente que vá da fiscalização à aprovação", alertou.

Encaminhamentos

Ao final da reunião, o vereador Mauri da JL reforçou o compromisso de continuar, junto aos demais parlamentares, fiscalizando as questões do zoneamento e das pontes e cobrando celeridade do Executivo Municipal na atualização das legislações relacionadas à expansão urbana.

📌 Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto01
foto01 foto01
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa