Ferramentas de acessibilidade

Prefeito José Eustáquio participa da reunião ordinária do Legislativo Municipal e fala sobre o impacto da Covid-19

 

Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves comparece à reunião ordinária da Câmara Municipal, faz um balanço da situação atual da pandemia do coronavírus no município e na região, e confirma que medidas duras serão tomadas nas próximas horas.

 

O prefeito José Eustáquio iniciou sua fala pedindo desculpas por comparecer à reunião ordinária da Câmara Municipal sem ter feito agendamento prévio. Em seguida, agradeceu aos senhores vereadores e a toda a Câmara pelo apoio que o Executivo tem recebido durante essa pandemia da Covid-19, inclusive mediante a antecipação da verba de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) devolvida para que a Prefeitura de Patos de Minas pudesse comprar medicamentos, insumos, enfim, tudo o que for necessário para o combate ao novo coronavírus.

José Eustáquio informou que concomitante com a reunião que estavam realizando aqui na cidade na quarta-feira (03/06), realizava-se em Belo Horizonte uma reunião do programa Minas Consciente, fazendo uma análise geral da situação no estado. “Nessa reunião, avaliou-se a situação da nossa região, que eles chamam de “Região Noroeste” e abrange 33 municípios, mas que para mim continua sendo Alto Paranaíba. Nós estamos vivendo, principalmente nas últimas 24 horas, um momento de apreensão, de muita preocupação, pois temos que olhar a vida de nossos conterrâneos, mas também daqueles que dependem da macrorregião de saúde de Patos de Minas. Estamos chegando à marca de 100 casos, e nas cidades da região também os números dispararam”. Nesse ponto, o prefeito citou números de diversas cidades que pertencem a Patos de Minas, inclusive Lagoa Formosa, que teve o primeiro caso registrado no sábado, e que agora já está com 22 casos, mesmo com a barreira sanitária.

Prosseguindo em sua explanação, José Eustáquio referiu-se às diversas mensagens que vem recebendo, inclusive do promotor de justiça da área de saúde, Rodrigo Taufic, e citou a informação da agência Minas de que “a nossa região, não só Patos, havia sido rebaixada, da onda branca para a onda verde”; e que, “com essa regressão, algumas medidas precisam ser tomadas, mas eu não gostaria de tomar nenhuma decisão sem antes vir a esta Casa legislativa, conversar com os senhores e informar o que foi publicado pela agência Minas”.

Continuando, o prefeito José Eustáquio informou que o Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19 será convocado para se reunir nesta sexta-feira (05), para decidir as medidas a serem tomadas diante dessa situação. “Nós havíamos decidido que, a partir de segunda-feira, o comércio iria funcionar de 8h às 18 horas, que criaríamos as barreiras sanitárias para controlar a entrada de pessoas na cidade, E eu confesso que errei não tendo criado as barreiras sanitárias há mais tempo, mas agora vamos fazer, e vou pedir licença para ler as diversas mensagens que recebi e a publicação da agência Minas”.

Primeiro, José Eustáquio leu a mensagem do promotor da área da saúde, Rodrigo Taufic (04), informando a regressão da região para a “onda verde”, e um comunicado da Superintendência Regional de Saúde de que havia apenas um leito de UTI vago, portanto com 90% de ocupação. “A situação é gravíssima, e exige celeridade e envolvimento dos demais municípios da comarca, já que todos aderiram ao programa Minas Consciente”, completava a mensagem do promotor de Justiça.

Continuando, José Eustáquio leu outra mensagem do promotor Rodrigo Taufic, na qual relatava informação da Superintendente Regional de Saúde, Noemi, pontuando o número de leitos de UTI nos hospitais da cidade (alguns sem respiradores) e em cidades da região. A maioria, aguardando por respiradores adquiridos, mas com entrega atrasada. Na última mensagem, Taufic sugeria uma reunião urgente da Associação dos Municípios da Microrregião do Noroeste de Minas (AMNOR) e da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (AMAPAR), para que, em sintonia com o estado, articulassem a necessidade de, pelo menos, mais 30 leitos.

A última informação do estado, passada por José Eustáquio, dava conta de que o governador Romeu Zema pede cautela. O prefeito informou que o Comitê Extraordinário da Covid-19 iria continuar monitorando a macrorregião do noroeste, que, conforme já foi dito, retorna à onda verde do programa Minas Consciente, criado pelo governo de Minas para promover a retomada econômica gradual e coordenada nas cidades mineiras durante a pandemia do coronavírus. Segundo a mensagem lida pelo prefeito, a recomendação é de que as 33 cidades da macrorregião abram somente serviços considerados essenciais, ou seja, supermercados, padarias e farmácias. A decisão foi tomada na reunião do comitê extraordinário na última quarta-feira (3), em função do aumento do número de casos e da baixa capacidade assistencial da rede hospitalar.

Fechando a mensagem, o governador de Minas pede cautela, lembra que o Estado vem trabalhando bem a situação, mas que a batalha será longa, já que o vírus é imprevisível. “O aumento de casos sinaliza que o trabalho terá que ser redobrado a partir de agora”, finalizou.

Por fim, o prefeito José Eustáquio confirmou que, ao que tudo indica, deverão ser adotadas medidas duras nas próximas horas, colocou-se à disposição para outras informações e agradeceu a todos pela atenção.

Na oportunidade, diversos vereadores fizeram perguntas ao prefeito, inclusive sobre o hospital de campanha. Algumas foram respondidas, outras ele deixou para o secretário municipal de Saúde, Carlos Rezende, que iria ocupar a tribuna em seguida. Todos os que se pronunciaram, manifestaram apoio às iniciativas a serem tomadas.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto06
foto06 foto06

 

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa