SÍNTESE DA 3ª REUNIÃO DO 11º PERÍODO ORDINÁRIO DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA – DIA 26 DE NOVEMBRO DE 2015 – 14 HORAS – PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL – RUA JOSÉ DE SANTANA, 506 – 3º ANDAR.
1ª PARTE – EXPEDIENTE – Duração: 1 hora – Art. 72, § 1º – REGIMENTO INTERNO
* Chamada inicial: Todos os 17 Vereadores presentes.
* Oração: Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar.
* Tribuna Livre;
* Oradores Inscritos;
*Apresentação, sem discussão, de proposições;
2ª PARTE – ORDEM DO DIA – Duração: 2 horas – Art. 72, § 2º - REGIMENTO INTERNO
* Discussão e votação de projetos e demais proposições em pauta, com duração de 1 (uma) hora;
* Comunicações dos Vereadores;
* Leitura e despacho de correspondências;
* Leitura, discussão e aprovação da ata da reunião anterior (obs.: a leitura da ata da reunião anterior poderá ser dispensada pelo Plenário, caso o seu conteúdo tenha sido disponibilizado aos parlamentares, conforme art. 75, § 4º do Regimento Interno).
* Ordem do dia da reunião seguinte;
* Chamada final.
TRIBUNA LIVRE I: Geize Carla Soares Marques – Coordenadora do Programa Socioambiental de Proteção, Preservação, Recuperação e Conservação de Recursos Hídricos das nascentes pertencentes às microbacias dos rios Paranaíba e São Francisco (Pronascentes).
ASSUNTO: Balanço do Programa Pronascentes durante o ano de 2015.
Com a finalidade de fazer um balanço do Programa Socioambiental de Proteção, Preservação, Recuperação e Conservação de Recursos - Pronascentes durante o ano de 2015, fez uso da tribuna livre a coordenadora do programa, Geize Carla Soares Marques, que falou do trabalho desenvolvido para a recuperação das nascentes em Patos de Minas.
Geize destacou que se trata de um importante projeto ambiental, relatando que o Pronascentes foi criado em Patos de Minas, no início deste ano, com duração indeterminada, visando à recuperação das nascentes dos rios Paranaíba e São Francisco, rios esses que constituem as duas bacias hidrográficas que banham o município. Segundo ela, o Pronascentes conta com vários parceiros, como Copasa, Prefeitura, Unipam, Prefeitura Municipal, Cemig, Limpebras, Fiemg, Codema, IFTM, Ministério Público, Câmara Municipal, IFTF, entre outros.
De acordo com Geize, o lançamento do programa foi precedido de visitas a campo às propriedades rurais, com o objetivo geral de estabelecer processos conservacionistas de proteção, recuperação e preservação das nascentes. Explicou sobre algumas metodologias do processo, exemplificando alguns procedimentos que aconteciam de forma incorreta e como estão sendo realizados agora, de maneira adequada.
A Coordenadora Geize também falou sobre as atividades desenvolvidas pelo Pronascentes citando algumas ações como: sensibilização as pessoas para agirem com consciência ambiental; cadastramento dos proprietários; cadastro e diagnóstico dos locais; propostas de construção de viveiros comunitários para a produção de mudas de espécies nativas; orientações técnicas; palestras e capacitação de multiplicadores; entre outras.
Além disso, Geize Carla apresentou o hino do Pronascentes, composto pelo Professor do Conservatório Municipal, Eduardo Barcelos, e cantado pelos seus alunos do coral, o qual incentiva a preservação das nascentes; como também apresentou o diagnóstico da microbacia do Córrego Caixa D’água, que nasce no Parque Municipal do Mocambo; o diagnóstico de córregos situados em diversos distritos de Patos de Minas; e os diagnósticos realizados no córrego da Fazenda Canavial.
O Vereador José Lucilo da Silva Júlio - Duda, autor do projeto de lei que deu origem à Lei Municipal Complementar nº 501, de 19 de janeiro de 2015, a qual instituiu o Pronascentes, falou da sua alegria de o programa ter nascido na Câmara Municipal e parabenizou a Coordenadora pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, pedindo a ela que continue, com entusiasmo e profissionalismo, abraçando essa tão importante causa ambiental.
Enfim, outros Vereadores também se manifestaram, esclarecendo dúvidas, solicitando providências em áreas específicas e parabenizando a Coordenadora e sua equipe pela devoção ao meio ambiente.
TRIBUNA LIVRE II:
Conquanto não estivesse previamente inscrito, fez breve uso da tribuna o Coordenador Nacional das Políticas Quilombolas, Presidente da Associação dos Remanescentes dos Quilombos Teodoro Oliveira e Ventura (Arqtov) e Conselheiro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), José Antônio Ventura (Senhor Ventura). Na ocasião, Sr. Ventura, acompanhado do Sr. Enilson, continuou a entrega das medalhas “Zumbi dos Palmares”, iniciada na última Reunião Ordinária do dia 19/11, aos Vereadores que ainda não haviam recebido e a um servidor da Câmara Municipal, representando os demais, e, conclamou a todos os parlamentares a ajudarem na implantação da Secretaria de Igualdade Racial.
PROJETOS DE LEI PAUTADOS PARA DISCUSSÃO EM 1º TURNO (DESTINADO À ANÁLISE E DISCUSSÃO DA CONSTITUCIONALIDADE, LEGALIDADE E REGIMENTALIDADE DAS PROPOSIÇÕES).
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR:
652/2015 Altera as Leis Complementares nos 271, de 1º de novembro de 2006, e 320, de 31 de dezembro de 2008, modificando o perímetro urbano da sede do Município de Patos de Minas.
AUTOR EXECUTIVO MUNICIPAL
Relator do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Otaviano Marques.– Retido na Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) até a retirada pelo Executivo.
Obs: O autor justifica que“o projeto epigrafado visa a orientar, de forma racional, o desenvolvimento da cidade, iniciativa adotada com intuito de nortear o processo de crescimento da sede do município, preparando-o para, progressivamente, expandir a área de ocupação urbana e fomentar o desenvolvimento comercial em áreas periféricas”, salientandoque“o entorno da área acrescida já se encontra densamente povoado”.
A área corresponde a 16,50 (dezesseis hectares e cinquenta ares) e se encontra na Fazenda Estreito e Aragão.
PROJETOS DE LEI:
4207/2015 Autoriza o Executivo Municipal a promover a desafetação e dação em pagamento de imóvel, à Ubiraci José Pinheiro.
AUTOR EXECUTIVO MUNICIPAL
Relator do Parecer da CLJR*sobre o Projeto: Vereador Bartolomeu Ferreira – Aprovado por 16 votos
Obs: O autor apresenta a seguinte justificativa:
“A dação em pagamento é um acordo de vontades entre credor e devedor, por meio do qual o primeiro concorda em receber do segundo, para exonerá-lo da dívida, prestação diversa da que lhe é devida.
O devedor só se desonera da obrigação após entregar ao credor exatamente o objeto que prometeu dar, ou realizar o ato a que se comprometeu, ou se abster da prestação, nas obrigações de não fazer. Do contrário, a obrigação converter-se-á em perdas e danos.
O terreno desafetado é destinado a equipamento comunitário, situado na Rua 01, esquina com a Rua Cocada Bairro Nossa Senhora de Fátima, com área de 601,30² (seiscentos e um metros e trinta centímetros quadrados), que após desafetado será dado em pagamento ao Sr. Ubiraci José Pinheiro, por indenização de imóvel de sua propriedade desapropriado para fins de alargamento da Rua Antônio Amâncio Filho”.
4237/2015 Institui, no Município de Patos de Minas, o “Dia do DeMolay”.
AUTORA EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR
Relator do Parecer da CLJR*sobre o Projeto: Vereador Lindomar Tavares - Aprovado por 16 votos
4239/2015 Declara de utilidade pública a Associação Mineira de Crédito Popular.
AUTOR DAVID ANTÔNIO SANCHES – David Balla
Relator do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Otaviano Marques - Aprovado por 16 votos
4240/2015 Altera o art. 6º da Lei nº 7.055, de 12 de janeiro de 2015, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Patos de Minas para o exercício financeiro de 2015, e dá outras providências. (“Art. 6º Ficam os Poderes Executivo e Legislativo, respeitadas as demais prescrições constitucionais e nos termos do inc. I do art. 7º da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, autorizados a abrirem créditos adicionais suplementares até o valor correspondente a 20% (vinte por cento) da Despesa Total Fixada no art. 1° desta Lei, com a finalidade de incorporar valores que excedam as previsões constantes desta Lei, mediante a utilização de recursos provenientes de:”)
AUTOR EXECUTIVO MUNICIPAL
Relator do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Bartolomeu Ferreira – Retido na Comissão de Legislação, Justiça e Redação - CLJR
OBS: O autor apresenta a seguinte justificativa:
“Em função do contexto socioeconômico que o País vem passando, refletindo assim nos municípios e da própria dinâmica administrativa, algumas dotações se mostram insuficientes para dar continuidade aos serviços públicos, trazendo como conseqüência a solicitação de alteração da Lei nº 7.055, de 12 de janeiro de 2015, já alterada pela Lei nº 7.181, de 3 de novembro de 2015.
Solicitamos, portanto, a presente elevação do referido índice de 15% para 20% do valor das despesas previstas, e esclarecemos aos nobres vereadores que o Orçamento do Município não será modificado no seu valor final de R$ 429.000.000,00, permanecendo inalterado, apenas com alocações de valores em algumas dotações e em contrapartida diminuições de outras dotações em igual valor.”
4241/2015 Declara de utilidade pública o Centro de Filantropia Espiritual e Material Obreiros da Caridade.
AUTOR OTAVIANO MARQUES DE AMORIM
Relator do Parecer da CLJR*sobre o Projeto: Vereador Lindomar Tavares - Aprovado por 16 votos
4242/2015 Denomina Joaquim Paulo e Silva a Rua localizada no trecho da quadra 30, setor 25, entre a Rua Gerôncio Gonçalves e Avenida Deputado Binga, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.
AUTOR ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa
CO-AUTOR JOSÉ CARLOS DA SILVA - Carlito
Relator do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Bartolomeu Ferreira - Aprovado por 16 votos
ANÁLISE DE RECURSOS SOBRE PROJETOS (Artigos 46 e 47 do Regimento Interno)
4222/2015 Altera artigo da Lei nº 6.850, de 3 de dezembro de 2013, que institui a Festa do Milho Popular na Praça – Fenapraça e dá outras providências.
AUTOR LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA – Retido na Comissão de Legislação, Justiça e Redação - CLJR
4225/2015 Oficializa, no Município de Patos de Minas, a Corrida do Pipoquinha, e dá outras providências.
AUTOR BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR – Retido na Comissão de Legislação, Justiça e Redação - CLJR
4232/2015 Oficializa, no Município de Patos de Minas, a Semana “Balaio de Arte e Cultura”, e dá outras providências.
AUTOR LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA – Retido na Comissão de Legislação, Justiça e Redação - CLJR
OBS:Os referidos projetos receberam pareceres contrários da Comissão de Legislação, Justiça e Redação – CLJR. Em conformidade com o Regimento Interno (artigos 46 e 47), foram interpostos recursos contra a conclusão da CLJR, cabendo, agora, ao Plenário decidir sobre a tramitação ou não dessas proposições.
VETO INTEGRAL À PROPOSIÇÃO DE LEI Nº 1363/2015
Dispõe sobre a reserva de vagas em creches para crianças em idade compatível, cujas mães tenham sido vítimas de violência física ou sexual.
