A iniciativa foi bastante elogiada pelas autoridades e público participantes do seminário.
A Paróquia São Pedro e São Paulo realizou, nessa segunda-feira (21/10), com início às 19 horas, no auditório do 15º BPM, o Seminário sobre “Meio Ambiente, Violência em nossas Comunidades, e Políticas Públicas”. Os três temas foram extraídos, respectivamente, das Campanhas da Fraternidade de 2017, 2018 e 2019.
A organização do evento ficou sob a responsabilidade da Pastoral da Comunicação da mesma paróquia, sob a supervisão do pároco Pe. Vanderci Ataíde Santana, que fez a abertura do seminário, momento em que concedeu uma bênção aos presentes.
A mesa de autoridades contou com a participação do padre Vanderci Ataíde; do vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior, representando a presidência da Câmara Municipal de Patos de Minas; do promotor de justiça Cléber Couto, da Promotoria Criminal; e ainda, dos palestrantes, promotor José Carlos de Oliveira Campos Júnior, da Promotoria do Meio Ambiente; tenente- coronel Rogério Gonçalves Caixeta, comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar; e professora do curso de Direito do Unipam, Eline Débora Teixeira.
O seminário teve como objetivo evidenciar os três temas da Campanha da Fraternidade, por serem todos atuais e exigirem a atenção dos governos e da população em geral. A expectativa dos organizadores é que, com discussões nesse nível, as pessoas encontrem caminhos que as levem a um tempo melhor, de harmonia com a natureza, de entendimento e paz entre todos os seres.
As comunidades pertencentes à Paróquia São Pedro São Paulo estiveram representadas: São Pedro (Bairro Planalto), São Paulo (Bairro Jardim Paulistano), Divino Espírito Santo (Bairro Ipanema), Mãe Rainha (Bairro Residencial Gramado); Santo Expedito (localidade de Canavial), São José (localidade de Potreiros), Santa Cruz (localidade de Cabral), Nossa Senhora do Carmo (Bairro Jardim Céu Azul e sede do Batalhão), Nossa Senhora do Amparo (localidade de Aragão), Santa Clara (localidade de Mataburros), Frei Galvão (Bairro Campos Elísios e Carmelo da Santíssima Trindade).
O vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior, ao falar em nome do Legislativo Municipal, cumprimentou os organizadores do seminário e reconheceu que esse tipo de iniciativa é que pode ajudar a solucionar as distorções do mundo moderno.
Na ocasião, para mostrar o lixo nas ruas, o entulho, os degraus nas calçadas, as agressões ao meio ambiente e outros problemas encontrados nas comunidades da paróquia São Pedro e São Paulo, os membros dos Conselhos Paroquiais de Pastorais (CCPs), elaboraram um vídeo, que foi apresentado no evento.
Na primeira palestra, o promotor de Justiça José Carlos de Oliveira Campos enfocou o “Meio Ambiente mais sadio em nossas comunidades e as ações do MP”. Entre outras considerações, citou o acompanhamento que fez das audiências públicas de revisão do Plano Diretor da cidade. Para ele, foi “um fracasso” a participação do público, que deveria ser o principal interessado.
Na sequência, o tenente-coronel PM Rogério Gonçalves Caixeta, comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, discorreu sobre “O trabalho da Polícia Militar no combate à violência em nossas Comunidades”. O militar explicou o “modus operandi” da Polícia Militar, as novas iniciativas, a parceria com a Polícia Civil, e, principalmente, as estatísticas, que mostram queda dos índices de criminalidade na cidade e na região.
Finalmente, a mestre Eline Débora Teixeira, professora de Direito do UNIPAM, abordou o tema “Políticas Públicas em nossas comunidades”, discorrendo sobre a importância das políticas públicas, e os caminhos para a sua implantação.
Os estudantes do curso de Direito do Unipam, da FPM, da Faep e Finom, participantes do seminário, receberam seus certificados de atividades complementares.
O padre Vanderci Ataide Santana encerrou o seminário agradecendo a todos os colaboradores, ao 15º BPM pela cessão do auditório, bem como aos palestrantes. Ao mesmo tempo, pediu aos presentes que contribuam com a paz e com a preservação do meio ambiente e que cobrem políticas públicas, a fim de que o mundo melhore e todos tenham uma vida digna.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas
Fotos: Paula Dias