Audiência Pública discute obra da Avenida Ivan Borges Porto
A definição de prazo para a conclusão da obra e assinatura de acordo entre as partes envolvidas comprovam o resultado positivo da iniciativa.
O estágio atual da obra de melhoramento da Avenida Ivan Borges Porto, localizada no bairro Jardim Centro, foi assunto da Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Patos de Minas na terça-feira (11). A iniciativa partiu da Vereadora-Presidenta, Edimê Erlinda de Lima Avelar, em atendimento ao abaixo-assinado encaminhado ao Legislativo pelos moradores daquela via pública pedindo ações dos agentes políticos para solucionar o problema.
Os trabalhos foram conduzidos pela mesa central, presidida pela Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar (Presidenta do Legislativo), composta também pelo Vereador João Bosco de Castro Borges - Bosquinho (1º Vice-Presidente), pelo Prefeito Pedro Lucas Rodrigues, pelo Diretor da construtora Araguaia Engenharia, Rodrigo de Araújo Rodrigues, pelo representante dos moradores da Avenida Ivan Borges Porto, Wander Virgílio Teixeira e pelo Vereador David Antônio Sanches (David Bala).
A galeria foi ocupada por diversos representantes dos moradores, os quais manifestaram enorme insatisfação com a demora do serviço, que se arrasta desde o segundo semestre de 2012, quando foi iniciado.
Após a abertura oficial da reunião pela Vereadora Edimê Avelar, o Sr. Wander Virgílio Teixeira, que representava os moradores na mesa central, solicitou à assessoria de comunicação da Câmara Municipal que fizesse a leitura da ata da audiência realizada por moradores com o Promotor de Justiça, Paulo César de Freitas, responsável pela 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo.
Consta do documento, o relato de diversos moradores sobre o histórico da obra e os problemas que vem afligindo residentes da avenida e de áreas próximas do local.
Houve intenso debate entre os representantes dos moradores, representantes da construtora Araguaia Engenharia, o prefeito Pedro Lucas Rodrigues e vereadores. O chefe do Executivo explicou tudo o que foi feito até o atual estágio e concluiu dizendo que o término do serviço depende agora somente da construtora.
O Sr. Rodrigo de Araújo Rodrigues, representante da diretoria da Araguaia Engenharia também justificou a demora na conclusão da obra dizendo que, pelo contrato, o prazo para a construtora terminar o serviço encerra-se em maio deste ano. Os representantes dos moradores não ficaram satisfeitos e exigiram a conclusão num tempo bem mais curto.
Finalmente, o Sr. Wander Virgílio Teixeira propôs um acordo naquele momento, de que fosse feito imediatamente o asfaltamento da Avenida, com prazo definido e assinatura de todos, e continuadas as obras até a sua finalização, o que foi aceito. Passou-se, então, à discussão do prazo final. Os representantes da Araguaia Engenharia pediram 20 dias para a conclusão. Os moradores tentaram reduzir para 10. Ao final, todos concordaram com 15 dias. Assim, até o dia 27 de fevereiro, caso não haja impedimento ocasionado pelas chuvas, terá sido feita, pelo menos, a pavimentação da Avenida Ivan Borges Porto.
Em seguida, todos assinaram o acordo redigido pela assessoria do Legislativo e a Vereadora-Presidenta, Edimê Avelar, deu por encerrada a audiência pública.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.