Vereadores foram conhecer a nova ala da UPA para isolamento de pacientes com sintomas gripais agudos e de Covid-19, e o atual estágio do hospital de campanha.
Nessa segunda-feira (1º/06), os vereadores Isaías Martins de Oliveira, presidente da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social (CSPBES), e Vicente de Paula Sousa, presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, empreenderam duas visitas com o objetivo de conhecer as iniciativas mais recentes na área da saúde no município, levando-se em conta o número crescente de casos confirmados de Covid-19 no município.
Pela manhã, os representantes do Legislativo Municipal estiveram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), situada no bairro Jardim Peluzzo, que está sendo preparada para receber, com mais segurança, doentes com sintomas gripais. Naquele local, os vereadores foram acompanhados pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Rezende, e pelo diretor de Orçamento e Finanças, Wellington Martins de Oliveira, que os colocaram a par das inovações.
Trata-se de uma ala isolada das demais que está sendo montada para essa finalidade, inclusive com leitos para estabilização de pacientes com Covid-19 que venham a necessitar desse procedimento até o encaminhamento a uma unidade de terapia intensiva (UTI). Os equipamentos para essa adequação, inclusive respiradores, encontram-se na UPA.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Carlos Rezende, a adaptação da UPA é a opção mais rápida no momento, já que se aproveita muito da atual estrutura funcional da unidade, como recursos humanos, oxigênio, raio-X, farmácia. “Nosso trabalho é, para dentro de dez dias, no máximo, colocar essa ala independente em funcionamento. O espaço terá local para triagem; minienfermaria, com até dez leitos clínicos para tratamento e estabilização de pacientes; e consultórios. Também teremos uma ambulância nova, com UTI, unicamente para transportar casos de Covid-19. O prefeito nos determinou dedicação intensa nesse sentido”, disse o titular da pasta. Caso o espaço reservado a pacientes com sintomas gripais na UPA atinja ocupação máxima, será ativado o hospital de campanha.
Para conhecer in loco o estágio em que se encontra a unidade emergencial de saúde, os vereadores Isaías Martins de Oliveira e João Batista Gonçalves – Cabo Batista (CSPBES), acompanhados pelo vereador-presidente da Câmara Municipal, Vicente de Paula Sousa, visitaram, na parte da tarde do mesmo dia, o hospital de campanha que está sendo montado no Centro Clínico do Unipam, na Avenida Marabá, em parceria com aquela instituição de ensino. “O hospital de campanha está praticamente pronto, a parte grossa está finalizada. Agora estamos concluindo os fluxos e os protocolos”, explicou o médico intensivista que colabora na estruturação dessa unidade médica provisória, Élcio Moreira.
Carlos Rezende acrescentou que as redes elétrica e de oxigênio estão instaladas no hospital de campanha, sendo a única pendência a chegada do cilindro de oxigênio. “O cilindro já foi adquirido, em processo de entrega. No mais, todos os equipamentos estão no local que, a princípio, possui 30 leitos, dentre clínicos e de estabilização, podendo chegar a 50. Temos três respiradores para estabilizar pacientes que necessitem, camas elétricas e normais, tudo que um hospital de campanha necessita. Equipamentos de proteção individual, insumos e medicamentos também já foram adquiridos.
Ainda conforme o secretário de Saúde, é importante esclarecer o conceito de hospital de campanha. “É uma unidade para tratamento emergencial, para cuidar temporariamente do paciente até que ele possa ser transferido com segurança para uma instalação permanente. Embora tenhamos lá respiradores disponíveis para estabilização, não é local para leito de UTI. Portanto é real a necessidade de todos se cuidarem para reduzir as internações em unidade de terapia intensiva”, ressaltou.
O hospital de campanha de Patos de Minas traz diferenciais positivos, como ventilação e acessibilidade, uma vez que aproveita a infraestrutura do Centro Clínico do Unipam. Conforme Carlos Rezende, a ideia de montá-lo nesse local levou em consideração também a facilidade de uma estrutura pronta, na qual se pode trabalhar oferecendo mais segurança e comodidade a funcionários e pacientes.
Mesmo tendo recebido todas essas informações, os vereadores ainda querem saber o volume de recursos recebidos e o quanto já foi gasto pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas desde que foi decretado o estado de pandemia do novo coronavírus. Para tanto, a comissão de saúde da Câmara agendou uma reunião para a próxima quarta-feira, às 14 horas, na Casa legislativa, com o secretário municipal de Saúde, Carlos Rezende, e diretores da secretaria a fim de que todos os demais dados sejam repassados ao Legislativo de Patos de Minas.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.