Ferramentas de acessibilidade

Atendimento nas unidades básicas de saúde é tema de reunião na Casa de Leis

Durante o encontro, foram discutidas medidas que a Secretaria Municipal de Saúde tem adotado para melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde – UBS.

A Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social – CSPBES esteve novamente reunida na Câmara Municipal de Patos de Minas na tarde da última terça-feira (18/12), ocasião em que foram discutidas as adaptações feitas pela Secretaria Municipal de Saúde para solucionar problemas que têm prejudicado o atendimento à população.

Participaram da reunião a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca, a Diretora de Atenção Básica à Saúde, Milce Burgos, a Gerente de Atenção Básica, Marilene Nunes e o Procurador-Geral do Município, Jadir Souto.

Também estiveram presentes os Vereadores-membros da Comissão de Saúde, Isaías Martins de Oliveira (Presidente) e Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, bem como os parlamentares João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Nivaldo Tavares dos Santos e Otaviano Marques de Amorim.

O foco do encontro foi o serviço prestado pelas Unidades Básicas de Saúde, as UBS, localizadas estrategicamente para atender a população distribuída nos diversos bairros. Sobre as adaptações, a Gerente de Atenção Básica, Marilene Nunes, explicou algumas medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para equilibrar o atendimento, bem como regularizar a situação do pessoal.

Uma das medidas, segundo Marilene Nunes, é “solicitar os médicos de 40 horas a estarem locados nas unidades de saúde de áreas vulneráveis”. Ela salientou que um dos problemas que Patos de Minas enfrenta é a falta de médicos em áreas vulneráveis, onde a comunidade depende integralmente do Sistema Único de Saúde – SUS. No entanto, a gerente afirmou que, mesmo nas regiões onde as pessoas têm condições de pagar por um serviço de saúde particular, as áreas não estarão desprovidas de atendimentos nas UBS e continuarão recebendo o serviço de qualidade.

Outra iniciativa informada pelos servidores municipais é a regularização dos agentes de saúde, pois, de acordo com a Lei Federal nº 11.350/2006, o agente faz o processo seletivo para a UBS mais próxima de sua residência. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde detectou irregularidades em certos casos, visto que muitos foram contemplados com casas em outras áreas deixando de atender a lei. Por isso, houve a necessidade de remanejar esses agentes de saúde para as suas respectivas unidades.

Para concluir, o Vereador-Presidente da Comissão de Saúde, Isaías Martins de Oliveira, endossou que a Secretaria Municipal está fazendo um planejamento, contendo outras adaptações necessárias, já que mudanças são essenciais para levar um atendimento de qualidade aos munícipes.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

foto 01
foto 01 foto 01
foto 02
foto 02 foto 02
foto 03
foto 03 foto 03
foto 04
foto 04 foto 04
foto 05
foto 05 foto 05
foto 06
foto 06 foto 06
foto 07
foto 07 foto 07

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa