Câmara Municipal homenageia mulheres em comemoração do seu dia
O Poder Legislativo de Patos de Minas celebrou o Dia Internacional da Mulher com a entrega da Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves” a 15 agraciadas.
Em comemoração do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Patos de Minas reuniu-se em sessão especial, na noite de terça-feira (08/03), para a entrega da Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves” a 15 mulheres que se destacam em nossa sociedade pelos serviços prestados e pelos exemplos que são.
A honraria está prevista nos Decretos Legislativos nº.042, de 1997, e nº. 559, de 2012, e representa uma forma de enaltecer as mulheres de nossa região, bem como de eternizar Dona Coracy, mulher patense, falecida em 2007, que dedicou toda a sua vida às causas sociais, sendo idealizadora e membro integrante da comissão organizadora da 1ª Festa Nacional do Milho em Patos de Minas.
O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Bartolomeu Ferreira Ribeiro, fez a abertura oficial da sessão, manifestando a grande satisfação do Legislativo patense em homenagear tais senhoras que “representam as mulheres vencedoras, dedicadas, sensíveis e corajosas” e parabenizando todas as demais mulheres presentes e patenses pelo seu dia.
Como de costume, foram executados os Hinos Nacional e à Patos, registradas as presenças das autoridades e lidas as correspondências alusivas à sessão.
O Teatro Municipal “Leão de Formosa” ficou lotado de autoridades, imprensa, familiares, amigos e demais convidados das agraciadas, os quais tiveram a noite abrilhantada com as belas histórias de vida de cada homenageada, lidas durante a solenidade pela 1º Secretária Vereadora Edimê Avelar.
Sob forte emoção e aplausos, cada Parlamentar entregou uma medalha de mérito a sua respectiva homenageada, acompanhada de flores, como forma de simbolizar a sensibilidade feminina e a admiração de toda a sociedade por tão importante papel da mulher. A Vereadora Edimê Avelar também foi venerada com flores, por ser a única mulher Vereadora do Legislativo Patense. As seguintes mulheres foram condecoradas na noite:
Balbina Maria dos Santos; Daniana Aparecida Alves Silva; Denise Helena Versiani; Enoi Gonçalves Rosa; Eunice Aparecida Caixeta; Eva Maria Ramos; Geralda Natalina Pereira Caixeta; Márcia Luiz da Silva; Maria das Graças Oliveira Rocha; Maria Helena Braz e Brito; Maria Rosa Moreira Soares; Mariza Gonçalves da Cunha; Sônia Nunes Martins; Vani Maria de Lima; e Walterly Porto da Silva e Sousa.
Pronunciamentos
A agraciada Daniana Aparecida Alves Silvafalou como representante das homenageadas, cumprimentando a todos os presentes. Disse se sentir honrada em representar tais mulheres que, no decorrer de suas vidas, venceram pela garra, pela luta e pelos princípios firmados em Deus, na família, no amor ao próximo e na ética moral e profissional. Ressaltou que a existência da mulher é um ato de Deus, que agraciou cada uma com o dom especial de gerar, cuidar, nutrir, acolher, ensinar, promover e amar incondicionalmente. Para Daniana, diante de tantas histórias de dedicação e superação, existe algo em comum em todas elas: são protagonizadas por mulheres de fé, que semeiam e promovem o que o mundo mais precisa hoje, que é o amor e o resgate de importantes valores.
Daniana terminou o seu discurso proclamando o que está escrito em Provérbios 31,11: “A mulher virtuosa, o seu valor é maior que o das pérolas, seu valor ultrapassa o das mais finas joias”. E, por fim, em homenagem a todas as mulheres, fez uma bela apresentação musical ao lado de sua irmã.
Encerrando a fase de pronunciamentos, falou como oradora oficial, em nome da Câmara Municipal, a Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar. A Parlamentar iniciou o seu discurso louvando a Deus por tê-la curado de dois cânceres e, assim, a possibilitado de ser a representante feminina na Casa de Leis, de modo a conduzi-la a legislar com responsabilidade.
A Vereadora mencionou o seu orgulho por ser uma das criadoras da medalha, que considera uma merecida e justa homenagem às mulheres que batalham incessantemente, em tríplices jornadas, para darem dignidade e levarem a paz e a união para todos. “Mulher mãe, mulher dona de casa, mulher funcionária, mulher empresária, mulher esposa, mulher religiosa, mulher que em todo o setor de vida é uma vencedora. A sua sensibilidade aguçada enxerga a vida pelo prisma da fé, de esperança e da paz”, vangloriou Edimê.
Ao final de sua fala, a Parlamentar reforçou uma característica especial de cada homenageada e finalizou citando o conselho de Madre Tereza de Calcutá, que, ao receber o Prêmio Nobel, perguntaram-lhe: “O que podemos fazer a fim de promover a paz mundial? ”. E ela respondeu: “Voltem para seus lares e amem suas famílias”.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.