Piso Nacional da Enfermagem é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal de Patos de Minas

Vereadores, enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras discutiram sobre o pagamento do piso nacional da enfermagem aos profissionais do Município.

 

A Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Patos de Minas promoveu Audiência Pública nessa quarta-feira (19/7), no plenário da Casa Legislativa, para discussão sobre o piso nacional da enfermagem, técnicos de enfermagem e parteiras, com base na Lei Federal nº 14.581/2023, que abre crédito especial de R$ 7,3 bilhões no orçamento do Fundo Nacional de Saúde para garantir a estados e municípios o pagamento do piso nacional dos trabalhadores da enfermagem.

O encontro foi coordenado pelo presidente da Comissão de Saúde, vereador Vitor Porto Fonseca Gonçalves, acompanhado do integrante da comissão, vereador José Eustáquio de Faria Junior. Também participaram do debate o presidente da Casa, vereador Gladston Gabriel, e os parlamentares Cabo Batista, Ezequiel Macedo, Ivan Rosa, José Luiz e Nivaldo Tavares. Na oportunidade, Vitor Porto lamentou a ausência de representantes do Executivo Municipal, os quais foram convidados mas não compareceram à audiência.

Inicialmente, o presidente da Comissão de Saúde agradeceu a presença de todos os profissionais da área e destacou a importância de cada um para a saúde pública. “É preciso valorização e reconhecimento a essas pessoas que têm desempenhado papel vital da sociedade, verdadeiros guardiões da saúde, que dedicam suas vidas aos cuidados dos outros”, destacou o vereador Vitor Porto, que também salientou o principal objetivo da audiência: “Aqui é a Casa do Povo, local ideal para realizarmos conversas e debates que tratem de assuntos de interesse público. Estamos aqui para ouvir, entender a dor e lutar para que sejam tomadas medidas concretas para o pagamento do piso já aprovado nacionalmente”.

Membro da Comissão de Saúde, o vereador José Eustáquio abordou a importância da área de enfermagem em geral. “Verdadeiros heróis e heroínas. A audiência é uma oportunidade única para debater um tema de extrema relevância, que há muito tempo incomoda os parlamentares e os profissionais. Fico feliz em ver a Casa Legislativa cheia de pessoas preocupadas e que querem ver uma solução concreta e efetiva com relação ao pagamento do piso da enfermagem”, reforçou.

No decorrer da audiência, os integrantes da Comissão de Saúde e os demais parlamentares presentes fizeram vários apontamentos em prol da classe, comprometendo-se a realizar gestões juntamente ao Executivo Municipal para o pagamento do piso nacional aos profissionais da enfermagem.

A diretora do Sind-Saúde, Lionete Pires, participou da mesa dos trabalhos e destacou vários pontos que considera cruciais para que os profissionais consigam alcançar o objetivo. “O momento não é de judicializar questões, e sim de negociação e união da classe”, substanciou Lionete.

Por sua vez, enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras lotaram a galeria e alguns expuseram publicamente os anseios da classe. Condições desafiadoras e estressantes de trabalho, remuneração defasada, carga horária intensa e falta de valorização foram alguns dos problemas citados pelos profissionais. “Há mais de 30 anos estamos na luta para conseguirmos o pagamento do piso nacional”, destacou um deles. “A pandemia mostrou o que, muitas vezes, vivemos na enfermagem diariamente há muito tempo”, mencionou um profissional. “Fazemos com amor mas queremos ser valorizados”, demandou um profissional. “Viemos na Casa hoje pedir a sensibilidade de todos para a nossa causa”, evidenciou um técnico de enfermagem.

Principais considerações da Audiência

Após um extenso debate, o presidente da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Câmara Municipal, vereador Vitor Porto, fez um balanço dos principais encaminhamentos deliberados pela Comissão durante a Audiência:

* Envio de requerimento ao secretário de Finanças e Orçamento da Prefeitura, Reginaldo Andrade, solicitando um demonstrativo das contas públicas, a fim de verificar a viabilidade para arcar com o pagamento do piso da enfermagem já aprovado, independentemente da verba da União;

* Envio de requerimento à Secretária de Administração, Ana Paula Vasconcelos, solicitando a estruturação do Plano de Carreira para enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras;

* Envio de requerimento ao Executivo Municipal, solicitando o encaminhamento de projetos de lei instituindo o piso da enfermagem e o plano de carreira dos profissionais; bem como solicitando ações práticas para melhorar as condições de trabalho dos profissionais da área de saúde de Patos de Minas;

* Envio de requerimento à Secretária de Saúde, Ana Carolina Magalhães, solicitando explicações acerca das inscrições desses profissionais no Cadastro Nacional de Estabelecimento de SaúdeCNES; das possíveis formas de pagamento do piso da enfermagem no Município; da viabilidade de pagamento do piso dos técnicos do PSF para auxiliares; e de questões jurídicas que envolvem o assunto.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa