Escola do Legislativo promove 1ª atividade de 2012

"A grandeza da vida: talentos, valores e felicidade" foi o tema da primeira palestra do ano promovida pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, realizada na tarde da última segunda-feira (06), no Plenário. A palestra foi ministrada pelo Educador, Terapeuta Ayurvédico e de Constelações Familiares e, ainda, Professor de Física e de Yoga Mário Lúcio Silva, o qual, com muita sabedoria e experiência de vida, deixou uma mensagem de otimismo e motivação aos vereadores, assessores, servidores e visitantes presentes.

De acordo com Mário Lúcio, a grandeza da vida se pauta em três pilares: no conhecimento, nos talentos e nos valores das pessoas, que, aliados aos propósitos de vida de cada um, possibilitam o crescimento espiritual e filosófico do indivíduo. Entretanto, Mário alertou que não há grandeza de vida sem sacrifícios e privações de liberdade, mas, no momento certo, ambos serão recompensados.

Durante a palestra, Mário Lúcio deixou claro que, para o sucesso das relações interpessoais, é preciso conhecer primeiramente a si mesmo e praticar frequentemente o verbo “humildar”, que, segundo ele, faz toda a diferença no ambiente de trabalho. Como exemplo disso, relatou a sua experiência vivida na Índia, onde ele pôde conhecer um povo possuidor de uma identidade cultural única, baseada na cordialidade e na servidão ao próximo.

O momento também foi de descontração e cultura. Além de realizar uma dinâmica em grupo e passar a música “Luz do Sol”, de Caetano Veloso, como exemplos da grandeza da vida, Mário Lúcio apresentou, por meio de slides, a crônica “Escutatória”, de Rubem Alves, o qual diz, em um determinado trecho, que “Somos todos olhos e ouvidos. (...) talvez, essa seja a essência da experiência religiosa - quando ficamos mudos, sem fala. Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia, ouvimos a melodia que não havia, que de tão linda nos faz chorar. Para mim Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também. Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto...”.

Para finalizar, Mário Lúcio frisou a importância de acordar todos os dias com otimismo e de aproveitar cada minuto da vida com muita alegria. Para ele, as três primeiras atitudes que as pessoas deveriam ter pela manhã são: SORRIR, RELEMBRAR OS PROPÓSITOS DA VIDA E FINALMENTE AGRADECER. Afinal, “deu certo de novo”. Assim, “não seremos felizes um dia, pois isso só é possível AGORA”, concluiu.

Sob nova Organização

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas consolida-se como importante ferramenta de formação de agentes públicos, políticos e da população em geral para o exercício da cidadania. Atualmente está sob a organização dos seguintes servidores da Câmara: a Contadora Adenísia de Leles Sousa (Diretora da Escola), o Redator Geovane Fernandes Caixeta (Coordenador de Cursos) e a Analista Legislativo Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes (Secretária).

A próxima atividade promovida pela Escola do Legislativo será a palestra “Lei eleitoral: aspectos controvertidos e condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral”, a ser ministrada pelo Procurador e Assessor Jurídico da Câmara, Dr. Itamar José Fernandes. A palestra será realizada na próxima quinta-feira (09), às 09 horas, no Plenário, e terá como público-alvo vereadores, assessores e servidores da Casa.

AUTOR: Carla Matos / José Afonso da Silva

FONTE: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas