Os parlamentares, no exercício de seu papel fiscalizador, acompanharão de perto a execução da obra para garantir que o serviço público seja prestado com eficiência e cause o menor transtorno possível à população.
Representantes da Copasa estiveram no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, na tarde desta terça-feira (25/3), para apresentar aos vereadores detalhes sobre a obra de substituição das redes de cimento amianto no município.
A exposição foi conduzida pelos engenheiros da Copasa, Felipe Marchisotti e Cibele Froes, com participação ativa dos seguintes vereadores ao longo do encontro: presidente da Casa, vereador Cabo Batista, Toninho Cury, Itamar André, Ezequiel Macedo, Júlio César, Sargento Leomar e Otaviano Marques.
Os parlamentares, no exercício de seu papel fiscalizador, acompanharão de perto a execução da obra para garantir que o serviço público seja prestado com eficiência e cause o menor transtorno possível à população.
Principais pontos discutidos entre a Câmara Municipal e a Copasa:
- Início das obras: Os trabalhos começaram na manhã desta terça-feira (25/3) pela Rua José de Santana, no trecho entre as ruas Teófilo Otoni e Ana de Oliveira. Até o momento, já foram substituídos 70 metros da rede.
- Motivação do projeto: A substituição da canalização de amianto se deve a recorrentes problemas na rede antiga, como vazamentos e interrupções no abastecimento de água.
- Extensão e prazo da obra: A previsão é substituir até 60 km de redes em um prazo de 18/24 meses.
- Material utilizado: A nova tubulação será de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material mais resistente e duradouro.
- Método de execução: A técnica utilizada é moderna e não destrutiva, evitando a abertura de valas ao longo das vias. O procedimento requer apenas pequenas aberturas nas extremidades dos quarteirões, reduzindo impactos, agilizando os trabalhos e proporcionando um melhor custo-benefício.
- Recomposição das calçadas: O piso será restaurado com material igual ou semelhante, garantindo qualidade na recomposição.
- Comunicação com a população: A Copasa informará antecipadamente cada etapa e local das obras por meio da mídia local e dos canais institucionais da empresa.
- Impacto no abastecimento: A companhia reforçou que está adotando medidas para evitar interrupções no fornecimento de água e minimizar os transtornos para moradores e trânsito.
A gravação da transmissão ao vivo da reunião está disponível no canal oficial da Câmara no Youtube.