Ferramentas de acessibilidade

Câmara Municipal de Patos de Minas entrega o Prêmio Parceiros da Cidadania

A sessão especial do Poder Legislativo, realizada no Teatro Municipal Leão de Formosa, na quarta-feira (23), às 19h30, foi prestigiada pelo público patense.

 

Criado pelo Decreto Legislativo nº 187, de 18 de maio de 2005, e alterado de acordo com o art. 4º da Resolução n° 273, de 1º de junho de 2012, o Prêmio Parceiros da Cidadania é concedido no quarto ano de cada Legislatura, mediante proposta aprovada por dois terços dos membros da Câmara a personalidades, entidades ou empresas que tenham se destacado na promoção, inclusão, proteção e defesa dos direitos da criança, do adolescente, dos idosos e das pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

O Prêmio consiste na entrega de uma placa, cujo design é de autoria da União dos Artistas Plásticos de Patos de Minas – Unart, que aceitou o desafio de criar uma imagem exclusiva para a homenagem. Os artistas da Unart criaram cinco imagens e coube aos vereadores e servidores escolherem, na época, por meio de concurso, a que entendiam melhor representar o conceito do prêmio.

A placa é confeccionada em aço inox, com gravação em baixo relevo e moldura em acrílico preto. A imagem nela contida representa as pessoas com deficiência ou com necessidades especiais, os idosos, os adolescentes e as crianças, com expressão alegre e harmônica, o que nos leva a inferir que vivem bem entre si e com a comunidade, graças ao respeito e à valorização recebidos de pessoas ou entidades que trabalham em defesa dos direitos desses grupos, promovendo a inclusão social.

A solenidade teve início, com a formação da Mesa Central, que contou com as seguintes autoridades:

-          O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Bartolomeu Ferreira Ribeiro.

-          O Secretário Municipal de Finanças e Orçamento, Lázaro André Ribeiro, representando o Prefeito Pedro Lucas Rodrigues.

-          O 1º Vice-Presidente da Câmara Municipal, Vereador David Antônio Sanches - David Balla.

-           A 1ª Secretária da Câmara Municipal, Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar.

-          O 2º Secretário da Câmara Municipal, Vereador Antônio Ferreira da Rocha (Tonhão da Copasa).

-          A Rainha Nacional do Milho de 2016, Senhorita Camila Rosa Silva .

Os demais Vereadores presentes ocuparam as mesas laterais:

-          Braz Paulo de Oliveira Júnior

-          Francisco Carlos Frechiani

-          Itamar André dos Santos

-          João Batista Gonçalves – Cabo Batista

-          João Bosco de Castro Borges – Bosquinho

-          José Lucilo da Silva Júlio – Duda

-          Lásaro Borges de Oliveira

-          Marcos Antônio Rodrigues – Markim das Bananas

-          Otaviano Marques de Amorim

Como não puderam comparecer à sessão, os Vereadores José Carlos da Silva - Carlito, José Osmar de Castro - Guiguim, Valdir Reis de Jesus e Vicente de Paula justificaram as suas ausências. 

Na sequência, a Vereadora Edimê Avelar recepcionou aos homenageados que se sentaram nas cadeiras da primeira fileira do teatro. O Vereador-Presidente Bartolomeu Ferreira Ribeiro, após os cumprimentos iniciais, declarou aberta a sessão especial e convidou a todos para ouvirem o Hino Nacional e o Hino a Patos de Minas. Em seguida, fez o seu pronunciamento:

“É com muita satisfação que a Câmara Municipal de Patos de Minas se reúne nesta noite especial para reverenciar diferentes personalidades, empresas e entidades que trabalham em prol da comunidade, promovendo políticas públicas voltadas à inclusão de nossas crianças, dos adolescentes, dos idosos e das pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

Seja por meio da oferta de emprego, do apoio aos necessitados e/ou de gestões em prol da coletividade, os agraciados desta noite merecem o nosso respeito e admiração pela voluntária dedicação dispensada ao próximo e pela participação consciente e responsável na vida em sociedade”.

Logo após, a placa foi entregue aos agraciados de 2016 pelos respectivos Vereadores-autores da homenagem:

-          Alexandre Máximo Oliveira(Autores da indicação, Vereador João Bosco de Castro Borges - Bosquinho, e Vereador Francisco Carlos Frechiani)

-          Alzero Teotônio de Castro(Autor da indicação, Vereador Antônio Ferreira da Rocha – Tonhão da Copasa).

-          Comunidade Terapêutica Nova Vida, representada na solenidade por Marluce de Oliveira Ferreira (Autor da indicação, Vereador Otaviano Marques de Amorim).

-          Eduardo Queiroz Castanheira, representado, na solenidade, por sua esposa, Samira Cristina Dias Castanheira (Autor da indicação, Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior).

-          Evandro Machado de Lima(Autora da indicação, Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar).

-           Jander Alves da Cunha(Autor da indicação, Vereador David Antônio Sanches - David Balla).

-          Lasarina Francisca de Camargos Rocha(Autor da indicação, Vereador Marcos Antônio Rodrigues, Markim das Bananas).

-          Pr. Lélio Alexandre de Lacerda (Autor da indicação, Vereador Bartolomeu Ferreira Ribeiro).

-          Maria Alice Alves de Oliveira Jorge(Autor da indicação, Vereador Lásaro Borges de Oliveira).

-          Mário Fernandes da Silva(Autor da indicação, Vereador Itamar André dos Santos).

-          Nara Cristina Trindade(Autor da indicação, Vereador João Batista Gonçalves - Cabo Batista).

-          Projeto Vida Nova, representado, na ocasião, pela coordenadora Rosilene Silva Dias e a integrante Exeley Lorrane (Autor da indicação, Vereador José Lucilo da Silva Júlio - Duda).

-          Serviço de Amor ao Próximo, representado na solenidade pelo membro titular do Conselho Fiscal, Jairo Matos de Novais Junior (Autor da indicação, Vereador Francisco Carlos Frechiani).         

Finalizada a entrega das placas, a fase dos discursos foi aberta pelo Secretário Municipal de Finanças e Orçamento, Lázaro André Ribeiro, representando o Prefeito Municipal, Senhor Pedro Lucas Rodrigues.Em seu pronunciamento, o Secretário falou da composição dos três poderes: Judiciário, Executivo e Legislativo, enfatizando o Poder Legislativo por representar a população; acrescentou que a homenagem significa a gratidão dos Vereadores pelo trabalho desenvolvido pelos homenageados que foram escolhidos dentre tantos; e parabenizou “a todos pela homenagem e aos Vereadores pela acertada escolha”.

Como representante dos homenageados, falou o Pastor Lélio Alexandre de Lacerda. O agraciado começou cumprimentando a todos, em especial aos homenageados por terem sido escolhidos dentre tantos e por desempenharem “tão sublime missão”. Em seguida, o Pastor Lélio citou os versículos bíblicos de São Paulo aos Coríntios (I, cap. 13; vers. 1 a 13), ressaltando que “não existem parceiros da cidadania se não houver amor” e que se são “dignos da homenagem é porque acreditam em Deus e na restauração do ser humano”. Ao encerrar, o homenageado agradeceu a todos os Vereadores pela homenagem, e, em especial ao Vereador-Presidente Bartolomeu Ferreira Ribeiro por tê-lo indicado à honraria; compartilhou o Prêmio com a sua esposa; e fez votos de que o Espírito Santo “possa conceder a todos a fé, a caridade e o amor, para que nunca desistam do ser humano, nunca desistam do seu próximo”.

Concluindo a fase de pronunciamentos, fez uso da palavra, como orador oficial, em nome da Câmara Municipal, o Vereador Francisco Carlos Frechiani. Iniciando seu pronunciamento, o Vereador destacou que “uma boa cidadania implica direitos e deveres interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações, garantindo que estes sejam colocados em prática”.

Em outro trecho, Frechiani lembrou que “o Estado jamais conseguirá atingir suas metas sociais sema participação efetiva da sociedade, sobretudo de entidades e pessoas com as que hoje estão sendo homenageadas”. E finalizou: “Como integrantes do Poder Público, diante de cada um dos senhores e senhoras aqui homenageados, só temos a agradecer por tudo que fazem e, certamente, continuarão a fazer por nossa gente. Finalizo reconhecendo a insignificância da contribuição que o Poder Público oferece a estas instituições, diante dos relevantes serviços prestados ao povo patense”.

Encerrando de maneira especial a solenidade e como uma forma de homenagear a todos os agraciados e demais presentes, houve uma apresentação da Companhia Nexus Dance, fundada e dirigida pela homenageada Nara Cristina Trindade. O Projeto existe há 12 anos, promovendo a cultura da dança em vários estilos, com envolvimento de crianças e jovens de diferentes faixas etárias e classes sociais. A apresentação, que contou com alguns integrantes da Companhia, incluindo duas garotas cadeirantes e um jovem com limitação motora, arrancou calorosos aplausos da plateia.

 

Para conhecer melhor cada um dos homenageados, leia a síntese em arquivo anexo.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06
foto07
foto07 foto07
foto08
foto08 foto08
foto09
foto09 foto09
foto10
foto10 foto10
foto11
foto11 foto11
foto12
foto12 foto12
foto13
foto13 foto13
foto14
foto14 foto14
foto15
foto15 foto15
foto16
foto16 foto16
foto17
foto17 foto17
foto18
foto18 foto18
foto19
foto19 foto19
foto20
foto20 foto20
foto21
foto21 foto21
foto22
foto22 foto22
foto23
foto23 foto23
foto24
foto24 foto24
foto25
foto25 foto25

 

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa