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SÍNTESE DA 1ª REUNIÃO DO 11º PERÍODO ORDINÁRIO DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA – DIA 10 DE NOVEMBRO DE 2016 – 14 HORAS – PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL – RUA JOSÉ DE SANTANA, 506 – 3º ANDAR.

1ª PARTE – EXPEDIENTE – Duração: 1 hora – Art. 72, § 1º – REGIMENTO INTERNO

Chamada inicial:Presentes 16 Vereadores. Ausência justificada do Vereador José Carlos da Silva (Carlito).

Oração: Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, acompanhada pelos presentes.

Tribuna livre (15 minutos, prorrogável por mais 5 minutos);

Oradores inscritos (15 minutos, prorrogável por mais 10 minutos);

Apresentação, sem discussão, de proposições.

 

2ª PARTE – ORDEM DO DIA – Duração: 2 horas – Art. 72, § 2º -  REGIMENTO

INTERNO

Discussão e votação de projetos e demais proposições em pauta, com duração de 1 (uma) hora;

Comunicações dos Vereadores (até 5 minutos para cada Vereador);

Leitura e despacho de correspondências;

Leitura, discussão e aprovação da ata da reunião anterior (obs.: a leitura da ata da reunião anterior poderá ser dispensada pelo Plenário, caso o seu conteúdo tenha sido disponibilizado aos parlamentares, conforme art. 75, § 4º do Regimento Interno).

Ordem do dia da reunião seguinte;

Chamada final. 

 

  • SOLENIDADE DE ENTREGA DE DIPLOMA DE MOÇÃO DE APLAUSOS, EM REUNIÃO ESPECIAL, LOGO APÓS A REUNIÃO ORDINÁRIA, ÀS 16 HORAS

 

  • TRIBUNA LIVRE I: Integrantes da Associação PELEJA.

       ASSUNTO: Festival Marreco.

Os integrantes da Associação PELEJA, Lucas André de Paula (Presidente), Vane Pimentel e Ciro Nunes fizeram uso da tribuna livre para abordar sobre o Festival Marreco.

Durante a Tribuna, os membros informaram que o Festival Marreco surgiu da união das Bandas Vandaluz e Barabizunga, parceria que se expandiu rapidamente com a ideia de formar um coletivo a fim de juntar forças e promover um evento para difundir trabalhos autorais. Assim, foi criada, em 2008, a Associação Peleja, que promoveu o primeiro Festival, no Galpão do Produtor Rural.

Eles explicaram que, com um grupo maior, formado por poetas, músicos, e ambientalistas, foi registrado o Coletivo Peleja, com o objetivo de promover a educação socioambiental e divulgar trabalhos dos artistas locais. Visando a incentivar a população a visitar o Mocambo e a valorizar ainda mais o evento, o grupo resolveu transferir o Festival para o Parque, o que foi bem aceito pela população. Segundo os organizadores, o Festival “transformou-se num dos mais importantes eventos culturais do Brasil”, incluindo debates, apresentações musicais, oficinas de arte, feiras de artesanato e culinária, exposições, entre outras atrações.

De acordo com os integrantes, por se tratar de um evento de entretenimento educativo, o Festival é de suma importância na Comunidade Patense pela transformação que a arte promove na cultura de um povo, além de se constituir num evento que interfere na formação cidadã, contribui para o desenvolvimento do senso crítico, promove a consciência socioambiental, possibilita grande intercâmbio cultural e gera inúmeras ações socioculturais promovidas pelo forte engajamento do voluntariado. 

Sobre o resultado do Festival, os membros da Associação externaram que o público esperado foi atingido, havendo grande interesse da população, e que, da mesma forma, houve o aquecimento da economia na cultura local, o crescimento da cena musical autoral patense e do número de grupos musicais, bem como o aumento da consciência socioambiental da população e de melhorias no zelo do mocambo após a realização do festival.

O único fator que o grupo lamenta é a dificuldade na captação de recursos por meio da lei de incentivo. Segundo os organizadores, o Festival acontece há vários anos, com o apoio da Câmara Municipal e de alguns parceiros, mas ainda existem muitos obstáculos na obtenção de verbas. Para tanto, esperam continuar contando com a costumeira sensibilidade e apoio do Legislativo Municipal. Por fim, passaram um rápido vídeo sobre a realização e sucesso do Festival Marreco no ano anterior. Por sua vez, o Presidente da Câmara, Vereador Bartolomeu Ribeiro, agradeceu a participação do grupo, reafirmando o compromisso de apoio e suporte.

