Ferramentas de acessibilidade

Vereadores conhecem in loco os problemas do Parque Municipal do Mocambo e decidem realizar audiência pública

A visita foi programada para a manhã do dia 15 de março, a fim de se constatar a situação atual de um dos locais considerados cartão postal da cidade.

 

     Uma comitiva formada por representantes do Legislativo, do Executivo, de instituições de ensino, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, da imprensa local e moradores das proximidades do Parque Municipal do Mocambo realizou uma visita ao local percorrendo vários pontos afetados. A iniciativa partiu da Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (CECTEL) da Câmara Municipal de Patos de Minas, composta pelos vereadores Lindomar Francisco Tavares (presidente), Edimê Erlinda de Lima Avelar e Francimar Rosa dos Santos (Ditinho).

     Apesar da localização central e da fauna e flora naturais e de funcionar ali o Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues, o Parque do Mocambo apresenta vários problemas, como sujeira em vários pontos, erosões nas nascentes e veios de água – ameaçando inclusive as residências localizadas nas áreas adjacentes – além de sofrer a ação de vândalos que usam o local para o consumo de drogas. Como existem vários portões constantemente abertos, muitos motociclistas utilizam o interior do parque como atalho para o acesso a ruas próximas. Carros estacionados no pátio interior também se tornaram rotineiros.

     Os vereadores da CECTEL e de outras comissões presentes ouviram vários depoimentos e sugestões. O Reitor do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), Professor Raul Scher, por exemplo, entende que “é preciso definir o que se quer do parque e, a partir daí, implementar os melhoramentos necessários”. Na opinião dele, o Mocambo deve ser um lugar de lazer, de passeio, de contato com a natureza, por isso não deve contar com tantas entradas e saídas, pois isso torna difícil o controle e a conservação do parque.

     O Capitão R. Santos, da Polícia Militar, disse não ser possível manter policiamento permanente no local por falta de maior efetivo, mas que o comando da PM vai providenciar a circulação mais intensa de policiamento no entorno do parque.

     O Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Civuca Costa, anunciou que o Executivo já providenciou o processo de licitação para contratação de guarda armada 24 horas para o Parque do Mocambo.

     O vereador Lindomar Francisco Tavares, presidente da CECTEL, confirmou, durante a vista, a data de realização de uma audiência pública para ouvir a população sobre os problemas do Parque Municipal do Mocambo: dia 2 de abril, terça-feira, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

 

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2025 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa