Realizado o 1º Fórum Permanente de Políticas Públicas voltadas à juventude do Alto Paranaíba
A iniciativa foi do Conselho Municipal da Juventude de Patos de Minas, em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas.
O Conselho Municipal da Juventude de Patos de Minas realizou, em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, no dia 08 de dezembro de 2015, no Plenário da Câmara, o 1º Fórum Permanente de Políticas Públicas voltadas a juventude do Alto Paranaíba.
Com uma temática visual e teórica direcionada para o público jovem, os palestrantes se dispuseram a oferecer os seus conhecimentos e metas visando a despertar o gosto pela participação política e pública dos jovens em questões sociais.
O Vereador e Professor Braz Paulo de Oliveira Júnior esteve presente no evento e destacou a importância da participação juvenil na política e a necessidade de criação de metas e projetos voltados para esse público. Por sua vez, José Antônio Ventura, Presidente da Confederação Quilombola, compartilhou sua vasta experiência no movimento para restauração da Consciência Negra, destacando a importância do resgaste da cultura afrodescendente e dos valores conquistados pelos negros, que não podem ser apagados. Já, o Promotor de Justiça da Promotoria da Infância e Juventude, Paulo Henrique Delicole, exemplificou a importância da família na participação do crescimento intelectual do jovem e a necessidade de uma base sólida cristã para o desenvolvimento infanto-juvenil.
A Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal também esteve presente no Fórum. Conduzido pelos servidores Gabriel Gomes Canedo e Itamar José Fernandes, o público presente foi convidado a debater sobre o Estatuto da Juventude; o que diz a Constituição Federal sobre o tema; e os direitos dos jovens na cidadania. O Presidente do Legislativo, Vereador Francisco Carlos Frechiani, bem como os Vereadores Edimê Erlinda de Lima Avelar, João Batista Gonçalves (Cabo Batista), José Carlos da Silva (Carlito) e José Lucilo da Silva Júlio (Duda) também prestigiaram o evento.
Enfim, estudantes de níveis médio e superior e participantes de diversos setores sociais marcaram presença no Fórum, que representou um ponto de partida para o engajamento de jovens na agenda política do Município, bem como deixou uma mensagem de incentivo de que é possível modificar o que está ruim por meio da participação popular, sobretudo dos jovens.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.