Durante o encontro, foram discutidas medidas que a Secretaria Municipal de Saúde tem adotado para melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde – UBS.
A Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social – CSPBES esteve novamente reunida na Câmara Municipal de Patos de Minas na tarde da última terça-feira (18/12), ocasião em que foram discutidas as adaptações feitas pela Secretaria Municipal de Saúde para solucionar problemas que têm prejudicado o atendimento à população.
Participaram da reunião a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca, a Diretora de Atenção Básica à Saúde, Milce Burgos, a Gerente de Atenção Básica, Marilene Nunes e o Procurador-Geral do Município, Jadir Souto.
Também estiveram presentes os Vereadores-membros da Comissão de Saúde, Isaías Martins de Oliveira (Presidente) e Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, bem como os parlamentares João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Nivaldo Tavares dos Santos e Otaviano Marques de Amorim.
O foco do encontro foi o serviço prestado pelas Unidades Básicas de Saúde, as UBS, localizadas estrategicamente para atender a população distribuída nos diversos bairros. Sobre as adaptações, a Gerente de Atenção Básica, Marilene Nunes, explicou algumas medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para equilibrar o atendimento, bem como regularizar a situação do pessoal.
Uma das medidas, segundo Marilene Nunes, é “solicitar os médicos de 40 horas a estarem locados nas unidades de saúde de áreas vulneráveis”. Ela salientou que um dos problemas que Patos de Minas enfrenta é a falta de médicos em áreas vulneráveis, onde a comunidade depende integralmente do Sistema Único de Saúde – SUS. No entanto, a gerente afirmou que, mesmo nas regiões onde as pessoas têm condições de pagar por um serviço de saúde particular, as áreas não estarão desprovidas de atendimentos nas UBS e continuarão recebendo o serviço de qualidade.
Outra iniciativa informada pelos servidores municipais é a regularização dos agentes de saúde, pois, de acordo com a Lei Federal nº 11.350/2006, o agente faz o processo seletivo para a UBS mais próxima de sua residência. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde detectou irregularidades em certos casos, visto que muitos foram contemplados com casas em outras áreas deixando de atender a lei. Por isso, houve a necessidade de remanejar esses agentes de saúde para as suas respectivas unidades.
Para concluir, o Vereador-Presidente da Comissão de Saúde, Isaías Martins de Oliveira, endossou que a Secretaria Municipal está fazendo um planejamento, contendo outras adaptações necessárias, já que mudanças são essenciais para levar um atendimento de qualidade aos munícipes.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.