A Câmara Municipal de Patos de Minas vem a público esclarecer a sua posição a respeito da notícia que circula nas redes sociais, sobre a destinação de respiradores para o Município de São Gotardo, segundo a publicação, por falta de estrutura em nossa cidade.
A Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social (CSPBES), presidida pelo vereador Isaías Martins de Oliveira e integrada pelos vereadores Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota e Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi, e pelos suplentes, vereadores Braz Paulo de Oliveira Júnior e João Batista Gonçalves – Cabo Batista, vem promovendo encontros com representantes do Executivo, da Secretaria Municipal de Saúde, da Superintendência Regional de Saúde - SRS, diretores do Hospital São Lucas e Conselho Municipal de Saúde, sempre no intuito de fiscalizar os atos praticados, bem como cobrar novas ações diante da pandemia do novo coronavírus.
A última reunião, convocada pela Comissão de Saúde, realizada na segunda-feira (29/06), no plenário do Legislativo, tratou de todas as questões pendentes sobre a montagem e habilitação de leitos públicos em Patos de Minas. Na ocasião, as representantes da SRS prestaram os esclarecimentos referentes às iniciativas do Estado sobre o plano de contingência do Governo de Minas Gerais que prevê a habilitação de leitos de UTI nas microrregiões de Saúde (João Pinheiro, Paracatu, Unaí e São Gotardo) pertencentes à macrorregião Noroeste, da qual Patos de Minas é cidade polo;
Na referida reunião, houve a informação por parte da SRS de que 10 (dez) UTIs em Unaí já estavam habilitadas pelo Estado. Na mesma reunião, a Superintendência explicou que um dos indicadores considerados para escolha de São Gotardo deve-se ao fato de que, na época, 60% das vagas de UTI do HRAD estavam ocupadas por pacientes dessa microrregião. Vale ressaltar que novos leitos em outros municípios são para atendimento da macrorregião, o que acaba por beneficiar também os habitantes de Patos de Minas.
Os respiradores destinados aos referidos municípios que integram a macrorregião Noroeste servirão para descentralizar o atendimento, desafogando Patos de Minas e atendendo à população regional. Outra informação da SRS, durante a reunião na Câmara Municipal, se referiu ao envio de ventiladores mecânicos para o Hospital São Lucas, como prioridade, sendo que é necessário que aquela unidade de saúde conclua a regularização da situação jurídica relacionada ao novo CNPJ após o desligamento da Funan, fundação à qual o Hospital São Lucas estava vinculado. Essa informação foi confirmada pela Procuradoria-Geral do Município e também pela Secretaria Municipal de Saúde.
Quanto ao Hospital de Campanha, a Comissão de Saúde do Legislativo também acompanha todas as iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde, e cobra o efetivo funcionamento no menor tempo possível, mesmo sabendo dos entraves relacionados à falta de servidores que ainda não atenderam completamente ao chamamento público publicado pela Prefeitura Municipal.
Portanto, diante da onda de informações desencontradas, a Câmara Municipal deixa claro o empenho que vem sendo desenvolvido para resolver tais questões, tendo por base a preocupação da população em relação ao crescente número de casos confirmados no município e as medidas prioritárias que devem ser adotadas na atual circunstância.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.