Câmara Municipal realiza Sessão Solene para posse dos eleitos

De acordo com a Lei Orgânica e o Regimento Interno, a Câmara Municipal de Patos de Minas transferiu-se para o Paiolão do Parque de Exposições, ocasião em que empossou os novos Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores

Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito de Patos de Minas foram empossados durante Solenidade de Posse realizada na noite desta terça-feira (1), no Paiolão do Parque de Exposições. Na ocasião, também foi eleita a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal para o ano de 2013.

No primeiro momento, os 17 vereadores eleitos tomaram assento à Mesa, para a primeira Sessão do Legislativo, presidida por Otaviano Marques, por ter sido ele o mais votado dentre os vereadores nas eleições de 7 de outubro de 2012. Os vereadores prestaram compromisso com a Câmara Municipal, por meio do seguinte juramento: “prometo cumprir dignamente o mandato a mim confiado, guardar a Lei Orgânica Municipal, as Constituições Estadual e Federal e as leis, trabalhando pelo engrandecimento deste Município”.

Na sequência, deu-se início ao processo de escolha da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, que, conforme a Emenda à Lei Orgânica nº 019/11, passou a ser por meio de votação aberta. Foram inscritas duas chapas, a saber:

• Chapa 1:

Presidente: João Bosco de Castro Borges (Bosquinho);

1º Vice-presidente: Lindomar Francisco Tavares;

2º Vice-presidente: João Batista Gonçalves (Cabo Batista);

1º Secretário: Braz Paulo de Oliveira Junior;

2º Secretário: Valdir Reis de Jesus.

• Chapa 2:

Presidente: Otaviano Marques de Amorim;

1º Vice-presidente: José Osmar de Castro (Guiguim);

2º Vice-presidente: Antônio Ferreira da Rocha (Tonhão da Copasa);

1ª Secretária: Edimê Erlinda de Lima Avelar;

2º Secretário: Francimar Rosa dos Santos (Ditinho).

A Chapa 2 foi eleita por 9 votos, contra 8 da Chapa 1. Dessa forma, estará à frente do Legislativo Patense, gestão 2013, o Vereador/Presidente Otaviano Marques de Amorim.

Posse Prefeito, Vice-Prefeito e Transmissão de Cargos

A segunda parte da Solenidade foi marcada pela posse do Prefeito eleito, Pedro Lucas Rodrigues, e do Vice-prefeito, Sandro Ângelo de Andrade, os quais prestaram o seguinte compromisso: “prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República, a Constituição do Estado e a Lei Orgânica do Município, observar as leis, promover o bem geral do povo de Patos de Minas e exercer o cargo sob a inspiração da democracia, do interesse público, da lealdade e da honra”.

Após os pronunciamentos da Prefeita Gestão 2009/2012, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi, do Prefeito empossado, Pedro Lucas Rodrigues, e do Presidente da Câmara Municipal Gestão 2013, Vereador Otaviano Marques de Amorim, passou-se ao momento final da Solenidade, quando a Ex-Prefeita e o Prefeito empossado procederam à transmissão de cargos.

AUTOR: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas