Com a presença de representantes de entidades, famílias, servidores e vereadores da Casa Legislativa, o encontro teve como foco as “Estatísticas do Aumento da Criminalidade envolvendo as Drogas”.
A Associação Amor Exigente, em parceria com a Escola do Legislativo de Patos de Minas promoveu, na última segunda-feira (24/06), no plenário da Câmara Municipal, a palestra "Estatísticas do aumento da criminalidade envolvendo as Drogas", ministrada pelo delegado regional da Polícia Civil, Dr. Luís Mauro Sampaio Pereira.
Além de representantes de entidades, famílias e servidores da Casa Legislativa, participaram da palestra o presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente de Paula Sousa, e os parlamentares Braz Paulo de Oliveira Júnior, João Batista Gonçalves – Cabo Batista e Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota.
O encontro faz parte da programação da Semana Nacional de Prevenção e Tratamento de Políticas sobre Drogas, iniciada no último sábado (22/06), com uma blitz educativa e carreata pelas ruas da cidade. Também são idealizadores da Semana o Conselho Municipal Antidrogas e o Conselho Municipal de Saúde.
Durante a palestra, o delegado regional da Polícia Civil informou diversas estatísticas relacionadas à redução da criminalidade em Patos de Minas no primeiro trimestre de 2019. Dentre elas, Luís Mauro destacou a diminuição de 50% dos crimes violentos em decorrência do uso de drogas; de 59% dos crimes de roubo; e de 33% dos crimes de furtos. O delegado regional atribuiu a queda expressiva de crimes na cidade em decorrência do trabalho conjunto das polícias civil e militar, das instituições e conselhos e da população em geral.
Na oportunidade, Luís Mauro também abordou alguns motivos que levam as pessoas a entrarem no mundo das drogas, como, por exemplo, o bullyng, referindo-se tanto a quem o pratica quanto a quem sofre a ação. O delegado também fez questão de reforçar o perigo das drogas ilícitas e principalmente das lícitas, como o álcool e o tabagismo, por serem de fácil acesso à população e contribuírem, de igual maneira, para o aumento da criminalidade. Assuntos como democratização das drogas; influências midiáticas no consumo de drogas lícitas; e importância da prevenção nas escolas e do apoio da família para o combate à criminalidade também foram temas comentados pelo delegado regional.
O encontro também contou com a participação e os depoimentos de representantes de diversas instituições e conselhos de Patos de Minas, que relataram os trabalhos desenvolvidos por cada um e reforçaram a importância da união de forças no combate às drogas. A Semana Nacional de Prevenção e Tratamento de Políticas sobre Drogas vai até a sexta-feira desta semana (28/06), com várias palestras, atividades esportivas, mesa redonda, debates e homenagens.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.