 

  •  TRIBUNA LIVRE II: Conselho do Fundo de Assistência dos Servidores Públicos Municipais de Patos de Minas – FASERV – Conselheiros: Cléber Antônio Rodrigues e Frederico José Muniz Galvão de Albuquerque.

     ASSUNTO: Prestar esclarecimentos sobre o FASERV.

Em atendimento ao Requerimento n.º 39/2016, de autoria do Vereador Vicente de Paula Sousa, fizeram uso da tribuna livre os conselheiros Cléber Antônio Rodrigues e Frederico José Muniz Galvão de Albuquerque, do Conselho do Fundo de Assistência dos Servidores Públicos Municipais de Patos de Minas, a fim de prestar esclarecimentos sobre o Faserv. 

O Vereador Vicente, como autor do Requerimento, solicitou a contextualização da situação em que se encontra o Faserv. Cléber, então, manifestou-se preocupado com a atual realidade do Fundo, afirmando que os serviços dos principais hospitais particulares da cidade realmente foram suspensos por falta de pagamento. O servidor explicou que atualmente o Faserv tem uma dívida com os prestadores de serviço em torno de 2 milhões e 800 mil reais; e que, por outro lado, possui, em tese, 4 milhões e 700 mil reais, uma vez que, desse montante, o Município deve ao Fundo cerca de 3 milhões e 200 mil reais, o que vem dificultando a manutenção dos serviços.

Diante do exposto, o Vereador João Bosco de Castro Borges - Bosquinho teceu duras críticas à atual gestão do Prefeito Pedro Lucas, caracterizando-o como irresponsável e malversador do dinheiro público. Ao mesmo tempo, parabenizou os conselheiros pela competência e seriedade com que regem o Fundo.

Tanto Cléber quanto Frederico afirmaram que o problema do Faserv não é somente de uma Administração Municipal, e sim de uma série de questões oriundas de gestões anteriores. Além disso, manifestaram que o problema só não é maior porque os 7.146 usuários do Fundo estão contribuindo mensalmente com desconto na folha de pagamento e, assim, vêm “bancando” e equilibrando a dívida do Faserv.  

O Vereador Francisco Frechiani historiou o surgimento do Faserv, já que o acompanha desde o início, manifestando-se indignado com a situação. Assim como já havia feito em outras ocasiões, sugeriu que a gerência do Fundo fosse retirada das mãos da Prefeitura e se mantivesse de forma independente. Para o Parlamentar, é necessário um levantamento rigoroso de todas as dívidas e processos, para a reestruturação urgente do Fundo. Francisco Frechiani também cumprimentou os servidores pela luta em favor da causa.

Questionados pelo Vereador Braz Paulo sobre a quantidade de tentativas de se obter uma operadora para administrar o Faserv, os conselheiros informaram que foram feitas 4 tentativas, sendo duas delas com editais desertos e duas invalidadas durante o processo. De acordo com Frederico, os conselheiros do Faserv não desistiram e já apresentaram à equipe de transição da nova Administração uma minuta de projeto que retira o Fundo das mãos da Prefeitura e o coloca de uma forma mais independente, com o apoio de alguns parceiros, como, por exemplo, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.   “O Faserv é administrável, é uma realidade possível”, expressou.

O Vereador Braz Paulo também fez questionamentos de situações práticas solicitados por alguns usuários do Faserv, os quais foram prontamente respondidos pelos conselheiros. Infelizmente, a maioria dos casos foi dada como sem solução por parte do Fundo, diante da realidade crítica em que ele se encontra.

O Vereador Vicente de Paula perguntou, ainda, como ficará a situação daqueles servidores contratados ou comissionados que devem ao Faserv e que, no final do ano, terão seu contrato rescindido. Frederico então respondeu que, normalmente, ao se fazer o atendimento, os descontos são calculados e divididos de acordo com o tempo do contrato, acreditando, assim, que no final do ano, esses servidores já terão suas dívidas quitadas.

Na sequência, o Vereador José Lucilo abordou sobre a complexidade da pasta da Saúde e sobre os grandes desafios da Administração Pública em gerir o setor. Falou, ainda, da necessidade do diálogo e da reestruturação dos planos de saúde. Na oportunidade, o Parlamentar solicitou informações sobre os valores repassados pela Administração atual para o Faserv. Por sua vez, Cléber informou que foram repassados em torno de 300 mil reais por mês, mas comprometeu-se em enviar à Câmara Municipal um complemento informando em detalhes o valor total repassado.

Por fim, o Presidente Bartolomeu Ribeiro agradeceu a presença dos servidores e reiterou o pedido de que seja enviado à Câmara o documento solicitado, sem que haja, para tanto, a necessidade de requerimento formal.

 

PROJETOS DE LEI PAUTADOS PARA DISCUSSÃO EM 1º TURNO (DESTINADO À ANÁLISE E DISCUSSÃO DA CONSTITUCIONALIDADE, LEGALIDADE E REGIMENTALIDADE DAS PROPOSIÇÕES).

 

4421/2016      Dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de cadeiras de rodas para uso de idosos e de portadores de necessidades especiais nas agências de atendimento e demais órgãos públicos no Município de Patos de Minas e dá outras providências.

AUTOR          LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA – O projeto, com parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR), foi arquivado. O autor tem o prazo de 5 (cinco) dias úteis para se manifestar sobre a inconstitucionalidade, com base no art. 94 § único do Regimento Interno da Câmara Municipal de Patos de Minas.

RELATOR   do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Otaviano Marques de Amorim

Observação: O autor do projeto assim o justifica:

“Esta proposição trata da obrigatoriedade de disponibilidade de cadeiras de rodas nas agências de atendimento de concessionárias de serviços de telefonia, saneamento e energia elétrica, bem como nos demais órgãos públicos, para uso dos visitantes idosos e portadores de deficiência física.

A garantia da acessibilidade é um tema necessário para a construção da cidadania, pois o acesso ao meio físico é fundamental para o cidadão, na medida em que os lugares de uma cidade, inclusive seus órgãos públicos, são espaços que devem ser acessíveis a todos.

E, para garantir que o cidadão portador de deficiência ou com mobilidade reduzida possa ter acesso nesses ambientes, deve-se consolidar uma rede de serviços de acessibilidade, que se consegue a partir da atuação interdisciplinar dos vários setores públicos, contexto esse em que se faz necessária também a compra desses equipamentos.

Dessa forma, adquirir cadeiras de rodas para disponibilizar ao cidadão quando em visita às agências de atendimento ou ao órgão público é uma ação importante que visa a garantir o acesso do cidadão a esses espaços e a colaborar na construção de uma sociedade inclusiva”.

 

4464/2016      Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de quadro laminado melamínico branco nas escolas da rede municipal de ensino do Município de Patos de Minas e dá outras providências.

AUTOR          ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa – Retido na   Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR).

RELATOR    do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Otaviano Marques de Amorim

Observação: O autor do projeto justifica o seguinte:

O pó de giz é o grande vilão das nossas salas de aula. Ele pode provocar diversas reações alérgicas, se constituindo num verdadeiro veneno para quem tem renite, asma ou outras doenças respiratórias, uma vez que o sulfato de cálcio hepta-hidratado, presente na composição do giz, agride bastante a mucosa nasal e as cordas vocais.

Da mesma forma, os olhos também sofrem com o pó de giz. Além disso, o contato excessivo com o giz pode causar doenças de pele, cujas vítimas são principalmente os professores, especialmente nas mãos. Ademais, mesmo aqueles que não possuem nenhuma alergia, podem ser acometidos por doenças causadas pelo pó de giz, por ele agir, principalmente, em mucosas e pele. 

Diante disso, aponta-se como medida para reverter essa situação a substituição do quadro negro por lousas brancas, nas quais são usadas as canetas”.

 

4465/2016      Institui a Política de Atendimento à Mulher Vítima de Violência no Município de Patos de Minas.

AUTOR         JOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO – Duda – Aprovado por 15 votos em 1º e 2º turnos.

RELATOR    do Parecer da CLJR sobre o Projeto: Vereador Francisco Carlos Frechiani

Observação: O autor do projeto apresenta a seguinte justificativa:

“O presente projeto de lei objetiva contribuir na implantação de mecanismos para o enfrentamento da violência contra a mulher e, em especial, fomentar a qualificação e a humanização do atendimento às mulheres vítimas de violência sexual.

O enfrentamento desse tipo de violência tem ocupado lugar de destaque nas pautas governamentais, bem como nos eventos e debates relacionados à garantia dos direitos da mulher, em particular nos últimos anos, após a promulgação da Lei Maria da Penha. A implementação de medidas capazes de combater esse problema e promover a autonomia das mulheres tem sido um importante desafio constante das agendas tanto dos movimentos sociais quanto do poder público.

Nesse sentido, apresenta-se fundamental o investimento em uma política específica de atendimento à mulher vítima de violência, com a criação de protocolos de procedimentos em todo o município, de modo a otimizar e humanizar os serviços e evitar, em contrapartida, qualquer forma de revitimização dessas mulheres. Para isso, as ações deverão abranger tanto a capacitação de agentes e equipes de saúde e segurança pública, além de outros profissionais envolvidos, quanto à criação e a estruturação de espaços específicos para esse fim.

Pela importância do tema e por não existir, no Município, uma política específica para a atenção e o atendimento ora propostos, apresentamos este projeto de lei, contando com o apoio dos nobres pares para sua aprovação”.

 

4466/2016       Denomina Joaquim Marques de Oliveira a Ponte do Córrego Monjolo que liga os Bairros Jardim Paulistano e Cristo Redentor.

AUTOR          BARTOLOMEU FERREIRA RIBEIRO – Aprovado por 15 votos.

RELATOR    do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Francisco Carlos Frechiani

 

4467/2016      Define o perímetro e logradouros que compõem o Bairro Padre Eustáquio.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

RELATOR   do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador David Antônio Sanches

Observação: O autor do projeto assim o justifica:

A presente proposta visa a definir o perímetro urbano e os logradouros que compõem o Bairro Padre Eustáquio.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Planejamento, ante o recente surgimento de bairros, faz-se necessária a delimitação do perímetro, bem como a definir os logradouros queoscompõem.

Também tem a finalidade de adequar as delimitações dos bairros às novasáreas acrescidas à área urbana, principalmente as provenientes de novos loteamentos, bem como ajustar os limites dos bairros às regiões de planejamento da cidade.

A Lei Orgânica do Município estabelece no art. 166 que a política urbana a ser executada pelo poder público tem como objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, de seus bairros e dos distritos, e garantir o bem-estar da população, sobretudo, mediante a formulação e execução do planejamento urbano (inc. I).

Com efeito, a proposta de lei tem como motivação de fundo a obediência ao interesse público, o que assegura o crescimento ordenado da cidade e a disponibilidade de equipamentos urbanos e comunitários”.

 

4468/2016      Define o perímetro e logradouros que compõem o Bairro Laranjeiras.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

RELATOR   do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Otaviano Marques de Amorim

Observação: O autor do projeto assim o justifica:

 “A presente proposta visa a definir o perímetro urbano e os logradouros que compõem o Bairro Laranjeiras.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Planejamento, ante o recente surgimento de bairros, faz-se necessária a delimitação do perímetro, bem como a definir os logradouros queoscompõem.

Também tem a finalidade de adequar as delimitações dos bairros às novas, áreas acrescidas à área urbana, principalmente as provenientes de novos loteamentos, bem como ajustar os limites dos bairros às regiões de planejamento da cidade.

A Lei Orgânica do Município estabelece no art. 166 que a política urbana a ser executada pelo poder público tem como objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, de seus bairros e dos distritos, e garantir o bem estar da população, sobretudo, mediante a formulação e execução do planejamento urbano (inc. I).

Com efeito, a proposta de lei tem como motivação de fundo a obediência ao interesse público, o que assegura o crescimento ordenado da cidade e a disponibilidade de equipamentos urbanos e comunitários”.

 

4469/2016      Autoriza o Executivo a outorgar a concessão de direito real de uso de imóveis a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA e dá outras providências.

                              AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 11 votos.Votos contrários dos Vereadores David Antônio Sanches (David Balla), João Bosco de Castro Borges (Bosquinho), Otaviano Marques de Amorim e Valdir Reis de Jesus.

RELATOR   do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Francisco Carlos Frechiani

Observação: O autor do projeto justifica o seguinte:

“O presente Projeto de Lei tem como objetivo a implantação de Escritório Local da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, buscando a melhoria do atendimento aos moradores na prestação de serviços de água e esgoto nos Distritos de Santana de Patos e Chumbo.

Assim, evidente o interesse público na pretendida concessão”.

 

4470/2016      Denomina Luiz Roberto de Souza a atual Rua 5D, localizada no Bairro Morada do Sol.

AUTOR          JOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO – Duda – Aprovado por 15 votos.

RELATOR   do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador David Antônio Sanches

 

PROJETOS DE DECRETO LEGISLATIVO:

 

927/2016         Concede o Prêmio Parceiros da Cidadania à Comunidade Terapêutica Nova Vida.

AUTOR          OTAVIANO MARQUES DE AMORIM – Aprovado por 15 votos.

 

928/2016         Concede o Prêmio Parceiros da Cidadania ao Serviço de Amor ao Próximo.

AUTOR          FRANCISCO CARLOS FRECHIANI – Aprovado por 15 votos.

 

675/2016        Altera o caput do artigo 1º da Lei Complementar nº 028, de 31 de outubro de 1994, que Dispõe sobre a regularização de construções em situação irregular e dá outras providências.

AUTOR          VICENTE DE PAULA SOUSA– Aprovado por 14 votos (voto contrário do Vereador João Bosco de Castro Borges – Bosquinho).

 

676/2016        Autoriza ao Executivo Municipal a conceder aos proprietários de imóveis numeração predial para ligação de água e energia elétrica, bem como para fins comerciais, nas edificações concluídas ou não e que não estejam licenciadas.

AUTOR           VICENTE DE PAULA SOUSA/COAUTOR ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa– Aprovado por 14 votos (voto contrário do Vereador João Bosco de Castro Borges – Bosquinho).

 

PROJETOS DE LEI PAUTADO PARA VOTAÇÃO EM 2º TURNO (DESTINADO À ANÁLISE E DISCUSSÃO DO MÉRITO DAS PROPOSIÇÕES).

 

678/2016        Altera os artigos 5º e 6º da Lei Complementar nº 445, de 12 de março de 2014, que regulamenta o Regime Jurídico dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, nos termos da Emenda Constitucional nº 51 e da Lei Federal nº 11.350/2006 e dá outras providências.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado, com 3 Emendas, por 15 votos.

Observação: O autor do projeto justifica o seguinte:                                                        

“No presente projeto de Lei Complementar, serão realizadas alterações nos arts. 5º e 6º da Lei Complementar nº 445, de 12 de março de 2014, adequando-os às Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue no tocante às atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

Essas Diretrizes foram criadas nos termos da Emenda Constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006 e Lei Federal nº 11.350, de 5 de outubro de 2006.

Nesse sentido, tais Diretrizes auxiliarão o Município na organização de suas atividades de prevenção e controle, em período de baixa transmissão ou em situações epidêmicas, contribuindo, dessa forma, para evitar a ocorrência de óbitos e para reduzir o impacto das epidemias de dengue.

Sabe-se que o quadro epidemiológico do país aponta a vulnerabilidade de ocorrências de epidemias, bem como um aumento das formas graves, possibilitando o risco de aumento de óbitos e da letalidade. Outro fator de preocupação é o aumento de casos na faixa etária mais jovem, inclusive crianças, cenário já observado em outros países.

Assim, temos por justificado o presente projeto de Lei Complementar, através do qual, o Município poderá adequar sua legislação ao Manual de Diretrizes do SUS, aprimorando a execução das políticas públicas cabíveis e dando melhores condições de saúde a população municipal”.

 

4424/2016      Autoriza doação de imóvel à Empresa Elo Indústria e Comércio de Embalagens Ltda.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

Observação: O autor do projeto justifica o seguinte:

 “A doação em epígrafe tem como objetivo a construção da sede própria da empresa beneficiária.

A doação de terrenos a empresas tem como objetivo a expansão do setor industrial no Município, atraindo, assim, novos investimentos, como forma de contribuir para a economia da região, bem como a criação de empregos para a população.

A empresa Elo Indústria e Comércio de Embalagens Ltda, que atua no segmento de industrialização de embalagens Plásticas, e produz somente sacolas plásticas promocionais, possui 20 anos de experiência no mercado, geradora de 30 empregos diretos.

Dessa forma, a instalação da empresa trará incontestáveis benefícios na esfera socioeconômica de Patos de Minas e região”.

 

4428/2016      Define o Perímetro e logradouros que compõem o Bairro Cerrado

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

Observaçao: O autor do projeto apresenta a seguinte justificativa:

A presente proposta visa a definir o perímetro urbano e os logradouros que compõem o Bairro Cerrado.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Planejamento, ante o recente surgimento de bairros, faz-se necessária a delimitação do perímetro, bem como a definir os logradouros queos  compõem.

Também tem a finalidade de adequar as delimitações dos bairros às novas áreas acrescidas à área urbana, principalmente as provenientes de novos loteamentos, bem como ajustar os limites dos bairros às regiões de planejamento da cidade.

A Lei Orgânica do Município estabelece no art. 166 que a política urbana,a ser executada pelo poder público,tem como objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, de seus bairros e dos distritos, e garantir o bem-estar da população, sobretudo, mediante a formulação e execução do planejamento urbano (inc. I).

Com efeito, a proposta de lei tem como motivação de fundo a obediência ao interesse público, o que assegura o crescimento ordenado da cidade e a disponibilidade de equipamentos urbanos e comunitários”.

 

4455/2016      Altera o art. 1º da Lei nº 7224, de 28 de dezembro de 2015, que Autoriza o Executivo a promover a desafetação do imóvel que especifica.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

Observação: O autor do projeto apresenta a seguinte justificativa:

“A alteração da Lei nº 7.224, de 28 de dezembro de 2015, se faz necessária em razão de erro material constante na descrição da área total do terreno objeto de desafetação. Dessa forma, é indispensável a retificação para prosseguimento do feito”.

 

4458/2016      Autoriza o Executivo a outorgar a concessão de direito real de uso de terreno ao Instituto Estadual de Florestas – IEF e dá outras providências.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

Observação: O autor do projeto apresenta a seguinte justificativa:

“O Instituto Estadual de Florestas – IEF ficou responsável pela gestão das atividades relacionadas à fauna silvestre, entre outras, à gestão dos Centros de Triagem de Animais Silvestres – CETAS e dos Centros de Reabilitação de Animais Silvestre - CRAS.

Os CETAS fazem parte de um elo importante no combate ao tráfico de animais silvestres, pois são estruturas que possibilitam o recebimento, atendimento veterinário, manejo e destinação dos animais apreendidos pelos órgãos de fiscalização (IBAMA e Policia Militar de Meio Ambiente – PMAmb). Além dos animais apreendidos, os CETAS recepcionam os espécimes que são encontrados feridos em meio rural e urbano, que são encaminhados por particulares, ou oriundos de recolhimento por integrantes do IEF, IBAMA ou PMAmb.

O retorno dos animais silvestres ao seu habitat natural depende, além do tratamento e procedimentos realizados nos CETAS, de avaliações e treinamento dos espécimes para verificação de condições necessárias para suas reintroduções no meio ambiente, sendo os CRAS, os locais onde esse trabalho é realizado.

Em Minas Gerais, existem apenas três Centros de Triagem de Animais Silvestres, o que não suporta a demanda gerada pelos órgãos de fiscalização e segurança em todas as regiões do Estado de Minas Gerais. Na região do Alto Paranaíba o CETAS mais próximo fica localizado em Belo Horizonte, gerando problemas logísticos para a entrega dos animais a esses locais.

Assim, iniciaram-se tratativas para viabilizar a construção dessas estruturas em locais estratégicos para o Estado, conforme mapa de áreas prioritárias para construção de CETAS/CRAS, viabilizando atender à demanda de animais apreendidos, resgatados e recolhidos no Estado de Minas Gerais.

A oportunidade da construção de um CETAS/CRAS em nossa região surgiu com a definição de condicionantes exigidas pelo COPAM em procedimento de licenciamento ambiental de empresas mineradoras localizadas na região do Alto Paranaíba.

A importância desse empreendimento ser construído no município de Patos de Minas envolve vários fatores como administrativos, técnicos, sociais e econômicos.

Dentre os municípios da região do Alto Paranaíba, Patos de Minas é o em que mais ocorre apreensões, tendo uma maior demanda efetiva. Além disso, o esforço do Governo de Minas Gerais, através da Diretoria de Fauna, ainda prevê a construção das mesmas estruturas nas cidades de Uberlândia e Paracatu, estando Patos de Minas em distância estratégica e intermediária entre essas cidades.

A estrutura do CETAS/CRAS ser em Patos de Minas auxilia, também, na gestão administrativa, devido à existência do Escritório Regional do IEF estar sediado no município e contar com coordenadoria administrativa e servidores técnicos de diversas áreas. É importante ressaltar que a destinação dos animais é atividade fim e deve ser exercida por servidores públicos do Estado, estando estes lotados em Patos de Minas.

O empreendimento CETAS/CRAS deverá realizar a contratação da equipe de trabalho que conta com cargos de segurança, auxiliares de limpeza, tratadores de animais, biólogo e médico-veterinário, gerando oportunidades de emprego para a comunidade patense.

Auxiliará ainda na formação dos estudantes de cursos acadêmicos como o de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Zootecnia e outras áreas afins. Ademais, poderia fazer contribuição com a questão da educação ambiental elaborada no Município”.

 

4459/2016      Altera o art. 1º da Lei nº 7.231, de 29 de dezembro de 2015, que Autoriza doação de imóvel à empresa Origem Corretora de Café Ltda – EPP

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

Observação: O autor do projeto apresenta a justificativa a seguir:

O presente Projeto de Lei se justifica pela necessidade de correção de erro material referente ao número de registro do imóvel constante no texto da Lei”

 

4460/2016      Altera o art. 1º da Lei nº 7.261, de 17 de fevereiro de 2016, que Autoriza a doação de imóvel, com encargo, à empresa Faria Indústria e Comércio Eireli – EPP.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

Observação: O autor do projeto assim o justifica:

O presente Projeto de Lei se justifica pela necessidade de correção de erro material referente ao número de registro do imóvel constante no texto da Lei”.

 

4461/2016      Altera o art. 1º da Lei nº 7.284, de 28 de março de 2016, que Autoriza o Executivo a outorgar a concessão de direito real de uso de terreno de propriedade do Município de Patos de Minas à Empresa INOCAS – Soluções em Meio Ambiente Ltda.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

Observação: O autor do projeto apresenta a seguinte justificativa:

 “O presente Projeto de Lei se justifica pela necessidade de correção de erro material referente ao número de registro do imóvel constante no texto da Lei”.

 

4243/2015      Dispõe sobre a regulamentação do serviço de táxi, e dá outras providências.

AUTOR         EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado o Substitutivo por 7 votos.

Observação:   O Vereador-Presidente, Bartolomeu Ferreira Ribeiro, requereu a devolução do referido Substitutivo ao Projeto de Lei, com Parecer Jurídico, que estava sob vista do Vereador Francisco Carlos Frechiani. A devolução foi efetuada. Houve a leitura do Parecer Jurídico e do Despacho do Vereador-Presidente, considerando, então, aprovado, em segundo turno, o PL Substitutivo por 7 (sete) votos.

 

PAUTA DE INDICAÇÕES, MOÇÕES E REQUERIMENTOS: Aprovados por 15 votos.

 

De acordo com o Regimento Interno (Resolução 289/2015):

 

Art. 118.  Indicação é a proposição por meio da qual o Vereador sugere às autoridades competentes medidas de interesse público, respeitadas, em qualquer hipótese, as funções e competências constitucionais e legais.

 

Art. 119.  Moção é a proposição em que é sugerida a manifestação política da Câmara sobre determinado assunto, reivindicando providências, aplaudindo, congratulando, hipotecando solidariedade ou apoio, manifestando pesar, apelando, protestando ou repudiando.

 

Art. 120.  Requerimento é a proposição dirigida por qualquer Vereador, Comissão, Bancada Partidária ou Bloco Parlamentar, ao Presidente ou à Mesa, sobre matéria de competência da Câmara.

 

INDICAÇÕES

0218/2016       AoPrefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a disponibilização de equipes de agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias para atendimento aos bairros Jardim Quebec I e II.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0219/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a construção de quebra-molas na Avenida Afonso Queiroz, em frente ao número 2.311, sentido Centro, no Bairro Jardim Panorâmico.

AUTOR          Vereador VALDIR REIS DE JESUS

 

0220/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na iluminação pública da Rua Edson Nunes de Paula, localizada no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0221/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na iluminação pública da Rua Amazílio Ferreira de Camargos, localizada no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0222/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na iluminação pública da Rua Tabajaras, localizada no Bairro Caramuru.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0223/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na iluminação pública da Rua Antônio Amâncio Filho, localizada no Bairro Residencial Sorriso.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0224/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na iluminação pública da Rua José Donizete Rodrigues (Rua 12), localizada no Bairro Jardim Itamarati.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0225/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na iluminação pública da Rua Carmo do Paranaíba, localizada nos bairros Santa Terezinha e Cristo Redentor.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0226/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na iluminação pública da Rua Pernambuco, localizada no Bairro Cristo Redentor.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0227/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na iluminação pública da Rua Marechal Deodoro, localizada no Bairro Sobradinho.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0228/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na iluminação pública da Rua Roberto de Assis Martins, localizada no Bairro Jardim Paulistano.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0229/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na iluminação pública da Rua Rio Grande, localizada no Bairro Sobradinho.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0230/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a construção de um mata-burro na comunidade de Bebedouro das Posses, próximo à entrada das fazendas do Alair, Vânia e do conhecido Senhor Neca.

AUTOR          Vereador ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa

 

0231/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a urbanização da Praça Vereador João Ricardo de Oliveira, localizada no Bairro Antônio Caixeta.

AUTOR          Vereador JOÃO BATISTA GONÇALVES – Cabo Batista

 

0232/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na iluminação pública da Rua dos Bálsamos, localizada no Bairro Jardim Esperança.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0233/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na iluminação pública da Rua José de Alencar, localizada no Bairro Aurélio Caixeta.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0234/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na iluminação pública da Rua Padre Antônio de Oliveira, nos bairros Abner Afonso, Vila Garcia, Aurélio Caixeta e São Francisco.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0235/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na iluminação pública da Rua Artur Magalhães, localizada nos bairros Jardim Aquárius, Nova Floresta, Novo Horizonte e Alto da Colina.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0236/2016       Ao Deputado Federal Franklin Lima, solicitando adotar medidas necessárias visando a alocar recursos financeiros para a instalação de uma academia ao ar livre na Praça Manoel Queiroz, localizada no Bairro Alvorada, em Patos de Minas.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0237/2016       Ao Deputado Federal Franklin Lima, solicitando adotar medidas necessárias visando a alocar recursos financeiros para a aquisição de novas ambulâncias para a Secretaria Municipal de Saúde do nosso munícipio.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

REQUERIMENTOS - SOLICITAÇÕES

 

041/2016         Ao Prefeito Municipal, solicitando oenvio à Câmara Municipal de relatório de produtividade dos últimos cinco anos dos cargos de Fiscal Agropecuário, Fiscal de Posturas, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal Sanitário, Fiscal de Obras e Fiscal Tributário.

                               AUTOR          VereadorJOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO – Duda

 

042/2016         Ao Secretário Municipal de Saúde, solicitando o envio à Câmara Municipal de informações sobre o andamento das ações para a inauguração da unidade básica de saúde do Bairro Jardim Itamarati.

                                AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

 

MOÇÃO DE APELO

 

087/2016         Ao Presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros, para que, em sendo possível, não insira na pauta de votação daquela Casa Legislativa, em primeiro e segundo turno, a PEC nº 55 (PEC do teto dos gastos públicos), de autoria do Senhor Presidente da República, que prevê a implantação de um novo regime fiscal visando a congelar em termos reais os gastos primários da União por vinte anos.

                                 AUTORA       Vereadora EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

 

 

MOÇÕES DE PESAR

 

                               493/2016         Moacir Alves Pereira

AUTORES     Vereadores JOSÉ OSMAR DE CASTRO - Guiguim, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

494/2016         José Soares Siqueira

AUTORES     Vereadores JOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO – Duda, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                                495/2016         Belcholina Carolina de Souza

AUTORES     Vereadores JOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO – Duda, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                               496/2016         Hélida Alves Tibúrcio 

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                                497/2016         Emília Caixeta Pinheiro Soares

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                                498/2016         Maria José dos Santos Leal

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                                499/2016         Sebastiana Maria de Aquino Martins

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

 

                                500/2016         Margarida Caixeta de Souza 

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                                501/2016         Dalva Nazaré Soares Gonçalves 

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                                502/2016         Maria D’Abadia 

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                                503/2016         Ivone dos Santos 

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                                 504/2016         Luzia Maria Gonçalves 

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                                 505/2016         Rufina Eugênia Ribeiro

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                               506/2016         Elmadam Cássio do Nascimento Castro

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                                 507/2016         Mário Alves da Fonseca

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                                508/2016         Álvaro Borges Neto

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                               509/2016         Manoel Teófilo de Lelis

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                                510/2016         Antônio Teixeira Filho

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                               511/2016         José Donizete Correa

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                               512/2016         Adailton Manoel de Barros

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                                 513/2016         Anésio Vieira Caixeta 

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                                 514/2016         José Dias Soares 

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                                 515/2016         Sebastião Júlio Duarte

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                                 516/2016         Geraldo Lopes de Oliveira

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                                517/2016         Thiago Augusto de Lima Guimarães

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                                518/2016         Jose Eurípedes de Oliveira

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

519/2016         Fábio Júnio Martins Moreira

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                                520/2016         Maria José de Sousa Moreira

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                               521/2016         Celina Maria Barbosa Palhares

AUTORES     Vereadores FRANCISCO CARLOS FRECHIANI, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

522/2016         João Batista Nogueira

AUTORES     Vereadores FRANCISCO CARLOS FRECHIANI, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES – Markim das Bananas, LÁSARO BO RGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

                                 523/2016         Carmindo José da Silva 

                                AUTOR          LEGISLATIVO PATENSE

 

Próxima Reunião Ordinária:

Dia 24 de novembro de 2016, às 14 horas, no Plenário.

 


*CLJR: Comissão de Legislação, Justiça e Redação, composta pelos Vereadores Francisco Carlos Frechiani (Presidente), Otaviano Marques de Amorim e David Antônio Sanches - David Balla

 

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Como chegar

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