Câmara Municipal de Patos de Minas homenageia mães com a Medalha de Mérito “Antônia Cardoso do Nascimento”

A Câmara Municipal de Patos de Minas condecorou, durante sessão especial realizada na noite de terça-feira (10/5), quartorze mães com a Medalha de Mérito “Antônia Cardoso do Nascimento”, em comemoração do Dia das Mães.

A cerimônia foi marcada pela entrega das medalhas, precedida da leitura de emocionantes histórias de vida de mães, exemplos de amor, doação e cuidado, tanto no ambiente familiar quanto na comunidade em que atuam. “Uma noite única para celebrar o quanto as mães são especiais e o quanto merecem o nosso respeito e valorização”, afirmou o vereador/presidente Ezequiel Macedo.

A honraria está prevista na Resolução nº 297, de 16 de abril de 2018, originada de projeto de autoria do então vereador Lásaro Borges de Oliveira. Antônia Cardoso do Nascimento, que dá nome à homenagem, dedicou sua vida à família e ao cuidado com as crianças, e faleceu aos 87 anos, em Patos de Minas, deixando um legado de luta pelas melhorias do Bairro Abner Afonso e adjacências.

O evento foi abrilhantado com a apresentação musical das artistas Márcia Soares – cantora, e Raquel Lima – pianista, integrantes do Conservatório Municipal “Galdina Corrêa da Costa Rodrigues”, como forma de homenagear a eminente figura materna presente e atuante nos lares e na comunidade.

Pronunciamentos

Na oportunidade, a vice-prefeita de Patos de Minas, Sandra Cristina Gomes da Silva, falou como representante do Executivo Municipal, manifestando sua alegria de participar da homenagem às mães. Ela destacou que Dia das Mães é motivo de grande celebração; mencionou que também é mãe há 25 anos; e citou a Mãe Maria, como exemplo de mãe, “que deu o sim, sem saber o dia de amanhã”. Sandra mencionou, ainda, as palavras de sua mãe, “a qual dizia que, ao se tornar mãe, é que se sabe o real sentido da palavra amor”. Ao final, a vice-prefeita fez uma homenagem às mães adotivas, às mães solteiras, às mães que lutam pelos filhos envolvidos com drogas, às mães que perderam seus filhos e às mães servidoras do Município.

Em seguida, representando as homenageadas, falou a mãe Maria Amélia Caixeta de Sousa. Ela agradeceu a Jesus e Maria pelo dom da vida de cada mãe presente, bem como aos vereadores pela homenagem. A agraciada também falou sobre a importância de ser mãe: “Ser mãe, dar a vida, não é apenas gerá-los, mas sim educá-los, dar amor, carinho, seguir os ensinamentos de Maria, que é nosso exemplo de mãe”. Por fim, Maria Amélia agradeceu a todos os presentes, manifestando os sentimentos de “coração sincero e gratidão” pelo recebimento da honraria.

Encerrando a fase de pronunciamentos, falou como oradora oficial, em nome da Câmara Municipal, a vereadora Elizabeth Maria Nascimento e Silva - Prof.ª Beth, que destacou a sua satisfação em se dirigir a esse grupo tão seleto de mães. A vereadora citou a passagem bíblica “todos vocês são exemplares, mas você supera”; e manifestou que, assim como Maria, as mães homenageadas aceitaram os desígnios de Deus para a maternidade. Professora Beth salientou, ainda, a dedicação das mães aos filhos e os sofrimentos que muitas vivenciam pelos filhos. “Mesmo assim, continuam firmes juntos aos filhos, sem perder a fé”, afirmou.

A vereadora também agradeceu às homenageadas por aceitarem o chamado de Deus, falou da importância de cada uma e estendeu os seus cumprimentos às servidoras desta Casa Legislativa. Por fim, Professora Beth conclamou as mulheres a se unirem em defesa umas das outras, especialmente diante da violência que ainda ocorre contra a mulher, pedindo que Deus abençoe infinitamente a cada uma. Nesse sentido, a parlamentar solicitou um momento de silêncio a todas as mães assassinadas, especialmente à mãe Keila, vítima fatal de violência doméstica em Patos de Minas.

Confira as mães agraciadas em 2022 com a Medalha de Mérito “Antônia Cardoso do Nascimento”:

1. Betânia de Melo Gomes Basílio

2. Creusa Ribeiro Caliari

3. Dalva Dias Vieira

4. Divina Maria da Silva

5. Horozita Teixeira Pinto de Oliveira

6. Ilda Alves Tolentino

7. Iris Daiane Cândida Nascimento Guimarães

8. Lurdes de Brito

9. Marcélia Dias da Cunha Santos

10. Maria Amélia Caixeta de Sousa

11. Maria José Tavares