Mesa Diretora da Câmara promove reunião de apresentação do SAPL

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos de Minas reuniu-se nesta terça-feira (31), às 14 horas, no Plenário, com o objetivo de apresentar aos servidores, vereadores e assessores da Casa o novo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Municipal (SAPL). O SAPL é um software produzido pelo Interlegis em conjunto com a comunidade legislativa para apoiar e modernizar as atividades mais importantes de uma casa legislativa, aumentando a agilidade e a exatidão dos serviços envolvidos. Ele é responsável por normatizar as ações desenvolvidas no âmbito do Processo Legislativo, sendo um agente efetivo de modernização e de melhoria da qualidade das leis produzidas.

Na ocasião, o Chefe da Divisão de Informática, Paulo César Caixeta, e a Analista Legislativo, Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes, explicaram de forma pedagógica o funcionamento do SAPL, dando ênfase às inúmeras vantagens do Sistema: garante maior transparência, segurança, organização, qualidade e eficiência das informações; possibilita o lançamento de proposições online no sistema diretamente do gabinete do Parlamentar; facilita a publicidade legislativa, já que a informação digital, com o uso da Internet, pode ser facilmente publicada, encontrada e utilizada; permite a pesquisa por tipo de matéria, número, ano, autor, tipo de autor, partido do autor, período de apresentação, relator, assunto ou qualquer palavra do texto da proposição, além de indicador de tramitação e situação atual da tramitação, entre outras vantagens.

Durante a reunião, a Presidente da Câmara, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota – frisou a necessidade de que todos conheçam e saibam utilizar o SAPL, a fim de contribuir para a melhoria das atividades do legislativo patense e consequentemente facilitar a vida do cidadão, o qual poderá acompanhar todas as tramitações legislativas pela internet.

Visita da Câmara de Visconde do Rio Branco - MG

A Câmara Municipal de Patos de Minas recebeu nesta data a visita do Presidente da Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco - MG, o Vereador Jayme Silva Filho, da Secretária Parlamentar Adrine de Paula Almeida e do Assessor Legislativo Sérgio Aroeira Braga Filho, os quais tinham como objetivo compreender o funcionamento do SAPL, já que o Sistema está sendo implantado na referida Casa Legislativa.

Os visitantes conheceram os departamentos da Câmara de Patos de Minas, os respectivos servidores e posteriormente participaram da reunião de apresentação do SAPL, sanando as suas dúvidas sobre os processos inerentes ao Sistema. A visita foi produtiva, uma vez que possibilitou à Câmara de Visconde do Rio Branco conhecer algumas peculiaridades do Sistema, ao passo que os servidores da Câmara de Patos de Minas puderam trocar experiências sobre o trabalho legislativo de outro município.

AUTORES: Carla Matos / José Afonso da Silva

FONTE: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.