Governo do Estado homenageia os novos comendadores
Criada pela Lei 10.573, de 30 de dezembro de 1991 e regulamentada pelo Decreto 33.473, de 1º de abril de 1992, a Comenda Antônio Secundino de São José é outorgada aos agraciados durante a Festa Nacional do Milho.
Este ano, a solenidade realizada no dia 2 de maio no Salão DB Eventos sofreu duas horas de atraso devido à forte chuva que caiu sobre a cidade e região no início da noite. O temporal impediu que o avião que trazia a comitiva do Governo do Estado aterrissasse no Aeroporto de Patos de Minas, que não opera por instrumento.
Dessa forma, o Vice-Governador, Antônio Andrade, o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, o Secretário de Estado da Fazenda, José Afonso Bicalho e o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Sávio de Souza Cruz, tiveram que retornar a Capital do Estado, depois de um tempo de espera em Uberlândia.
Coube ao Prefeito de Uberaba, Paulo Piau, a entrega da comenda aos agraciados, auxiliado pela Rainha Nacional do Milho de 2015, Jaciara Alves de Mendonça, e pelas Princesas Kássia Araújo Soares e Natália da Silva Gomes Marins.
O presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui da Silva Verneque, um dos homenageados com a Comenda Antônio Secundino, discursou em nome dos demais agraciados, ressaltando que “é uma grande honra receber esse reconhecimento”. Em seu discurso, Verneque afirmou também que “a medalha é uma forma de demonstração de que o trabalho honesto é relevante para o desenvolvimento do país”.
O Poder Legislativo de Patos de Minas esteve representado pelo Vereador-Presidente, Francisco Carlos Frechiani, que compôs a mesa de honra.
Entre os 13 homenageados de 2015, escolhidos pelo Conselho da Comenda, estão três empresários patenses: Clênio Antônio Gonçalves (empreendedor), Fausto José Luciano (agricultor) e Tomio Fukuda (agricultor).
A seguir, a relação dos novos comendadores:
- Antônio Giacomini Ribeiro – professor
- Clênio Antônio Gonçalves – empreendedor
- Fausto José Luciano – agricultor
- João Cruz Reis Filho – Secretário de Estado da Agricultura
- José Afonso Bicalho – Produtor Rural
- José Alberto de Ávila Pires – engenheiro agrônomo
- Luiz Antônio de Bastos Andrade – professor
- Maria Laene Moreira de Carvalho – engenheiro agrônomo
- Nelson Carneiro Baião – professor
- Rui da Silva Verneque – pesquisador
- Rubens Alves de Oliveira – professor
- Tomio Fukuda – agricultor
- Vitor Vanete de Araújo – professor
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
Fotos: Rejane Gomes - Jornal Folha Patense