Comissão de Educação do Legislativo se mobiliza em prol de local adequado para novo endereço da Semed
Reunião realizada na manhã de terça-feira (8)/03), no Plenarinho Vereador João Ricardo de Oliveira da Câmara Municipal de Patos de Minas, discutiu a mudança de endereço da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Instalada em um dos andares do Edifício Auzônea Rosa Vieira, na Rua Dores do Indaiá, 17, a Semed terá que desocupar o espaço em 90 dias devido ao vencimento do contrato no dia 7 de fevereiro. A opção pretendida pelo Executivo Municipal é a transferência para o antigo endereço da Academia Equilíbrio (Rua Olegário Maciel), até que seja terminada a reforma e adequação do imóvel onde funcionava a Associação dos Deficientes Físicos de Patos de Minas (Adefipam), local provável de instalação definitiva da sede da Semed.
Em contato com os membros do Conselho Municipal de Educação e diversos servidores da Semed, descontentes com os locais propostos, o Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (CECTEL), da Câmara Municipal, Vereador Lindomar Francisco Tavares, propôs uma reunião para discutir o assunto.
A Secretária Municipal de Educação e Presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Helena de Oliveira Costa, concorda que é preciso discutir bem o assunto: “Queremos a melhor solução para essa transferência, que seja um local viável onde os serviços pertinentes à Semed possam ser realizados, considerando que é uma secretária muito grande, com mais de mil servidores que participam de cursos e outras atividades e eles precisam de suporte para isso. Considero salutar a discussão e gostei do que ouvi”, ponderou.
A Profª Dirlene Aparecida Resende, também integrante da secretaria e do conselho, teve participação destacada durante o encontro. Em sua opinião, “A reunião foi importante, a comissão do Legislativo e os membros do Conselho de Educação vão tomar a melhor decisão. A secretaria precisa estar situada numa região central, pois é grande o fluxo de professores e famílias de alunos das escolas da cidade e do meio rural do Município, a formação continuada desenvolvida pela secretaria exige a extensão do nosso trabalho até as 10 horas da noite, e isso seria prejudicado pela dificuldade de acesso ao local”.
Ao final da discussão, o Vereador João Batista Gonçalves (Cabo Batista), suplente da CECTEL, considerou que “A reunião foi muito boa, pois ouvimos opiniões de quem trabalha na secretaria, eles questionam a mudança com razão pois sabem que o local ou locais pretendidos não oferecem as reais condições de trabalho para os servidores e dificulta também para os usuários. Isso deve ser considerado, entendemos a situação do Prefeito, que quer sair do aluguel, mas é preciso observar as reais condições de trabalho”.
O Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Legislativo Municipal, Vereador Lindomar Francisco Tavares, resumiu a sua opinião: “A questão da mudança de local da Semed deve ser tratada com muito cuidado, considerando a estrutura e a quantidade de pessoas envolvidas. Os integrantes do Conselho Municipal de Educação e nós, Vereadores da Comissão de Educação da Câmara, entendemos que os prédios que estão sendo propostos para acomodar as instalações da Secretaria de Educação não atendem as necessidades, seja pelas dimensões dos espaços, seja pela distância em relação ao centro da cidade, e até mesmo pela dificuldade de acessibilidade. Então, pedimos aos membros do Conselho Municipal de Educação que formalizem as suas ponderações, oficializando a CECTEL. É preciso lembrar que o conselho é um órgão deliberativo, portanto deve ser ouvido”. E concluiu: “Assim, em comissão, vamos conversar com o Prefeito Pedro Lucas para chegarmos a um acordo sobre o que seja melhor para a Semed”.
Integrante da CECTEL e professora aposentada, a Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar manifestou a sua preocupação: “Realmente, os locais sugeridos para abrigar a Secretaria de Educação não são viáveis. Precisamos de um local digno para acolher a maior secretaria da administração municipal, com seus mais de mil servidores. Tem que ser um local onde o serviço flua de maneira natural. Penso que o prédio onde funcionou o IFTM, na Rua Tenente Bino, pode ser uma boa opção. Por isso, vamos continuar discutindo, agora diretamente com o Chefe do Executivo, no sentido de resolver o problema o mais rápido possível”.
A comissão formada por Vereadores e membros da Semed e do Conselho Municipal de Educação deverá se reunir com o Prefeito Pedro Lucas Rodrigues nos próximos dias.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.