Escola do Legislativo e Colégio Nossa Senhora das Graças promovem palestras na Câmara Municipal
A intenção é instigar nos jovens e cidadãos o interesse pelo engajamento político e pela educação para a cidadania.
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas e o Grupo de Estudos avançados do Colégio Nossa Senhora das Graças promoveram duas importantes palestras na tarde da última quarta-feira (3), no Plenário. A ocasião contou com a participação de estudantes, professores, vereadores, assessores e servidores
A primeira palestra, ministrada com muita propriedade pelo Professor de História do UNIPAM, Marcos Rassi, abordou aspectos relevantes da história de Patos de Minas. De forma dinâmica e descontraída, o Professor falou sobre as memórias de Patos de Minas e os principais marcos da cidade nas últimas décadas. Discorreu, ainda, sobre o atual cenário político do Brasil, inclusive realçando a importância das manifestações para a melhoria e evolução do país. Marcos Rassi, por fim, enfatizou o papel dos professores em “politizar a juventude dentro das escolas e, assim, irrigar o debate político, na tentativa de gerar jovens mais conscientes e atuantes”.
Separação, independência e harmonia constitucional dos poderesfoi o tema da segunda palestra da tarde, ministrada pelo Procurador e Consultor Jurídico da Câmara Municipal, Itamar José Fernandes. Foram expostos assuntos como as características e funções fundamentais do estado, separação dos poderes, princípios democráticos, cláusulas pétreas, três níveis de governo, funções típicas e atípicas dos poderes, mecanismos para o processo decisório, cultura do sigilo x cultura do acesso, entre outros. O Procurador encerrou a sua participação ressaltando a importância do esforço e engajamento de todos para a construção de uma sociedade melhor.
Ao final, foi colocado à disposição um espaço para que os presentes esclarecessem as suas dúvidas inerentes ao assunto. De acordo com o Presidente do Legislativo Patense, Vereador Otaviano Marques de Amorim, “o debate foi bastante positivo e despertou nos participantes a vontade de conhecer e participar um pouco mais da história do país e do município onde vivemos”.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas