Servidores da Câmara Municipal visitam Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O objetivo foi participar da Plenária Final do Programa Parlamento Jovem e conhecer o funcionamento da TV Assembleia

Servidores da Câmara Municipal de Patos de Minas estiveram presentes na Plenária Final do Programa Parlamento Jovem 2012, realizada na última sexta-feira (29), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A comitiva, composta pelos Servidores Adenísia de Leles Sousa (Contadora e Diretora da Escola do Legislativo), Geovane Fernandes Caixeta (Redator/Revisor e Coordenador de Cursos), Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes (Analista Legislativo e Secretária), Carla de Matos Ribeiro e José Afonso da Silva (Jornalistas) e Paulo Cesar Caixeta (Chefe da Divisão de Informática), teve a oportunidade de conhecer de perto o modo como são apresentados e expostos os projetos e ainda de colher subsídios com relação à prática do Programa, com vistas à participação futura dos jovens de Patos de Minas no Parlamento Jovem.

Depois de um semestre de debates, oficinas e elaboração de ideias, 104 alunos de 76 escolas das redes pública e privada de 15 municípios mineiros se reuniram em Belo Horizonte e discutiram e votaram 45 propostas elaboradas durante o projeto. Neste ano, o tema foi a Educação cidadã, dividido em três subtemas: Participação coletiva no espaço da escola; Função das redes virtuais na formação cidadã e Diversidade cultural: gênero, sexualidade e etnia. O documento final, contendo as propostas de ação para o poder público, será entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG, para que os Deputados da Comissão analisem cada uma delas e decidam sobre a viabilidade de aplicação das sugestões, parcial ou totalmente.

Na oportunidade, os Servidores José Afonso da Silva e Paulo Cesar Caixeta reuniram-se com o Diretor de Rádio e Televisão da ALMG, Rodrigo Lucena, a fim de conhecer o funcionamento e a estrutura da TV Assembleia, principalmente no que concerne ao projeto de unificação da TV Digital no Brasil. A intenção é analisar e discutir uma futura parceria da Câmara Municipal de Patos de Minas com a ALMG, na tentativa de firmar convênio para a implantação da Rede Legislativa de TV digital no Município.

O encontro possibilitou aos servidores adquirir um excelente know How sobre o tema, já que a TV Assembleia de Minas é pioneira entre as TVs digitais no país. Vale ressaltar que investir num canal digital é interessante, pois o sistema analógico (que é a TV a que assistimos hoje no Brasil) está previsto para ser extinto em 2016, e a Rede Legislativa, com a previsão de convênio e consequente partilha dos custos, é o sistema mais viável à vista. Além disso, a implantação de um canal digital para o Legislativo Patense seria de grande valia para o Município e para a população, pois cumpriria um papel fundamental para a democratização da informação e da transparência dos atos públicos, o que incentivaria e concretizaria a participação popular.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas