Nova reunião discute o Projeto Plantando Vida

Foi realizada nesta terça-feira (07), às 19h30, no Plenário da Câmara, a segunda reunião para discutir a reativação do Projeto Plantando Vida, mantido pela Prefeitura de Patos de Minas, com o apoio de alguns parceiros.  O referido Projeto foi instituído pela Lei Municipal nº 5.848, de 26 de março de 2007, determinando que os pais de cada criança nascida no Município de Patos de Minas fossem presenteados com um muda de árvore.

A reunião foi convocada pelo autor do Projeto que deu origem à referida lei, o Vereador João Batista Donizetti da Cruz – Batista Miúdo –, e contou com a presença dos seguintes convidados: Dr. Itamar José Fernandes, Procurador e Consultor Jurídico da Câmara Municipal; Sargento Radamés Soares Moreira e Soldado Emiliano Ribeiro Silva, da 10ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito; Marcela Viana de Barros Abdo, Karen Karoline Santos e Douglas Batista Alves, da FIEMG Regional; Edson Carlos Caetano, da Terrena; Gláucia Rosa Pereira Fonseca, do Hospital Imaculada Conceição; Agnaldo de Lima Caetano, da Copasa; Valmir Cândido da Silva, do Caiçaras Country Club; Francisco José Moura de Mendonça, Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Patos de Minas e Rodrigo Barbosa Borges, representante da CTBC.

De acordo com o Vereador, o Plantando Vida não tem dono, é de todos e para todos, por isso a necessidade de mais participação dos diferentes segmentos de Patos de Minas.  Na sequência, falou a representante da FIEMG, Marcela Viana de Barros Abdo, esclarecendo que a instituição está deixando, apenas, a coordenação do Projeto, mas não a parceria, uma vez que, segundo Marcela, a FIEMG está disposta a ajudar no que for preciso, pois acredita no sucesso do Projeto e na sua relevância para o meio ambiente e para a cidadania no Município. Além disso, o Procurador e Assessor Jurídico da Câmara, Dr. Itamar José Fernandes, argumentou que o Projeto deve sofrer algumas alterações para melhor atender aos objetivos originais, que são a promoção da sustentabilidade, a preservação e a educação ambientais.

Diante disso, vários convidados manifestaram as suas ideias e opiniões sobre a viabilidade do Projeto. Entre elas, foi sugerida a realização de campanhas educativas na semana do meio ambiente (em março) e no dia da árvore (em setembro), aproveitando as ocasiões para convidar a todos para outro evento, sugerido para novembro, em que seria realizado o plantio das mudas em uma determinada área urbana ou rural. Todos os presentes consideraram a realização dos eventos de suma importância, já que as mães que não pudessem pegar as mudas após o nascimento do filho, ou pela agitação do momento ou por não terem espaço suficiente em casa, poderiam aderir à causa por meio das atividades.  Outra sugestão foi a realização dos cadastros das gestantes durante o pré-natal e, consequentemente, da entrega de vales-mudas a essas futuras mães, o que possibilitaria a elas buscarem a planta em centros de distribuição específicos, os quais ainda serão definidos.

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Patos de Minas, Francisco José Moura de Mendonça, se colocou à disposição para auxiliar no que for preciso e frisou a importância de se dar sequência ao Projeto, devido ao seu caráter social, ambiental e cultural. Os representantes da 10ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, a representante do Hospital Imaculada Conceição e os demais presentes também se prontificaram a contribuir para a otimização do Projeto.

Após algumas discussões, chegou-se ao consenso de que o Projeto precisa ser formatado, incluindo as sugestões advindas das duas reuniões já realizadas e as atribuições dos novos parceiros no que concerne à distribuição e à conservação das mudas. Também serão realizadas novas visitas e convites a instituições e empresas. A próxima reunião será realizada após a configuração do Projeto, em data a ser definida.

AUTOR: Carla Matos / José Afonso da Silva

FONTE: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas