9º COMEIA trata de questões climáticas
Sob a coordenação dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) realiza, no Paiolão do Parque de Exposições, o 9º Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias – COMEIA, com o tema central “Mudanças Climáticas e seus Efeitos na Produção Animal e Vegetal”.
As primeiras palestras foram marcadas para terça-feira (8), às 19 horas, com os seguintes temas: “Superar expectativas, romper limites: o desafio de vencer frente às dificuldades”, com o Prof. Henrique Miranda - Diretor de Graduação do Unipam; e “Sistema integração lavoura e pecuária e as mudanças climáticas”, proferida por Roberto Giolo de Almeida - Professor e Pesquisador da Embrapa.
Durantes as palestras, o público participante conheceu alguns dados, de grande relevância, atinentes ao tema central do congresso. Confira a seguir:
Os efeitos das alterações climáticas nos próximos 25 anos serão variáveis. Mudanças continuarão até meados do século XXI e, no entanto, deverão ter efeitos geralmente prejudiciais sobre a maioria dos cultivos e na produção animal. O estresse devido ao calor sobre qualquer espécie de rebanho pode prejudicar o desempenho, produção e fertilidade, limitando a produção de carne, leite ou ovos. Mudanças no tipo de forragem fornecida e no seu respectivo teor de nutrientes, além de cuidados com a incidência de insetos e doenças devem ser observados, de modo a garantir o bem-estar animal e a permitir a produtividade animal.
A agricultura é altamente dependente de condições climáticas específicas. Os aumentos na temperatura e do dióxido de carbono (CO2) podem ser benéficos para algumas culturas, mas, para obter esses benefícios, a nutrição adequada das plantas, umidade do solo, disponibilidade de água e outras condições também devem ser levadas em consideração. Mudanças na frequência e intensidade das chuvas, representam nos dias de hoje desafios para os agricultores e pecuaristas. Os efeitos da mudança climática também precisam ser analisados juntamente com outros fatores evolutivos que afetam a produção agrícola, tais como alterações nas práticas agrícolas, sistemas de manejo, desenvolvimento de novas tecnologia e avanços na genética.
As pessoas estão experimentando os impactos significativos das mudanças climáticas, que incluem mudanças nos padrões climáticos, como a elevação do nível do mar e eventos mais extremos. As emissões de gases com efeito estufa, provenientes de atividades humanas, estão impulsionando mudanças climáticas e continuam aumentando. Elas estão agora em seus níveis mais altos da história. As pessoas mais pobres e vulneráveis estão sendo as mais afetadas.
O Comeia, cuja abertura ocorreu na segunda-feira (7), objetiva a apresentação e a discussão de temas de relevância na atuação profissional entre os participantes, por meio de palestras técnicas dentro de cada área de formação, contextualizando as pesquisas científicas e práticas desenvolvidas no segmento agropecuário. Na abertura oficial, o Legislativo patense esteve representado pelo Vereador José Lucilo da Silva Júlio (Duda). O encerramento está previsto para o próximo sábado (12).
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.