Comissão de Vereadores analisa, com bombeiros, a fiscalização das casas noturnas
Durante a reunião, foi apresentado um diagnóstico da situação que envolve a segurança de boates e outros estabelecimentos de eventos em Patos de Minas.
Os Vereadores integrantes da Comissão de Educação, Cultura, Turismo Esporte e Lazer (CECTEL), Lindomar Francisco Tavares (Presidente), Edimê Erlinda de Lima Avelar e Francimar Rosa dos Santos (Ditinho), reuniram-se com o comando da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Patos de Minas, na sexta-feira (1º).
A intenção foi conhecer o trabalho realizado atualmente pelos militares quanto à fiscalização de boates e casas noturnas da cidade, no que se refere aos cuidados preventivos que poderiam evitar tragédias como a de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
O Capitão Mauro Caixeta, comandante da Companhia, enfatizou que aumentou o número de denúncias sobre instalações irregulares e que todas elas são devidamente investigadas. Segundo ele, esse tipo de procedimento sempre foi realizado pelos bombeiros. O comandante apresentou números, mostrando que, em 2012, foram interditadas seis casas noturnas na região. A última interdição deu-se na segunda quinzena de janeiro deste ano por falta de equipamentos exigidos pelas normas de segurança. Vale ressaltar que os Bombeiros de Patos de Minas atendem a 17 municípios.
Um dos pontos cruciais, segundo o Capitão Caixeta, é a dificuldade para controlar o número de pessoas em determinados ambientes por falta da chamada “catraca eletrônica”, equipamento ideal para informação da quantidade de frequentadores, que deve ser instalado próximo da placa indicativa da capacidade de público.
O militar reclamou também da legislação, que deveria ser atualizada tanto em nível do estado quanto do município. Destacou, ainda, que a Câmara Municipal poderia votar um projeto de lei que exija do município a expedição de alvará de funcionamento, somente após a confirmação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Os Vereadores se propuseram a trabalhar nesse sentido e agradeceram ao comando dos Bombeiros. O Capitão Caixeta também cumprimentou os Vereadores pela iniciativa e garantiu sua presença no plenário da Câmara para manifestar seu apoio aos projetos que, por ventura, forem apresentados pela CECTEL.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas