Câmara Municipal de Patos de Minas entrega o Prêmio Parceiros da Cidadania
A sessão especial do Poder Legislativo, realizada no Teatro Municipal Leão de Formosa, na quarta-feira (23), às 19h30, foi prestigiada pelo público patense.
Criado pelo Decreto Legislativo nº 187, de 18 de maio de 2005, e alterado de acordo com o art. 4º da Resolução n° 273, de 1º de junho de 2012, o Prêmio Parceiros da Cidadania é concedido no quarto ano de cada Legislatura, mediante proposta aprovada por dois terços dos membros da Câmara a personalidades, entidades ou empresas que tenham se destacado na promoção, inclusão, proteção e defesa dos direitos da criança, do adolescente, dos idosos e das pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
O Prêmio consiste na entrega de uma placa, cujo design é de autoria da União dos Artistas Plásticos de Patos de Minas – Unart, que aceitou o desafio de criar uma imagem exclusiva para a homenagem. Os artistas da Unart criaram cinco imagens e coube aos vereadores e servidores escolherem, na época, por meio de concurso, a que entendiam melhor representar o conceito do prêmio.
A placa é confeccionada em aço inox, com gravação em baixo relevo e moldura em acrílico preto. A imagem nela contida representa as pessoas com deficiência ou com necessidades especiais, os idosos, os adolescentes e as crianças, com expressão alegre e harmônica, o que nos leva a inferir que vivem bem entre si e com a comunidade, graças ao respeito e à valorização recebidos de pessoas ou entidades que trabalham em defesa dos direitos desses grupos, promovendo a inclusão social.
A solenidade teve início, com a formação da Mesa Central, que contou com as seguintes autoridades:
- O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Bartolomeu Ferreira Ribeiro.
- O Secretário Municipal de Finanças e Orçamento, Lázaro André Ribeiro, representando o Prefeito Pedro Lucas Rodrigues.
- O 1º Vice-Presidente da Câmara Municipal, Vereador David Antônio Sanches - David Balla.
- A 1ª Secretária da Câmara Municipal, Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar.
- O 2º Secretário da Câmara Municipal, Vereador Antônio Ferreira da Rocha (Tonhão da Copasa).
- A Rainha Nacional do Milho de 2016, Senhorita Camila Rosa Silva .
Os demais Vereadores presentes ocuparam as mesas laterais:
- Braz Paulo de Oliveira Júnior
- Francisco Carlos Frechiani
- Itamar André dos Santos
- João Batista Gonçalves – Cabo Batista
- João Bosco de Castro Borges – Bosquinho
- José Lucilo da Silva Júlio – Duda
- Lásaro Borges de Oliveira
- Marcos Antônio Rodrigues – Markim das Bananas
- Otaviano Marques de Amorim
Como não puderam comparecer à sessão, os Vereadores José Carlos da Silva - Carlito, José Osmar de Castro - Guiguim, Valdir Reis de Jesus e Vicente de Paula justificaram as suas ausências.
Na sequência, a Vereadora Edimê Avelar recepcionou aos homenageados que se sentaram nas cadeiras da primeira fileira do teatro. O Vereador-Presidente Bartolomeu Ferreira Ribeiro, após os cumprimentos iniciais, declarou aberta a sessão especial e convidou a todos para ouvirem o Hino Nacional e o Hino a Patos de Minas. Em seguida, fez o seu pronunciamento:
“É com muita satisfação que a Câmara Municipal de Patos de Minas se reúne nesta noite especial para reverenciar diferentes personalidades, empresas e entidades que trabalham em prol da comunidade, promovendo políticas públicas voltadas à inclusão de nossas crianças, dos adolescentes, dos idosos e das pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.
Seja por meio da oferta de emprego, do apoio aos necessitados e/ou de gestões em prol da coletividade, os agraciados desta noite merecem o nosso respeito e admiração pela voluntária dedicação dispensada ao próximo e pela participação consciente e responsável na vida em sociedade”.
Logo após, a placa foi entregue aos agraciados de 2016 pelos respectivos Vereadores-autores da homenagem:
- Alexandre Máximo Oliveira(Autores da indicação, Vereador João Bosco de Castro Borges - Bosquinho, e Vereador Francisco Carlos Frechiani)
- Alzero Teotônio de Castro(Autor da indicação, Vereador Antônio Ferreira da Rocha – Tonhão da Copasa).
- Comunidade Terapêutica Nova Vida, representada na solenidade por Marluce de Oliveira Ferreira (Autor da indicação, Vereador Otaviano Marques de Amorim).
- Eduardo Queiroz Castanheira, representado, na solenidade, por sua esposa, Samira Cristina Dias Castanheira (Autor da indicação, Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior).
- Evandro Machado de Lima(Autora da indicação, Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar).
- Jander Alves da Cunha(Autor da indicação, Vereador David Antônio Sanches - David Balla).
- Lasarina Francisca de Camargos Rocha(Autor da indicação, Vereador Marcos Antônio Rodrigues, Markim das Bananas).
- Pr. Lélio Alexandre de Lacerda (Autor da indicação, Vereador Bartolomeu Ferreira Ribeiro).
- Maria Alice Alves de Oliveira Jorge(Autor da indicação, Vereador Lásaro Borges de Oliveira).
- Mário Fernandes da Silva(Autor da indicação, Vereador Itamar André dos Santos).
- Nara Cristina Trindade(Autor da indicação, Vereador João Batista Gonçalves - Cabo Batista).
- Projeto Vida Nova, representado, na ocasião, pela coordenadora Rosilene Silva Dias e a integrante Exeley Lorrane (Autor da indicação, Vereador José Lucilo da Silva Júlio - Duda).
- Serviço de Amor ao Próximo, representado na solenidade pelo membro titular do Conselho Fiscal, Jairo Matos de Novais Junior (Autor da indicação, Vereador Francisco Carlos Frechiani).
Finalizada a entrega das placas, a fase dos discursos foi aberta pelo Secretário Municipal de Finanças e Orçamento, Lázaro André Ribeiro, representando o Prefeito Municipal, Senhor Pedro Lucas Rodrigues.Em seu pronunciamento, o Secretário falou da composição dos três poderes: Judiciário, Executivo e Legislativo, enfatizando o Poder Legislativo por representar a população; acrescentou que a homenagem significa a gratidão dos Vereadores pelo trabalho desenvolvido pelos homenageados que foram escolhidos dentre tantos; e parabenizou “a todos pela homenagem e aos Vereadores pela acertada escolha”.
Como representante dos homenageados, falou o Pastor Lélio Alexandre de Lacerda. O agraciado começou cumprimentando a todos, em especial aos homenageados por terem sido escolhidos dentre tantos e por desempenharem “tão sublime missão”. Em seguida, o Pastor Lélio citou os versículos bíblicos de São Paulo aos Coríntios (I, cap. 13; vers. 1 a 13), ressaltando que “não existem parceiros da cidadania se não houver amor” e que se são “dignos da homenagem é porque acreditam em Deus e na restauração do ser humano”. Ao encerrar, o homenageado agradeceu a todos os Vereadores pela homenagem, e, em especial ao Vereador-Presidente Bartolomeu Ferreira Ribeiro por tê-lo indicado à honraria; compartilhou o Prêmio com a sua esposa; e fez votos de que o Espírito Santo “possa conceder a todos a fé, a caridade e o amor, para que nunca desistam do ser humano, nunca desistam do seu próximo”.
Concluindo a fase de pronunciamentos, fez uso da palavra, como orador oficial, em nome da Câmara Municipal, o Vereador Francisco Carlos Frechiani. Iniciando seu pronunciamento, o Vereador destacou que “uma boa cidadania implica direitos e deveres interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações, garantindo que estes sejam colocados em prática”.
Em outro trecho, Frechiani lembrou que “o Estado jamais conseguirá atingir suas metas sociais sema participação efetiva da sociedade, sobretudo de entidades e pessoas com as que hoje estão sendo homenageadas”. E finalizou: “Como integrantes do Poder Público, diante de cada um dos senhores e senhoras aqui homenageados, só temos a agradecer por tudo que fazem e, certamente, continuarão a fazer por nossa gente. Finalizo reconhecendo a insignificância da contribuição que o Poder Público oferece a estas instituições, diante dos relevantes serviços prestados ao povo patense”.
Encerrando de maneira especial a solenidade e como uma forma de homenagear a todos os agraciados e demais presentes, houve uma apresentação da Companhia Nexus Dance, fundada e dirigida pela homenageada Nara Cristina Trindade. O Projeto existe há 12 anos, promovendo a cultura da dança em vários estilos, com envolvimento de crianças e jovens de diferentes faixas etárias e classes sociais. A apresentação, que contou com alguns integrantes da Companhia, incluindo duas garotas cadeirantes e um jovem com limitação motora, arrancou calorosos aplausos da plateia.
Para conhecer melhor cada um dos homenageados, leia a síntese em arquivo anexo.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.