Dados foram avaliados pelas Comissões de Saúde Pública e Bem-Estar Social e de Finanças, Orçamento e Tributos da Câmara Municipal.
A Câmara Municipal de Patos de Minas realizou, na tarde dessa segunda-feira (29/9), no plenário da Casa Legislativa, Audiência Pública em que representantes da Secretaria Municipal de Saúde prestaram contas do Fundo Municipal de Saúde, referente ao 2º Quadrimestre de 2025.
As informações foram apresentadas pela secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, e por servidores da pasta; e analisadas pelos membros das Comissões de Saúde Pública e Bem-Estar Social — vereadores efetivos Júlio César Gonçalves, Mauri Sérgio Rodrigues e Wilian de Campos, e suplentes Otaviano Marques de Amorim e Antônio Jorge de Oliveira Cury — e de Finanças, Orçamento e Tributos — vereadores efetivos José Carlos da Silva (Carlito), Mauri Sérgio Rodrigues (Mauri da JL) e Ezequiel Macedo Galvão, e suplentes Antônio Jorge de Oliveira Cury e José Luiz Borges Júnior —, além dos demais vereadores da Casa.
Durante a exposição, foram apresentados dados técnicos sobre a análise financeira e orçamentária do Município, com destaque para as fontes de receita e a aplicação dos recursos na saúde, em conformidade com a Lei Complementar nº 141/2012 e a Resolução nº 459/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os dados financeiros abrangem o período de janeiro a agosto de 2025.
A apresentação revelou um robusto investimento municipal em saúde, que superou significativamente o mínimo legal. Também foram apontados desafios críticos, como o aumento da judicialização e absenteísmo de pacientes.
Os profissionais da Prefeitura ainda emitiram um alerta de saúde pública: foi confirmado o primeiro caso de febre amarela no município em quase 50 anos, em uma paciente de 62 anos que apresentou apenas sintomas leves, atribuídos à vacinação prévia. Conforme relataram, o caso desencadeou uma intensa campanha de vacinação e monitoramento, com o Vacimóvel posicionado em ponto estratégico para ampliar a imunização da população.
Na oportunidade, os vereadores esclareceram diversas dúvidas sobre a saúde municipal e elogiaram a transparência da prestação de contas, bem como o trabalho das equipes de saúde.
A audiência foi transmitida ao vivo pelos perfis oficiais da Câmara Municipal no Instagram e no YouTube.