Adesp realiza balanço da Oficina do Futuro
A intenção do Presidente da Adesp, Lisandro de Queiroz Bicalho, é manter os parceiros e a sociedade em geral a par das iniciativas do Projeto Patos 2050.
A Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas (Adesp) convidou entidades e parceiros para sua reunião mensal, na última terça-feira (03/02), às 16 horas, no auditório da Fiemg Regional, com o objetivo de apresentar o balanço da Oficina do Futuro. A iniciativa, integrante do Projeto Patos 2050, conta com importantes parceiros como: Sebrae, Fiemg Regional, Prefeitura Municipal, Sindcomércio, CDL, Unipam, Adicer e outros representantes dos demais segmentos organizados de Patos de Minas, sendo que boa parte deles esteve presente.
O encontro foi aberto pelo Presidente da Adesp, Lisandro de Queiroz Bicalho, que falou sobre a parte do projeto que visa ao planejamento dos mais diversos setores da cidade, ao empreendedorismo e à visão de futuro, com metas a serem alcançadas. Bicalho destacou também o chamado “parque tecnológico”, previsto para cidades estrategicamente escolhidas, dentre elas Patos de Minas. Segundo ele, esse é outro objetivo pelo qual já estão trabalhando.
O Presidente da Adesp citou alguns temas relacionados entre os muitos abrigados pelo projeto. Um deles, para o qual conta com a participação direta da Prefeitura Municipal, está relacionado à melhoria da acessibilidade nos prédios públicos, um fato que merece atenção especial. Outro é a iniciativa da Adesp de criação de um site para divulgar informações e fotos de Patos de Minas. Em seguida, convidou para explicar mais sobre as realizações o Reitor do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), Professor Milton Roberto de Castro Teixeira.
O tema mais comentado durante a reunião principal foi a modernização do Parque Municipal do Mocambo. Para falar sobre isso, a Adesp convidou o consultor empresarial, Renato Rezende, da Mprado Consultoria Empresarial, que apresentou um estudo visando à recuperação, revitalização e ocupação do local.
De acordo com Rezende, a definição do projeto para a conhecida área ambiental da cidade conta com parcerias importantes, como o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), o Conselho Integrado do Meio Ambiente (Cima), a Prefeitura Municipal e diversas entidades. Para ele, torna-se necessário, entretanto, um trabalho articulado, de agora em diante, para se conseguir a viabilidade econômica fundamental para a execução.
Renato Rezende ressaltou ainda a importância do envolvimento das escolas, inclusive do ensino médio, para criação da consciência em torno do parque ecológico. “Não basta abraçar a causa do Mocambo, é preciso amar a ideia”, concluiu.
Na oportunidade, também convidado a se manifestar, o Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, Virgílio Ferreira Borges, enalteceu o trabalho dos parceiros e fez considerações acerca dos serviços concernentes à Administração Municipal. “Não vejo grandes dificuldades pela frente no que se refere ao Parque Municipal do Mocambo, pois não está faltando esforço e, com as parcerias, vamos chegar lá”, concluiu Virgílio Borges.
Para tratar dos diversos assuntos previstos no projeto, foram formados quatro grupos de trabalho, os quais se reúnem periodicamente. Nesta terça-feira, antecedendo a reunião principal, os integrantes sintonizaram suas atividades. Num desses grupos, o que trata da organização de trânsito, transporte e mobilidade urbana, do qual faz parte o Vereador-Presidente do Legislativo de Patos de Minas, Francisco Carlos Frechiani, foram discutidos os próximos passos a serem dados. O Vereador comentou a necessidade de avanços nessa área, com celeridade e iniciativas práticas, já que os problemas se avolumam rapidamente.
No final da reunião promovida pela Adesp, Frechiani pediu a palavra para comentar alguns assuntos que preocupam os patenses. O Presidente do Legislativo aproveitou para cobrar um maior envolvimento da sociedade organizada quanto às decisões tomadas pelo Executivo e às votações realizadas na Câmara Municipal. Acrescentou que “a pauta da Reunião Ordinária, agora semanal, está sendo regularmente enviada para todas as entidades, instituições, associações, órgãos públicos, clubes de serviços, dentre outros, exatamente para ser conhecida e discutida previamente. Havendo interesse, é só contatar os vereadores ou comparecer às reuniões”, frisou Frechiani. Finalizou cumprimentando aos participantes da reunião e se colocando à disposição de todos.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.