Câmara Municipal recebe visita do Bispo Diocesano Dom Cláudio

A Câmara Municipal de Patos de Minas recebeu, na manhã desta sexta-feira (23), a ilustre visita do Bispo Diocesano Dom Cláudio Nori Sturm, acompanhado pelos Padres Sebastião Paulino e Marcelo Ribeiro e pelo Acólito Leandro Siqueira. O objetivo da visita foi a troca de informações sobre o atual momento vivido pelo Legislativo Patense, bem como pela Diocese de Patos de Minas.
     A abertura oficial foi feita pelo Assessor de Comunicação da Câmara, José Afonso da Silva, o qual convidou, para a composição da mesa, o Sr. Bispo Dom Cláudio, os Padres presentes, a Vereadora-Presidente, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota – e o Vereador Amarildo Ferreira Silva.

Pronunciamentos

- Presidente Maria Dalva da Mota Azevedo (Dalva Mota)

A Vereadora-Presidente deu sequência à cerimônia, saudando os visitantes e falando sobre a afinidade entre política e religião: “Religião e política, na medida em que ambas têm um aspecto público, se aproximam e se entrelaçam. O sacerdócio, além da vocação, é uma prática que visa ao acolhimento do outro. A política, além do conjunto de procedimentos que orientam a organização de um Estado, é uma prática que também visa ao acolhimento do outro”. A Vereadora-Presidente também fez a leitura da seguinte mensagem, inspirada num trecho da Carta aos Hebreus (10, 24) e citada pelo Papa Bento XVI para a Quaresma de 2012: “Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às obras”. Sobre a mensagem, Dalva Mota fez a seguinte reflexão: “Nesta época de avanços tecnológicos extraordinários, de apologias a prazeres efêmeros, de consumismos desenfreados e de diferenças marcantes entre os que possuem e os desprovidos de uma vida digna, nós, ou do sacerdócio, ou da política, não podemos deixar de cultivar a fraternidade, quase esquecida. Acredito que só assim é que podemos construir uma sociedade com justiça: menos desigual, mais colaborativa”.

- Bispo Diocesano Dom Cláudio Nori Sturm

O Sr. Bispo Dom Cláudio fez uso da palavra, frisando em sua fala a importância do bem comum. Para ele, “os vereadores são escolhidos pelo povo com a missão de prestarem atenção às reais necessidades que são comuns a todos, devendo ser, portanto, homens públicos honestos, íntegros e éticos”.  Para o Bispo, é preciso que os vereadores estejam sempre próximos das comunidades, identificando as principais demandas, trazendo-as para dentro da Casa Legislativa e discutindo-as.  A partir daí, “torna-se possível elaborar leis idôneas, pautadas no princípio da coletividade”. O Sr. Bispo Dom Cláudio também ressaltou a importância de os três poderes -  Legislativo, Executivo e Judiciário - trabalharem em harmonia  e o papel dos Assessores, Servidores públicos e Parlamentares na presteza do serviço público de qualidade.

- Vereadores

Os demais Vereadores presentes, Amarildo Ferreira Silva, Edimê Erlinda de Lima Avelar, Itamar André dos Santos, José Carlos da Silva (Carlito) e Pedro Lucas Rodrigues (Xará) cumprimentaram os visitantes e, na oportunidade, fizeram algumas colocações sobre a política atual e sobre alguns problemas que afligem a sociedade, como as drogas, a corrupção e o crime organizado. Os Vereadores manifestaram ainda a intenção de estreitar as relações do Poder Público com a Igreja, a fim de trabalharem juntos em prol do bem comum e na tentativa de minimizar os problemas sociais.

Apresentação do Poder Legislativo Municipal

Na sequência, o Procurador Geral e Consultor Jurídico da Câmara, Dr. Itamar José Fernandes, apresentou aos visitantes o Poder Legislativo de Patos de Minas, abordando a sua estrutura e as funções, e os desafios e as perspectivas. Segundo Dr. Itamar, os desafios de maior urgência são a promoção da dignidade da pessoa humana, a primazia pela qualidade do serviço prestado e a compreensão de que, antes do crescimento, primeiro deve vir o desenvolvimento. Assim, a principal perspectiva é uma Gestão Pública responsável e efetiva, a qual só é possível por meio de um esforço conjunto.

Encerramento

O agradecimento final foi feito pela Vereadora-Presidente Dalva Mota que, posteriormente, acompanhou o Sr. Bispo Diocesano Dom Cláudio e seus acompanhantes em visita às instalações da Câmara.

Autor: Carla Matos
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.