AUTOR DO PROJETO: ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa – Veto rejeitado por 16 votos
VETO INTEGRAL À PROPOSIÇÃO DE LEI Nº 1369/2015
Denomina Joaquim de Paulo e Silva a nova rua até então denominada Avenida Tomaz de Aquino, localizada no Bairro Nossa Senhora de Fátima.
AUTOR DO PROJETO: ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa – Veto mantido por 16 votos
PROJETOS DE LEI PAUTADOS PARA VOTAÇÃO EM 2º TURNO (DESTINADO À ANÁLISE E DISCUSSÃO DO MÉRITO DAS PROPOSIÇÕES).
Obs. A Comissão de Mérito é aquela que examina determinada proposição sob o ponto de vista exclusivamente de conveniência e oportunidade técnico-política de sua aprovação ou rejeição, isto é, se o projeto é bom ou ruim ao interesse público.
4219/2015 Autoriza a ligação de água independente de nova ligação de esgoto nas condições que menciona.
AUTOR ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa – Aprovado por 16 votos
Obs.O autor justifica que“opresente projeto visa a proteger o interesse público, evitando-se a danificação desnecessária das vias públicas, provocadas com o corte no asfalto, para realização de ligação de esgoto no caso de ligação de água, notadamente naqueles imóveis já edificados quando da celebração do Contrato de Programa com a COPASA, em dezembro de 2008.
Isso porque, na maioria dos casos, não há qualquer necessidade de nova ligação de esgoto, pois a rede existente é suficiente ao atendimento dos imóveis e do interesse público”.
4235/2015 Inclui o Festival “Só no Tira-Gosto” no calendário oficial de eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e dá outras providências.
AUTOR EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 16 votos
Obs: O autor apresenta a seguinte justificativa:
“O“Festival Só no Tira-Gosto” foi criado com o objetivo de valorizar a gastronomia popular, como fato cultural de grande importância, bem como oferecer ao público a degustação de pratos usualmente servidos nos restaurantes e bares da cidade, atraindo não apenas os consumidores habituais, mas, principalmente novos clientes, estimulando o comércio e a renda dos estabelecimentos inscritos.
Dessa forma, fortalecer a gastronomia local, incentivar o desenvolvimento do turismo local e disseminar conhecimentos de manipulação higiênica dos alimentos, técnicas de gestão e de bom atendimento das pequenas empresas de alimentação, fomentando o seu crescimento e engrandecendo a economia do Município.
Pelo exposto acima, e tendo em vista o sucesso alcançado nas edições anteriores do Festival, tem-se a necessidade de sua inclusão no calendário oficial de eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.”
PROJETO DE RESOLUÇÃO
293/2015 Cria a Medalha de Mérito da Saúde “Dr. Antônio Vieira Caixeta” a ser outorgada pela Câmara Municipal de Patos de Minas.
AUTOR LEGISLATIVO PATENSE – Aprovado por 16 votos
PAUTA DE INDICAÇÕES, MOÇÕES E REQUERIMENTOS: – Aprovados por 13 votos (Ausência justificada dos Vereadores Itamar André dos Santos, José Carlos da Silva (Carlito) e Otaviano Marques de Amorim).
De acordo com o Regimento Interno (Resolução 289/2015):
Art. 118. Indicação é a proposição por meio da qual o Vereador sugere às autoridades competentes medidas de interesse público, respeitadas, em qualquer hipótese, as funções e competências constitucionais e legais.
Art. 119. Moção é a proposição em que é sugerida a manifestação política da Câmara sobre determinado assunto, reivindicando providências, aplaudindo, congratulando, hipotecando solidariedade ou apoio, manifestando pesar, apelando, protestando ou repudiando.
Art. 120. Requerimento é a proposição dirigida por qualquer Vereador, Comissão, Bancada Partidária ou Bloco Parlamentar, ao Presidente ou à Mesa, sobre matéria de competência da Câmara.
INDICAÇÕES
Nº/AUTOR ASSUNTO
0556/2015 Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias,junto aos receptivos órgãos competentes, para a realização de melhorias na iluminação pública da Avenida Patrício Filho, entre os bairros Jardim Esperança e Morada do Sol.
AUTOR Vereador VALDIR REIS DE JESUS
0557/2015 Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de poda das árvores da Praça Clarimundo Teixeira Pinto, no Bairro Jardim Panorâmico.
AUTOR Vereador VALDIR REIS DE JESUS
0558/2015 Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias, junto ao Secretário Municipal de Infraestrutura, para realização de capina e poda do mato que se encontra no interior e ao redor da rotatória da Avenida Tomaz de Aquino, esquina com a Rua Potiguares, no Bairro Alvorada.
AUTOR Vereador ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa
0559/2015 Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a implantação de uma academia ao ar livreao lado da quadra poliesportiva localizada na Praça Celso Maurício Silva, situada entre as ruas México,Diamantina, José Wilson Rodrigues e Jamaica, no Bairro Boa Vista.
AUTOR Vereador VALDIR REIS DE JESUS
0560/2015 Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a implantação de uma academia ao ar livre na Praça Sol Nascente, situada entre as ruas Mucuri,Eucaliptos e Paraopeba, no Bairro Jardim Esperança.
AUTOR Vereador VALDIR REIS DE JESUS
0561/2015 Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a implantação de uma academia ao ar livreao lado da quadra de esportes Enio José de Sousa Amorim, situada entre as ruas Olga Amorim da Silva Freitas,Chiquinha do Bé, Alceu Pereira Cardoso e Fausto Tomaz Aquino, no Bairro Jardim Panorâmico.
AUTOR Vereador VALDIR REIS DE JESUS
0562/2015 Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias,junto ao Secretário Municipal de Infraestrutura, para realização de poda de árvores e do mato nos canteiros da Avenida João Cyrino, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.
AUTOR Vereador ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa
0563/2015 Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias,junto ao Secretário Municipal de Infraestrutura, para realização de poda de árvores e da grama na Rua Edson Nunes de Paula, nos bairros Nossa Senhora de Fátima e Residencial Barreiro.
AUTOR Vereador ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa
0564/2015 Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para o alongamento dos bueiros na Rua do Gigante, próximo ao Beco do Gigante, no Bairro Vila Garcia.
AUTOR Vereador ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa
INDICAÇÃO SOB VISTA DO VEREADOR LÁSARO BORGES EM 19/11/2015.
0555/2015 Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias,junto ao Governador e Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, ao Deputado Estadual Dr. Hely Tarquínioeà Presidente da Copasa, visando àinstalação da Regional da Copasa na cidade de Patos de Minas.
AUTOR Vereador ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa
REQUERIMENTOS – SOLICITAÇÃO
069/2015 Ao Prefeito Municipal, solicitando o envio à CâmaraMunicipal de cópia do parecer jurídico de indeferimento referente ao processo número 16900/2015, no qual é requerente o Senhor Eliseu Alves Damasceno.
AUTOR Vereador VICENTE DE PAULA SOUSA
REQUERIMENTOS – VOTOS DE PESAR
0555/2015 Eduardo Araújo de Oliveira
AUTORES Vereadores VICENTE DE PAULA SOUSA, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, JOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO – Duda e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.
0556/2015 Ermantino Ribeiro
AUTORES Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.
0557/2015 Lucy Maria Nogueira Londe
AUTORES Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.
0558/2015 Oneide Maria de Souza
AUTORES Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.
0559/2015 Leomar de Aquino Nunes
AUTORES Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.
0560/2015 José Alves Pereira (José Salvino)
AUTORES Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.
0561/2015 Osmerina Felisbina de Lima
AUTORES Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.
0562/2015 Pedro Peres Carvalho
AUTORES Vereador DAVID ANTÔNIO SANCHES – David Balla
Próxima Reunião Ordinária:
Dia 3 de dezembro de 2015, às 14 horas, no Plenário.