Ferramentas de acessibilidade

Em reunião com vereadores, secretário municipal de saúde apresenta balanço de atendimento e de investimentos no município

Comissão de Saúde se reúne com Carlos Rezende para se informar sobre a situação da saúde no município em relação à pandemia e sobre outras demandas.

Vereadores se reuniram com o secretário municipal de Saúde, Carlos Antônio Silva Rezende, nessa segunda-feira (21/09), às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal. A iniciativa foi da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social (CSPBES), que também convidou os demais vereadores e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fátima Gomes. Um dos objetivos do encontro é atualizar as informações sobre a prestação dos serviços de saúde no município em relação à pandemia, e, ao mesmo tempo, saber o que tem sido realizado nas demais áreas, principalmente com relação às cirurgias eletivas, um problema que se arrasta no tempo, com pacientes que aguardam por atendimento, alguns deles, desde 2016.

Carlos Rezende, além de responder a diversas perguntas, fez um balanço bastante completo das iniciativas da sua pasta, de modo especial, a partir da parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (Cisalp), que consegue adquirir equipamentos, produtos e insumos por preços bastante competitivos. “Estamos aproveitando o maior poder de compra e facilidade de negociação do Cisalp, para fazer os investimentos necessários na área da saúde para o nosso município”, enfatizou Rezende.

Foram muitos os relatórios apresentados pelo secretário municipal de Saúde na ocasião. Um deles mostra que o Cisalp viabilizou a realização de 104 cirurgias de catarata, no período de abril a julho (as cirurgias do mês de agosto ainda estão sendo computadas), e uma projeção de mais 150 até o final deste ano. Na planilha do Cisalp, consta uma previsão para as próximas marcações. Para citar algumas, 46 exames de ultrassom de membro; 9 eletrocardiogramas infantis; 25 ressonâncias; 20 biópsias de próstata; 20 exames holter e 20 mapa; 100 exames de colonoscopia + biópsia; 20 cirurgias de hérnia; 9 neurocirurgias; 25 varizes bilateral; 10 tireoidectomia; 3 crirugias de ombro; 17 cirurgias urológicas, dentre outras.

Quanto a projeções de investimentos, constam também ambulância para o Samu, ambulância menor para a UPA, veículo van para transporte fora do município (TFD), veículo/farmácia para a cidade e zona rural, equipamentos de reanimação (desfibrilador), veículo equipado com eletrocardiógrafo, além de reforma da UPA. Carlos Rezende informou ainda que pretende colocar um eletrocardiógrafo em todas as unidades básicas de saúde.

Cada participante da reunião recebeu uma relação completa de dados, incluindo itens por empenho liquidados; produção unidade de saúde da família (UBS) 2020; produção unidade de pronto atendimento (UPA) 2020; produção de exames laboratoriais – UBS e UPA 2020; Farmácia Municipal Descentralizada da UPA; Relatório da Diretoria de Vigilância em Saúde – Elaboração do Plano de Contingência para ações de controle à Covid-19; Panilha Corrigida Cisalp; Total de Procedimentos realizados por unidade de saúde; e relação de propostas fundo a fundo que não foram finalizadas e com saldo a executar.

Os vereadores gostaram dos números apresentados e das iniciativas da saúde em favor da população de Patos de Minas.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa