Educadores buscam apoio da Câmara Municipal sobre contratações no Município
Para eles, não deveria haver alteração na forma de trabalho dos docentes para 2017, e alegaram que, com as mudanças, cerca de 80 cargos seriam eliminados.
Janeiro foi um mês de muitas atividades na Câmara Municipal, muitas delas motivadas pelo início de trabalhos na nova Legislatura e na Administração Municipal 2017/2020. Uma dessas atividades, realizada no dia 25, às 9h30, trouxe ao Plenário da Câmara um grande número de educadores.
A importante reunião, envolvendo Vereadores e Professores municipais, teve como objetivo discutir o trabalho dos educadores a partir de agora. O encontro, realizado no Plenário da Câmara, reuniu educadores municipais, efetivos e contratados, os Vereadores integrantes da Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (CECTEL) – David Antônio Sanches – David Balla (Presidente), Paulo Augusto Corrêa – Paulinho do Sintrasp, e Vicente de Paula Sousa, os Suplentes Mauri Sérgio Rodrigues e João Batista Gonçalves – Cabo Batista, além dos demais Vereadores.
Na ocasião, vários professores se manifestaram contrários à decisão da atual Administração quanto à redução do número de contratações de servidores, com o objetivo de reduzir gastos. Para eles, não deveria haver alteração na forma de trabalho dos docentes para 2017, e explicaram que, com as mudanças, cerca de 80 cargos seriam eliminados. A proposta da Semed, segundo os educadores, prejudicaria principalmente os primeiros anos do Ensino Fundamental, além de sobrecarregar os profissionais e reduzir a qualidade do ensino público nas escolas municipais. Os professores não nomeados ou que tiveram a nomeação suspensa, reclamaram também da falta de informação por parte da atual Administração.
Tanto o Presidente do Legislativo, Vereador Francisco Carlos Frechiani quanto o Presidente da CECTEL, Vereador David Balla, deixaram claro que a questão é administrativa e não depende da aprovação de Projeto de Lei. Entretanto, concordaram que os Vereadores deveriam acompanhar a discussão, sobretudo por meio da Comissão de Educação do Legislativo.
No final da reunião, decidiu-se pela formação de uma comissão integrada por educadores, com o acompanhamento da CECTEL e de outros Vereadores, para conversar com o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves e a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos.
A referida reunião, realizada no dia 27 de janeiro, sexta-feira, no gabinete do Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, esclareceu muitas dúvidas. O Prefeito José Eustáquio ressaltou que não há interesse em prejudicar ninguém, mas que as nomeações e contratações só serão feitas com base na necessidade, de acordo com as possibilidades do Município e seguindo as normas legais. A Secretária de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos, enfatizou que, como previsto em lei, a prioridade no preenchimento das vagas disponíveis foi conferida aos aprovados em concurso e processos seletivos vigentes. “Queremos atender, da melhor forma possível, aos nossos alunos e não vamos medir esforços na busca de uma educação pública de qualidade, sem esquecer da valorização de todos os profissionais envolvidos”, finalizou.
Como estava previsto, as aulas nas 15 Escolas Municipais e nos 18 Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs – tiveram início na segunda-feira, dia 6 de fevereiro.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.