Vereadores estudantis propõem assuntos ao Legislativo Municipal
Os vereadores estudantis também discutiram pautas que consideram relevantes ao município.
O plenarinho da Câmara Municipal foi o local da reunião do Parlamento Jovem na última quinta (23/08). Como pauta do dia, os estudantes participantes do programa discutiram o encaminhamento de projetos de lei discutidos e votados pelos vereadores, conheceram o Código de Postura do Município e fizeram um balanço sobre as visitas realizadas nas duas últimas reuniões – uma na Prefeitura e a outra no Fórum Olympio Borges.
Nas conversas, o Coordenador do Parlamento Jovem, Ronaldo Rosa, e o Diretor Adjunto Legislativo, Baltasar Brito, esclareceram dúvidas resultantes dos dois passeios realizados. Dentre os assuntos debatidos estão a atuação do Prefeito, dos poderes constituídos (Legislativo, Executivo e Judiciário) – as relações entre eles e como se dão os trâmites em nível municipal –, a competência do Ministério Público e os motivos da mudança da sede da Prefeitura, do Palácio dos Cristais, na avenida Getúlio Vargas, para o prédio do Bairro Eldorado. Além desses questionamentos, os jovens puderam expor a avaliação pessoal de cada um em relação às duas visitas.
Nos últimos assuntos discutidos, os parlamentares estudantis foram motivados a proporem projetos de lei e indicações que poderão ser analisados e votados pelos vereadores. Dentre as sugestões apresentadas, estão o registro do Parlamento Jovem no espaço da Câmara Municipal, os investimentos em cultura, a intensificação da fiscalização sobre a mobilidade urbana para deficientes – recursos adaptativos em calçadas – e a comercialização de venenos (pesticidas).
Autor:Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas