Durante a cerimônia, foram entregues os diplomas de Mérito Estudantil, um diploma de Mérito Cultural e os certificados de Participação no Parlamento Jovem 2018.
A educação foi destaque na sessão especial da Câmara Municipal de Patos de Minas realizada na noite de terça-feira (11/12). O plenário da Casa ficou pequeno diante de tantos estudantes, amigos, familiares e representantes de escolas que compareceram para prestigiar a entrega dos diplomas de Mérito Estudantil e Mérito Cultural e dos certificados de participação no programa Parlamento Jovem 2018.
Tanto os agraciados com o Mérito Estudantil quanto o homenageado do Mérito Cultural tiveram suas histórias de vida valorizadas durante a cerimônia, marcadas, principalmente, pelo sucesso e dedicação nos estudos e pelo fomento da cultura em nosso município, respectivamente. Os jovens parlamentares também foram publicamente reconhecidos e certificados pela participação no Parlamento Jovem 2018, por vivenciarem durante o ano a rotina de um vereador, atuando em diferentes frentes políticas e sociais.
Pronunciamentos
Representando os homenageados e os jovens parlamentares, a estudante Émily Teodoro de Lima fez agradecimentos especiais a Deus, aos familiares e ao Legislativo patense, ressaltando a importância da honraria: “Isso só nos incentiva a nos dedicarmos aos estudos e continuarmos buscando a concretização dos nossos sonhos”.
Encerrando, discursou em nome do Legislativo, a Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, que, como professora ao longo de mais de 25 anos, enfatizou, a todo momento, o poder da educação na vida das pessoas: “a educação transforma vidas e realidades”; “é um ato de amor e de coragem, sustentada nos diálogos e nos debates”, afirmou. A Vereadora ainda acrescentou: “A educação nos dá acesso aos nossos direitos e deveres, permite uma melhor compreensão do mundo, torna as pessoas mais críticas e conscientes, colabora no crescimento econômico do país e promove a igualdade social”. Ao final, Dalva Mota conclamou a todos para que a Educação seja o principal alicerce da sociedade para um país mais justo e melhor de se viver.
Saiba mais sobre o Mérito Estudantil, Mérito Cultural e Parlamento Jovem
O diploma de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira” foi criado pela Resolução nº 284/2014, originada de projeto de autoria dos Vereadores João Batista Gonçalves - Cabo Batista e Edimê Erlinda de Lima Avelar, sendo concedido, anualmente, em reunião especial. A referida honraria tem a finalidade de homenagear os alunos de escolas públicas e particulares, nos níveis fundamental, médio e superior, pelo bom desempenho escolar anual e pelo envolvimento em atividades culturais, esportivas, sociais e políticas. Professor Renê de Deus Vieira, nome que dá título à homenagem, foi docente de Matemática e Física, iniciou sua carreira em Patos de Minas, recebendo inúmeras homenagens durante seus 40 de magistério, e faleceu em 2011 com 92 anos.
Por sua vez, o programa Parlamento Jovem foi instituído, por meio da Resolução nº 266/2011, do Legislativo patense. O projeto tem como objetivo geral incentivara comunidade estudantil a se organizar como sociedade civil e a participar da vida política da cidade e do país. E promove a participação dos alunos matriculados regularmente nos últimos anos do ensino fundamental e em todos os anos do ensino médio, por processo seletivo realizados pelos órgãos de ensino públicos e privados.No âmbito do Município de Patos de Minas, o Parlamento Jovem está sob a coordenação da Comissão de Participação Popular, composta pelos Vereadores Lásaro Borges de Oliveira (Presidente), João Batista Gonçalves – Cabo Batista e Paulo Augusto Corrêa – Paulinho do Sintrasp, e tem como suplentes os Vereadores David Antônio Sanches – David Balla e Sebastião de Sousa Almeida - Tião Mariano.
Já, o Diploma de Mérito Cultural “Francisco Melgaço de Faria – Chiquito” foi criado pela Resolução nº 282/2013, originada de projeto de autoria do então Vereador Lindomar Francisco Tavares, sendo concedido no segundo ano de cada legislatura com a finalidade de homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído para a promoção da cultura no Município.
Homenageados com o diploma de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira” – 2018:
- Ana Beatriz Sousa Caixeta, Cynthia Lopes de Lima, Geovanna Gonçalves Nascimento e Rebeca Mendonça de Queiroz.
- Ana Lara Caetano
- Arthur Augusto Martins Ferreira
- Émily Teodoro de Lima
- Jacqueline Araújo Corrêa
- Júlia Araújo de Miranda Silva
- Kaio Pereira Silva
- Lourenço Xavier Melo Silvério
- Marcel Martins Benfica
- Maria Fernanda Teixeira de Souza
- Maria Luisa Gonçalves Queiroz
- Marina Alves Leme
- Ruan Carlos Gomes Silva
Homenageado com o diploma de Mérito Cultural “Francisco Melgaço de Faria – Chiquito” – 2018:
- Marcos Antônio Caixeta Rassi
Estudantes que receberam o certificado de participação no Parlamento Jovem 2018:
- Camila Natalia Pereira Nascimento: Escola Estadual Dona Guiomar de Melo;
- Dyovanna Cristina Passos Ferreira: Colégio Fonseca Rodrigues;
- Emmily Rayelle de Oliveira Silva: Escola Estadual Deiró Eunápio Borges;
- Erika Santos de Camargos: Escola Estadual Marcolino de Barros;
- Júlia Cristina Pereira Dias: Escola Estadual Adelaide Maciel;
- Maria Eduarda da Silva: Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco;
- Maria Eduarda Resende Cruz: Colégio Fonseca Rodrigues;
- Mateus Vitor da Silva: Escola Municipal Prefeito Jacques Correa da Costa;
- Pablo Tavares de Freitas: Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco;
- Rafaela Aparecida Pereira Lima: Escola Estadual Doutor Paulo Borges;
- Sthéfany Fernandes dos Reis: Escola Estadual Marcolino de Barros.
Autor: Assessoria de Comunicação de Câmara Municipal de Patos de Minas.