Comissão de Participação Popular visita o Ecoponto
Comissão de Participação Popular (CPP) da Câmara Municipal constata a grave situação do Ecoponto, que pode se tornar um foco do mosquito transmissor de dengue.
Atendendo à solicitação de moradores do bairro Planalto, Vereadores integrantes da Comissão de Participação Popular (CPP), Edimê Erlinda de Lima Avelar (Presidente), Francimar Rosa dos Santos (Ditinho) e João Batista Gonçalves (Cabo Batista), compareceram, na última terça-feira (29), ao local onde está sendo construído o Ecoponto (local apropriado para descarte de pneus velhos).
Na oportunidade, os Vereadores constataram o seguinte:
- a obra, que não está terminada, conta com um cercado de tela, porém sem cobertura e localizada em área loteada para construção de novas moradias;
- os revendedores de pneus estão colocando-os do lado de fora do cercado e em ruas próximas das residências;
- são mais de dois mil pneus amontoados ao relento, a maioria contendo água de chuva;
- populares têm jogado lixo nas ruas onde estão os pneus;
- moradores do bairro estão revoltados e pedem providências urgentes;
No momento da visita, a Vereadora Edimê Avelar solicitou a presença de representantes da área competente da Prefeitura Municipal. Estiveram presentes Marcos Antônio (Coordenador da Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde) e outros servidores que atuam no combate à dengue.
A imprensa esteve representada pela NTV e entrevistou Vereadores, moradores do bairro e representantes da Prefeitura Municipal. Segundo Marcos Antônio, ainda não há casos de dengue registrados oficialmente no bairro Planalto, entretanto admitiu que as condições do local podem facilitar o risco de transmissão da doença. O mesmo servidor informou que sua equipe borrifa regularmente o larvicida nos pneus.
A Vereadora Edimê Avelar afirmou que a situação é insustentável e que a CPP pretende reunir-se com outros segmentos da Prefeitura Municipal e com o Promotor de Justiça e Curador do Meio Ambiente, Dr. Paulo Henrique Delicole, a fim de buscar uma solução definitiva para o grave problema.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas