Escola do Legislativo promove palestra sobre relações no ambiente de trabalho

 

         A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas promoveu, na manhã desta quinta-feira (29), no Plenário, a palestra "Lidando com pessoas e com situações (in)formais no ambiente de trabalho", ministrada pelo Coordenador do Curso de Comunicação Social e da Agência Crivo no Unipam, Pedro Henrique de Sousa Ferreira. Estiveram presentes vereadores, servidores, assessores da casa e cidadãos patenses.

            Por meio de slides e vídeos, Pedro Henrique mostrou a importância da interação e da afinidade entre os indivíduos no ambiente de trabalho em que estão inseridos. Para ele, “o comportamento de cada pessoa durante a rotina profissional influencia diretamente no sucesso ou no fracasso das organizações”.  Diante do exposto, Pedro Henrique propôs aos presentes uma reflexão: “Até onde percebemos a responsabilidade dos nossos atos no ambiente em que trabalhamos?”.

            Assim, a Palestra teve, como foco, a compreensão do comportamento individual e dos grupos em situações de trabalho, na tentativa de elucidar como e por que questões relacionadas à liderança, poder, processos, atitudes, estrutura e conflitos afetam os indivíduos e a qualidade do serviço prestado por eles.

 

Os quatro pilares das relações de trabalho

 

             Segundo Pedro Henrique, as pessoas precisam levar em conta quatro pontos específicos nas suas relações de trabalho:

  • Imagem: está diretamente relacionada ao estilo pessoal de cada um. “É importante descobrir o seu próprio estilo e conciliar, ao mesmo tempo, o tipo físico e/ou interior dele, fazendo com que se sinta mais confortável e confiante em suas roupas e expressando com autenticidade o seu verdadeiro eu”, sugere Pedro Henrique. Como exemplo disso, foi citada a frase da Consultora de Imagem, Marlene Tarbill: “O segredo de se vestir bem é o mesmo que fazer bem qualquer outra coisa. É ter conhecimento daquilo que se está fazendo e por que o está fazendo”. O palestrante aproveitou a oportunidade e deu dicas importantes sobre como manter uma imagem positiva no ambiente de trabalho, afinal, “a sua imagem pode definir a sua personalidade”, finaliza.

 

  • Comunicação: de acordo com Pedro Henrique, uma boa comunicação é pautada na credibilidade, direcionamento, relevância, transparência e no uso dos canais e dos códigos disponíveis. O fato de as pessoas serem diferentes e o ambiente organizacional extremamente contingencial, faz-se necessário que o gestor, no intuito de aplicar eficazmente as estratégicas de comunicação, considere variáveis como ambiente, tecnologia, personalidade e cultura de cada pessoa. A partir do entendimento das diferenças, cria-se um ambiente mais colaborativo, “o qual é mais eficiente e vantajoso do que o ambiente crítico”, afirma Pedro Henrique.

 

  • Postura: é uma questão de respeito, educação, compreensão e de responsabilidade. Na concepção de Pedro Henrique, “é primordial que saibamos o que dizer, como dizer, quando dizer e para quem dizer e, ainda, o momento certo de nos mantermos em silêncio. Pessoas guardam sentimentos e ressentimentos, por isso devemos perguntar, questionar, pedir sugestões e ter muito cuidado com o excesso de sinceridade”, conclui.

 

  • Profissionalismo: A pessoa deve estar preparada para exercer com competência a função para a qual foi designada e saber planejar o tempo disponível da melhor maneira possível. Segundo Pedro Henrique, é o profissional que cria as próprias armadilhas no ambiente de trabalho. Portanto, ele sugere que “paremos de jogar a culpa nos outros e nos atentemos para a resolução dos nossos problemas”. De que forma? “Entendendo-os, refletindo sobre eles, avaliando-os e colocando as nossas boas ideias em prática”, finaliza.

 

“Devemos interpretar as pessoas pelo o que elas são e não pelo o que desejaríamos que fossem”  - Pedro Henrique de Sousa Ferreira.  Graduado em Publicidade e em Artes Plásticas, e Especialista em Comunicação Integrada e Marketing Estratégico. 

 

Escola do Legislativo

          A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas consolida-se como importante ferramenta de formação de agentes públicos, políticos e da população em geral para o exercício da cidadania. Atualmente está sob a organização dos seguintes servidores da Câmara: a Contadora Adenísia de Leles Sousa (Diretora da Escola), o Redator Geovane Fernandes Caixeta (Coordenador de Cursos) e a Analista Legislativo Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes (Secretária).

 

AUTOR: Carla Matos

FONTE: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

 

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa